serviço educacional e social 2020
Serviço Educacional Para Crianças E Suas Famílias
- Infantil Diadema
- Infantil São Bernardo S1
- Infantil São Bernardo S2
- Infantil São Bernardo S3
SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS -INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL / Unidades - D-I, D-II, D-III, DIV / Diadema
Atividades Desenvolvidas
Segmento: Educação Básica/ Creche
Endereços:
Instituto Jêsue Educação Infantil DI - Rua Salgado de Castro nº 58, Bairro Centro – Diadema/São Paulo - CEP 09921-030.
Instituto Jêsue Educação Infantil DII - Rua Renato Barbosa, nº 207/213 Vila Conceição - Diadema/São Paulo CEP 09911-410.
Instituto Jêsue Educação Infantil DIII - Rua Independência, nº 98, Parque Sete de Setembro, Diadema/São Paulo CEP 09910150.
Instituto Jêsue Educação Infantil DIV - Rua Idealópolis nº 295, Piraporinha – Diadema/São Paulo CEP 09950-550.
Descrição: O Instituto Jêsue em suas unidades de educação infantil no município de Diadema/SP atendeu a 573 crianças de 0 a 03 anos de idade, de 2ª a 6ª feira, em período integral das 8h00 às 16h00. Iniciou o trabalho letivo com o processo de adaptação, uma das fases mais importantes do ano, sendo assim acolhemos as crianças e suas famílias com muito carinho e atenção, tendo como objetivo adaptá-los ao ambiente escolar, processo este que necessitou de dedicação, carinho, criatividade e a persistência de todos os envolvidos. As atividades tinham como foco principal a integração social da comunidade escolar, utilizamos das rodas de música, roda de história, passeio pela unidade escolar idas ao parque, entre outras atividades. Tendo em vista o processo de desenvolvimento de cada indivíduo e tendo consciência de que cada um tem o seu tempo de adaptação, tomamos o cuidado de atender as necessidades individuais de cada criança, garantindo a equidade, o respeito às diferenças e a qualidade do atendimento.
Em 2020, devido a pandemia do COVID-19, a Prefeitura de Diadema, por meio do decreto nº 7705, instituiu que todas as unidades escolares fossem fechadas, zelando assim pela saúde das crianças, familiares, professores e funcionários, tendo como objetivo principal preservar o máximo possível pela saúde de todos, sendo assim interrompemos as aulas presencias em março e iniciamos o trabalho com atividades pedagógicas remotas, as quais objetivaram a manutenção e fortalecimento dos vínculos afetivos estabelecidos nos meses iniciais.
Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento integral da criança, respeitando a diversidade cultural, social e a sua individualidade, propiciando aprendizagens, brincadeiras e cuidados que propiciam o desenvolvimento de suas capacidades afetivas, cognitivas e motoras nas diferentes faixas etárias do Ensino Infantil, garantindo o direito ao acesso à educação, cultura, esporte e lazer.
Público alvo: 573 Crianças de 0 a 03 anos
Capacidade de atendimento:
108 crianças - Instituto Jêsue Educação Infantil DI;
120 atendidos - Instituto Jêsue Educação Infantil DII;
115 atendidos - Instituto Jêsue Educação Infantil DIII;
230 atendidos - Instituto Jêsue Educação Infantil DIV;
Período de realização presencial: De Janeiro a Março de 2020.
Período de realização remota: De Março a Dezembro de 2020.
Resultados Obtidos:
- Ações pedagógicas ofertadas para as professoras, utilizando diversos recursos tecnológicos;
- Vídeos pedagógicos, lúdicos e interativos, encaminhados para as famílias com atividades planejadas para interação da criança;
- Realização de lives interativas com as famílias;
- Retorno positivo das famílias em relação aos vídeos e lives interativas;
- Alimentação ofertada pela entrega de Kits de alimentos fornecido às famílias;
- Continuidade da parceria com a SE – Diadema;
- Realização de três eventos (On-Line) anuais com participação das famílias e comunidade;
- Investimentos institucionais na melhoria e adequação dos espaços com manutenção, pintura e reforma;
- Aquisição e Ampliação dos acervos de brinquedos, materiais pedagógicos e livros;
- Os eventos e atividades teleremota, realizados pela instituição/creche proporcionaram a participação da família, bem como o acesso à cultura e a tecnologia;
Recursos Humanos: Equipe Técnica | ||||
Quant. | Cargo/Função | Formação | Vínculo Empregatício | Carga Horária |
25 | Estagiários | Cursando Pedagogia | Estagiário | 30 |
30 | Professores | Pedagogia | CLT | 40 |
06 | Auxiliares de sala | Pedagogia | CLT | 40 |
05 | Cozinheira | Ensino Fundamental | CLT | 40 |
05 | Auxiliar de Cozinha | Ensino Médio | CLT | 40 |
05 | Auxiliar de limpeza | Ensino Médio | CLT | 40 |
04 | Coordenador Pedagógico | Pedagogia | CLT | 40 |
01 | Diretor de Creche | Pedagogia com Pós-Graduação | CLT | 40 |
01 | Diretor Pedagógico | Pedagogia com Pós-Graduação | CLT | 20 |
Investimento do CEBAS
Aplicação: Em 2020, foi aplicado o valor de R$ 359.571,79 (Cota Patronal)
Identificação: SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS -INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL - Unidade S-I / SBC
Atividades Desenvolvidas
Segmento: Educação Básica/ Creche
Endereço do local da realização: Rua Camargo nº 184,188 Pauliceia, São Bernardo do Campo / SP - CEP 09682-100
Descrição:
O Instituto Jêsue de Educação Infantil SI atendeu crianças nascidas no ano de 2017 e 2018, na faixa etária das turmas de infantil I e Infantil II, de segunda-feira a sexta-feira, em período integral no horário das 7h30 ás 16h30, presencialmente no período de janeiro a março e remotamente de abril a dezembro de 2020, adequando-se a Resolução SE/SBC nº 8/2020, a qual dispôs sobre a suspensão das aulas presenciais em todas as Escolas Municipais de Educação Básica do município de São Bernardo do Campo, bem como nas unidades das Entidades Parceiras a partir de 20 de março de 2020 e enquanto perdurasse o risco da pandemia.
Neste período atípico fez-se necessário a manutenção do nosso atendimento com maior estreitamento de vínculos em ações remotas com as famílias e interação remota lúdica com as crianças, comunicação pelo WhatsApp Business, reuniões e lives pelo google meet, atendendo 100 crianças/100 famílias em parceria com a Secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo.
A Proposta Pedagógica que permeou o trabalho letivo de 2020 foi pautada na Base Nacional Comum Curricular com a finalidade de contribuir com o percurso de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, garantindo o direito de aprendizagem e a singularidade de cada um, proporcionando o processo de construção da identidade, da autonomia, da cooperação e da cidadania. O Instituto Jêsue Educação Infantil SI valorizou a aprendizagem da criança por meio de experiências e vivências lúdicas e interativas com livros, brinquedos, objetos diversos e materiais não estruturados estimulando-as para a liberdade de se expressar, descobrir, criar, experimentar, construir, pensar e repensar viabilizando o protagonismo infantil.
As reuniões de formação continuada com a equipe docente foram planejadas e pautadas em estudos da Base Nacional Comum Curricular: Direitos de Aprendizagem e os Campos de Experiência; Protocolos Sanitários; participação de webinares, lives e cursos realizados na plataforma AVAMEC em parceria com a Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo. Estes encontros foram significativos para a equipe devido a discussão e aquisição de novos conhecimentos, com a ampliação de novas perspectivas que viabilizaram reflexões, análises, debates para um maior protagonismo educacional.
Objetivo: Promover o desenvolvimento educacional e social infantil por meio de projetos e programas articulados, visando o acesso, a permanência, a aprendizagem e desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.
Público alvo: Crianças de 1 a 3 anos
Período de realização: 12 meses – janeiro a dezembro de 2020
Resultados Obtidos:
- Atendimento em período integral para crianças de 1 a 3 anos;
- Garantia de uma alimentação saudável sendo ofertado 4 refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar no período presencial;
- Acolhimento diário das famílias, encaminhamentos, escuta, mediação e orientação quando necessário;
- Desenvolvimento de ações lúdicas, significativas e de experiências que garantiram os direitos de aprendizagens e o desenvolvimento infantil dos alunos;
- Participação familiar em atividades como: reuniões de pais, lives e eventos remotos promovidos pelo Instituto Jêsue, fortalecendo assim o vínculo entre a família e a escola;
- Investimentos institucionais na melhoria e adequação dos espaços com manutenção, pintura e reforma;
- Aquisição e Ampliação dos acervos de brinquedos, materiais pedagógicos materiais maker e livros.
Nº Total de beneficiários atendidos: 100 crianças e 100 famílias.
Quantidade | Cargo/ Função | Formação | Vínculo Empregatício | Carga Horária |
1 | Diretora Escolar | Pedagogia / Mestranda em Educação Currículo | CLT | 40h |
1 | Coordenadora de Creche | Pedagogia/ Gestão Educacional | CLT | 40h |
6 | Professora | Pedagogia | CLT | 40h |
5 | Auxiliar de Sala | Pedagogia | CLT | 40h |
1 | Aux. de Cozinha | Ensino Médio | CLT | 40h |
1 | Aux. de Limpeza | Ensino Médio | CLT | 40h |
1 | Cozinheira | Ensino Médio | CLT | 40h |
1 | Assistente de Departamento Pessoal | Superior Incompleto | CLT | 40h |
1 | Serviços Gerais | Fundamental | CLT | 40h |
Identificação: SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS -INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL - Unidade S-II / SBC
Atividades Desenvolvidas
Segmento: Educação Básica/ Creche
Endereço do local da realização: Rua Benedito Luís Rodrigues, 864 / São Bernardo do Campo / SP CEP 09780-420
Descrição:
O Instituto Jêsue Educação Infantil SII, localizado no Jardim Palermo em São Bernardo do Campo/SP atendeu 92 crianças de 01 a 02 anos de idade e famílias, de segunda a sexta-feira, em período integral no horário das 7h30 às 16h30, em parceria com a Secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo.
A Proposta Pedagógica do Instituto Jêsue Educação Infantil SII contemplou um trabalho educacional lúdico, significativo e diversificado às crianças, favorecendo seu desenvolvimento global, ou seja, dos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e sociais. As famílias, parte integrante deste processo, contribuíram com as aprendizagens participando efetivamente da vida escolar dos filhos.
Ao longo do ano de 2020 nossos estudos foram voltados para discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, interpretação e compreensão da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Versão Finalizada), Campos de Experiência, Direitos de Aprendizagem e Currículo na Educação Infantil. Para o próximo ano, a equipe continuará com os estudos, visando qualificar cada vez mais o trabalho sócio educacional.
Objetivo:
Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, proporcionando projetos e programas articulados visando o acesso, a permanência, a promoção da aprendizagem e desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.
Público alvo: Crianças de 1 a 2 anos
Período de realização: Janeiro a Dezembro de 2020
Resultados Obtidos:
- Atendimento em período integral para crianças de 1 a 2 anos;
- Autonomia e bons hábitos alimentares;
- Sensibilização e participação das famílias durante os projetos culturais;
- Execução do plano formativo aplicado às educadoras/equipe;
- Continuidade da parceria com a SE – São Bernardo do Campo;
- Fortalecimento dos vínculos familiares;
- Adequação dos espaços para favorecer as práticas pedagógicas;
- Realização de três eventos online com participação das famílias e comunidade;
- Acolhimento as famílias para escuta, encaminhamentos e orientação.
- Investimentos institucionais na melhoria e adequação dos espaços com manutenção, pintura e reforma;
- Aquisição e Ampliação dos acervos de brinquedos, materiais pedagógicos e livros.
Nº Total de beneficiários atendidos: 92 crianças e 92 famílias;
Quantidade | Cargo/Função | Formação | Vínculo Empregatício | Carga Horária |
1 | Diretora Escolar | Pedagogia Psicopedagogia | CLT | 40h |
1 | Coord. Pedagógica | Pedagogia | CLT | 40h |
5 | Professora | Pedagogia | CLT | 40h |
2 | Auxiliar de Sala | Cursando Pedagogia | CLT | 40h |
3 | Auxiliar de Sala | Pedagogia | CLT | 40h |
1 | Assistente Adm. | Superior | CLT | 40h |
1 | Cozinheira | Ensino Médio | CLT | 40h |
1 | Auxiliar de Cozinha | Ensino Médio | CLT | 40h |
1 | Auxiliar de Limpeza | Ensino Médio | CLT | 40h |
1 | Oficial de Escola | Ensino Médio | CLT | 40h |
1 | Serviços Gerais | Ensino Fundamental | CLT | 40h |
Identificação: SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS -INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL - Unidade S-III / SBC
Atividades Desenvolvidas
Segmento: Educação Básica/ Creche
Endereço do local da realização do Projeto: Rua Tiradentes nº398, bairro Santa Terezinha, São Bernardo do Campo / SP, CEP 09682-100.
Descrição:
O Instituto Jêsue de Educação Infantil SIII, atendeu crianças nascidas no ano de 2018, ou seja, na faixa etária da turma de Infantil I, em período integral de segunda-feira a sexta-feira, sendo 99 crianças / 98 famílias em parceria com a Secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo.
A Proposta Pedagógica foi pautada nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, adaptando-se ao novo contexto social onde consideramos a Resolução SE 8/2020, que dispôs sobre a suspensão das aulas presenciais em todas as Escolas Municipais de Educação Básica, bem como nas unidades das Entidades Parceiras, a partir de 20 de março de 2020 devido ao risco eminente da pandemia Covid-19. Considerando essa Resolução SE nossas ações sofreram alterações por conta deste contexto para atender as possibilidades e assegurar a continuidade do processo de aprendizagem das crianças. Face à suspensão das aulas presenciais, dando ênfase em um Projeto Político Pedagógico buscamos novas perspectiva, buscando preservar a identidade da escola e também propiciar interações educacionais frente ao novo contexto, sendo fidedigno ao momento de afastamento social.
Com o objetivo de contribuirmos com a formação da criança, valorizando o processo de construção da identidade, da autonomia, da humanização, da responsabilidade, da cooperação e da cidadania, respeitando as suas fases e seus direitos de aprendizagens e desenvolvimento, buscamos valorizar a aprendizagem da criança por meio da brincadeira, do lúdico e da interação com outras crianças e adultos, proporcionando experiências diversificadas por meio de instrumentos culturais como: livros, brinquedos, objetos diversos e materiais não estruturados estimulando-as para a liberdade de se expressar, criar, construir, pensar e repensar suas ações enquanto cidadãos, por meio das vivencias e experiências. Ainda com estes objetivos as ações em período de adaptação tiveram um viés de fortalecimento de vinculo, por meio de conversas, reuniões e lives.
Nossas reuniões de formação com a equipe foram planejadas e pautadas em estudos da Base Nacional Comum Curricular, Currículo na Educação Infantil e Escola da infância. Estes encontros foram significativos para a equipe devido a interação, discussão e aquisição de novos conhecimentos.
Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, proporcionando projetos e programas articulados visando o acesso, a permanência, a promoção da aprendizagem e desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.
Público alvo: Crianças de 1 a 2 anos
Período de realização: Janeiro à dezembro de 2020.
Resultados Obtidos:
- Atendimento em período integral para crianças de 1 a 2 anos;
- Acolhimento diário das famílias, encaminhamentos, escuta e orientação quando necessário;
- Desenvolvimento de ações que garantiram os direitos de aprendizagens e o desenvolvimento infantil dos alunos;
- De acordo com os cardápios no período presencial, foram ofertadas diariamente quatro refeições, entre elas, colação, almoço, lanche e jantar;
- Ações de incentivo a alimentação saudável;
- Participação familiar em atividades como: reuniões de pais e eventos culturais online promovidos pelo Instituto Jêsue, fortalecendo assim o vínculo entre a família e a escola;
- Investimentos institucionais na melhoria e adequação dos espaços com manutenção, pintura e reforma;
- Aquisição e Ampliação dos acervos de brinquedos, materiais pedagógicos materiais maker e livros.
Nº Total de beneficiários atendidos: 99 crianças e 98 famílias;
Quantidade | Cargo/Função | Formação | Vínculo Empregatício | Carga Horária |
6 | Auxiliar de Sala | Ensino Superior | CLT | 40h |
1 | Aux. Cozinha | Ensino Médio | CLT | 40h |
6 | Professora | Ensino Superior | CLT | 40h |
1 | Auxiliar de limpeza | Ensino Superior | CLT | 40h |
1 | Diretora de Creche | Ensino Superior e Pós-Graduada | CLT | 40h |
1 | Oficial de escola | Ensino Superior | CLT | 40h |
1 | Coordenadora Pedagógica | Ensino Superior e Pós-Graduada | CLT | 40h |
1 | Auxiliar Administrativo | Superior completo | CLT | 40h |
1 | Serviços gerais | Fundamental | CLT | 40h |
Investimento do CEBAS
Aplicação: Em 2020, foi aplicado o valor de R$ 388.564,90 (Cota Patronal)