serviço educacional e social 2019
- Infantil Diadema
- Infantil São Bernardo S1
- Infantil São Bernardo S2
- Infantil São Bernardo S3
SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS -INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL / Unidades - D-I, D-II, D-III, DIV / Diadema
Atividades Desenvolvidas
Tipo de Proteção: Educação Básica/ Creche
Segmento: Crianças
Endereços:
Rua Independência, Nº 98, Bairro Parque Sete de Setembro, Diadema, São Paulo.
Rua Idealópolis, 295 - Piraporinha– Diadema – São Paulo CEP 09950-550
Rua Salgado de Castro, 58 – Mulford – Diadema – São Paulo SP CEP 09921-030.
Rua Renato Barbosa, nº 213 Vila Conceição - Diadema – São Paulo CEP 09911-410.
Descrição: O Instituto Jêsue em suas unidades de educação infantil atendeu 573 crianças de 00 a 03 anos de idade, em período integral Atendimentos de 2ª a 6ª feira, das 8h00min as 16h00min, em período integral. Seguimos como referência a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação Infantil. A proposta pedagógica foi desenvolvida de acordo com os Campos de Experiência, O eu, o outro e o nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, Escuta, fala, pensamento e imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, que garantiu as aprendizagens por meio das interações e brincadeiras vivenciadas pelas crianças que se desenvolveram nos aspectos sociais, afetivos, cognitivos e físicos.
Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, com projetos e programas articulados, visando o acesso, a permanência, a promoção do desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.
Público alvo: 573 Crianças de 00 a 03 anos
Capacidade de atendimento: Capacidade de acordo com cada Unidade
D -I: 108 atendidos - Vila Mulford
D –II: 120 atendidos - Vila Conceição.
D – III: 115 atendidos - Vila Independência
D – IV: 230 atendidos - Vila Naval.
Período de realização: De Janeiro a Dezembro de 2019.
Resultados Obtidos:
- Ao longo deste ano letivo, foram contemplados os Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular, garantindo os direitos de aprendizagens, assegurando o desenvolvimento pleno das crianças que participaram efetivamente das propostas pedagógicas;
- Atendemos diariamente, em período integral crianças de 0 a 3 anos;
- Garantimos uma alimentação saudável, oferecendo quatro refeições diárias entre dejejum, almoço, lanche da tarde e jantar;
- Desenvolvemos vínculo afetivo com a comunidade que acolheu carinhosamente esta unidade escolar;
- Incentivamos a convivência entre as crianças a fim de construir uma relação de respeito as diferenças sociais, culturais e inclusivas;
- Parcerias com UBS dos bairros próximos a unidades para o Programa Saúde na Escola com ações: de saúde bucal e acompanhamento do peso e altura das crianças.
- As famílias atendidas pelo Instituto Jêsue participaram ativamente das organizações, ações e eventos culturais promovidos pela instituição;
- Para uma melhor organização foram realizadas algumas adequações no espaço, atendendo as necessidades de aprendizagens das crianças;
- A instituição investiu na melhoria e adequação dos espaços com manutenção e /ou ampliação dos espaços
- Realização de dois passeios: Ginásio Poliesportivo e parque Raphael Lazzuri;
- Participação das famílias nas atividades enviadas para casa e nas sextas-feiras temáticas;
- Realização uma peça teatral;
- Realização de pequenas peças teatrais adaptadas pelas professoras para todas as crianças.
- Atendimento aos familiares com flexibilidade de horário.
Nº Total de beneficiários atendidos: 573 crianças e 573 famílias;
Atividade Extra:
- Projeto maleta literária com empréstimos de livros e outros projetos de dissimenação da arte para os pequenos.
- Mostra Cultural
- Projeto nossas diferenças nos completam
- Projeto receitas de Felicidades
Justificativa das atividades não realizadas: No decorrer deste ano letivo contemplamos todas as ações planejadas.
A. Encaminhamento para a Rede | |
02 | UBS – Nova Conquista |
03 | CAIS – Centro de Atenção a Inclusão Social |
09 | CRAS |
B. Recursos Humanos: Equipe Técnica do Projeto | ||||
Quantidade | Cargo/Função | Formação | Vínculo Empregatício | Carga Horária |
25 | Estagiários | Cursando Pedagogia | Estagiário | 30 |
30 | Professores | Pedagogia | CLT | 40 |
06 | Auxiliares de sala | Pedagogia | CLT | 40 |
05 | Cozinheira | Ensino Fundamental | CLT | 40 |
05 | Auxiliar de Cozinha | Ensino Médio | CLT | 40 |
05 | Auxiliar de limpeza | Ensino Médio | CLT | 40 |
04 | Coordenador Pedagógico | Pedagogia | CLT | 40 |
01 | Diretor de Creche | Pedagogia com Pós-Graduação | CLT | 40 |
C. Infraestrutura – Recursos Materiais - Unidade D- II | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
06 | Salas de aula |
01 | Sala de leitura |
01 | Sala Multifuncional |
01 | Cozinha |
01 | Refeitório |
01 | Sala de coordenação |
01 | Parques |
05 | Banheiros |
Quantidade | Descrição – Material Permanente |
80 | Colchonetes |
01 | Freezer |
02 | Geladeira |
01 | Fogão industrial |
06 | Mesas de refeitórios |
12 | Bancos de refeitórios |
02 | Armários arquivos |
01 | Computadores |
04 | Armário na sala de coordenação |
D. Infraestrutura – Recursos Materiais - Unidade D-I | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
06 | Salas de aula |
0 | Sala de leitura |
02 | Sala Multifuncional |
01 | Cozinha |
01 | Refeitório |
01 | Sala de coordenação |
02 | Parques |
04 | Banheiros |
Quantidade | Descrição – Material Permanente |
87 | Colchonetes |
70 | Cobertores |
24 | Lençóis |
01 | Freezer |
01 | Geladeira |
01 | Fogão industrial |
04 | Mesas de refeitórios |
08 | Bancos de refeitórios |
02 | Armários arquivos |
01 | Computadores |
02 | Armário na sala de coordenação |
E. Infraestrutura – Recursos Materiais - Unidade D – IV | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
12 | Salas de atividades |
01 | Sala de atendimento social |
01 | Recepção |
12 | Sala de direção |
02 | Sala de coordenação |
02 | Cozinha |
06 | Banheiros para atendidos |
02 | Banheiro para profissional |
01 | Parque |
01 | Solário |
02 | Refeitórios |
01 | Fraldário |
Quantidade | Descrição – Material Permanente |
224 | Colchonetes |
02 | Freezer |
02 | Fogão industrial |
08 | Mesas de refeitórios |
16 | Bancos de refeitórios |
08 | Armários arquivos |
01 | Computadores |
02 | Armários para papelaria |
12 | Conjunto professor (mesa e cadeira giratória) |
02 | Armário Diretor |
20 | Cadeirões |
10 | Berços |
F. Infraestrutura – Recursos Materiais – Unidade D – III | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
06 | Salas de aula |
01 | Sala de leitura |
01 | Sala Multifuncional |
01 | Cozinha |
01 | Refeitório |
01 | Sala de coordenação |
01 | Parques |
06 | Banheiros |
06 | Salas de aula |
Quantidade | Descrição – Material Permanente |
115 | Colchonetes |
01 | Freezer |
01 | Geladeira |
01 | Fogão industrial |
03 | Mesas de refeitórios |
06 | Bancos de refeitórios |
02 | Armários arquivos |
01 | Computador |
01 | Armário Diretor |
G. Capacitação da Equipe | |||
Frequência | Tipo | Tema | Quantidade e Função/Quem participou |
01
| Encontro de Formação | Durante este ano a equipe de gestão, proporcionou aos docentes 10 encontros de formação com temas: BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Eixos da BNCC para o trabalho na Educação Infantil e O espaço reorganizado para promoção de experiências com as diferentes linguagens.
| 10 encontros / ano 01 Diretor Pedagógico 04 Coordenadoras 30 Educadores 27 Estagiários 06 Auxiliar de sala |
01 | Reunião Institucional | Para garantir um ótimo trabalho e desenvolvimento da Instituição, se fez necessário reunir a equipe de gestão para discussões sobre o desempenho e organizações dos profissionais. | 04 reuniões / ano 01 Direção Geral 01 Direção Técnica 04 Coordenadoras |
01 | Curso | O CAIS proporcionou as educadoras um encontro de Formação para as coordenadoras e educadoras com inclusão, tendo como conteúdo, Crescimento e Desenvolvimento da Criança, Desenvolvimento da Linguagem de 0 a 6 anos, Papel da Creche, Rotina, Importância do brincar e dos Brinquedos e a A Importância do Brincar e Trocas | 01 encontros/ ano 05 educadoras 01 Coordenadora |
01 | Curso Externo | A Secretaria de Educação proporcionou a equipe de gestão formações sobre a Base Nacional Comum Curricular, Currículo, estratégias didáticas, Eleição para membro do conselho de alimentação escolar, PNAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar), Portal da Educação/Compatibilização/Geolocalização, Parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria da Saúde, PNLD/PNLD literário. | 02 encontros / ano 01 Diretores de Creche 04 Coordenadoras |
02 | Reuniões em Conselhos Municipais | A instituição teve representatividade em Conselhos Municipais, atuando efetivamente na promoção de políticas públicas: CMDCA (Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente); CONSEAD (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema). | 28 reuniões / ano 01 Diretora de Creche
|
01 | Palestras | A Secretaria Municipal de Educação proporcionou aos profissionais palestras: - sbre Autismo e Inclusão no Quarteirão da saúde.
| 02 Palestras / ano 30 Educadores
|
01 | Treinamento | Orientações sobre Práticas de Alimentação Saudável / Aproveitamento integral de alimentos | 02 Encontros / ano 05 Cozinheira 04 Auxiliar de Cozinha |
Investimento do CEBAS
Aplicação: Em 2019, foi aplicado o valor de R$ 580.459,03 (Cota Patronal)
Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, o aumento do número de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.
Identificação: SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS -INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL - Unidade S-I / SBC
Atividades Desenvolvidas
Tipo de Proteção: Básica
Segmento: Criança
Endereço do local da realização do Projeto: Rua Camargo nº 184/188 Pauliceia / São Bernardo do Campo / SP CEP 09682-100
Descrição:
O Instituto Jêsue de Educação Infantil SI, localizado no bairro Paulicéia atendeu 100 crianças de 01 a 03 anos de idade, em período integral, por meio de parceria com a Secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo.
O Projeto Político Pedagógico do Instituto Jêsue Educação Infantil SI contemplou atividades, vivências e experiencias lúdicas, promovendo o desenvolvimento e aprendizagem nos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e sociais. As famílias, parte integrante deste processo, contribuíram com o trabalho escolar participando de reuniões, atividades, passeios e comemorações.
A formação continua em serviço teve as discussões pautadas em estudos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e na BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. No próximo ano letivo a equipe de profissionais continuará com estudos, visando manter e ampliar a qualidade do trabalho sócio educacional.
Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, proporcionando projetos e programas articulados visando o acesso, a permanência, a promoção da aprendizagem e desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.
Público alvo: Crianças de 1 a 3 anos
Período de realização: 12 meses – Janeiro a Dezembro de 2019
Resultados Obtidos:
- Atendimento de segunda a sexta-feira, em período integral, para crianças de 1 a 3 anos;
- Nutrição saudável e investimento na formação de bons hábitos alimentares;
- Mobilização e sensibilização dos integrantes das famílias ressignificando sua participação no processo educativo dos filhos, envolvendo-os em encontros, adequando os horários para sua efetiva participação;
- Execução do plano formativo aplicado às educadoras/equipe e gestão;
- Continuidade da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo;
- Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
- Realização de três eventos anuais com participação das famílias e comunidade;
- Participação familiar em atividades de 2 sábado letivos;
- Realização de dois passeios sendo um para o Parque Estoril e outro para parque Raphael Lazzuri;
- Acolhimento das famílias para escuta, encaminhamentos e orientações.
- Investimentos institucionais na melhoria e adequação dos espaços com manutenção, pintura e reforma;
- Aquisição e Ampliação dos acervos de brinquedos, materiais pedagógicos e livros.
Nº Total de beneficiários atendidos: 100 crianças e 99 famílias;
Justificativa das atividades não realizadas: Todas as atividades planejadas foram realizadas.
a. Encaminhamento para a Rede | |
3 | UPA Pauliceia |
9 | UPA Pauliceia - Para tratamento odontológico. |
1 | UBS Pauliceia |
c. Infraestrutura – Recursos Materiais | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
05 | Salas de atividades |
01 | Sala de atendimento/ Coordenação |
01 | Refeitório |
01 | Cozinha |
01 | Fraldário |
06 | Banheiro de uso da Criança |
01 | Banheiro de uso do profissional da cozinha |
02 | Banheiro de uso masculino para profissionais |
01 | Banheiro de uso feminino para profissionais |
01 | Sala Lúdica multiuso |
01 | Parque Coberto |
Quantidade | Descrição – Material Permanente |
01 | Bebedouro portátil para água |
01 | Refrigerador – 4 portas |
01 | Freezer |
01 | Liquidificador |
01 | Fogão Industrial de 6 bocas |
01 | Mesas retangulares grandes |
06 | Cadeiras |
01 | Batedeiras de bolos |
01 | Espremedor de frutas Industrial |
9 | Ventilador de parede |
01 | Ventilador de teto |
01 | Lixeira de pedal |
01 | Dispensa para panelas |
02 | Armários Balcão para louças e utensílios |
06 | Mesas de fórmica e 10 bancos |
01 | Rechaud |
04 | Lixeiras para coleta seletiva com pedal |
01 | Lixeira para lixo orgânico |
01 | Televisor 42” a Cores |
05 | Computadores |
01 | Aparelho de DVD |
03 | Cadeiras giratórias |
03 | Arquivos com 4 gavetas |
04 | Mesas para computadores |
100 | Mini caminhas |
Capacitação da Equipe | |||
Frequência | Tipo | Tema | Quantidade e Função/Quem participou |
1 / mês | Reunião de Formação | Plano de formação continuada Tema: “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Currículo garantindo os direitos de aprendizagem”. | 10 reuniões / ano 14 profissionais: 01 Diretora Escolar 01 Coordenadora Pedagógica 05 Professoras 05 Auxiliares |
1 / mês | Reunião Geral Instituto Jêsue | Apresentação da filosofia e princípios de trabalho do Instituto Jêsue, Integração de equipes e Informativos gerais. | 03 reuniões / ano 16 profissionais: 01 Diretora Escolar 01 Coordenadora Pedagógica 05 Professoras 05 Auxiliares 03 Profissionais de Apoio |
1 / mês | Reunião Geral com a e Secretaria Municipal de Educação | Encontro Formativo com a Secretaria de Educação de São Bernardo. | 01 encontro / ano 16 profissionais: 01 Diretora Escolar 01 Coordenadora Pedagógica 05 Professoras 05 Auxiliares 03 Profissionais de Apoio |
1 / mês | H.P. (Hora Pedagógica) | Encontros para estudo, discussão e elaboração de propostas: PPP - planejamento – avaliação – atividades culturais – organização do espaço escolar. | 06 encontros / ano 12 profissionais: 01 Diretora Escolar 01 Coordenadora Pedagógica 05 Professoras 05 Auxiliares |
1 / mês | Encontros de Gestores com a Secretaria Municipal de Educação | Encontros pautados em discussões sobre o currículo para educação Infantil, organização dos espaços da creche, procedimentos e estratégias para garantir os direitos de aprendizagem, campos de experiências. | 7 encontros / ano 02 profissionais: 01 Diretora Escolar 01 Coordenadora Pedagógica |
Identificação: SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS -INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL - Unidade S-II / SBC
Atividades Desenvolvidas
Tipo de Proteção: Básica
Segmento: Criança
Endereço do local da realização do Projeto: Rua Benedito Luís Rodrigues, 864 / São Bernardo do Campo / SP CEP 09780-420
Descrição:
O Instituto Jêsue Educação Infantil SII, localizado no Jardim Palermo atendeu 100 crianças de 01 a 03 anos de idade e famílias, em período integral, por meio de parceria com a Secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo.
O Projeto Político Pedagógico do Instituto Jêsue Educação Infantil SII contemplou um trabalho educacional lúdico, significativo e diversificado às crianças, favorecendo seu desenvolvimento e aprendizagem nos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e sociais. As famílias, parte integrante deste processo, contribuíram com o trabalho escolar participando de reuniões, eventos e atividades diversas.
Neste ano nossos estudos de formação continua em serviço foram pautados em discussões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Para o próximo ano, a equipe continuará com estudos, visando qualificar e implementar o trabalho sócio educacional.
Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, proporcionando projetos e programas articulados visando o acesso, a permanência, a promoção da aprendizagem e desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.
Público alvo: Crianças de 1 a 3 anos
Período de realização: Fevereiro a Dezembro de 2019
Resultados Obtidos:
- Atendimento em período integral para crianças de 1 a 3 anos;
- Autonomia e formação de bons hábitos alimentares;
- Sensibilização e participação das famílias durante os projetos culturais;
- Execução do plano formativo aplicado às educadoras e a equipe;
- Continuidade da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo;
- Fortalecimento dos vínculos familiares;
- Adequação dos espaços para favorecer as práticas pedagógicas;
- Realização de três eventos anuais com participação das famílias e comunidade;
- Participação familiar em atividades de 2 sábado letivos;
- Realização de um passeio cultural para o Parque Estoril e Parque Raphael Lazzuri;
- Acolhimento das famílias para escuta, encaminhamentos e orientação.
- Investimentos institucionais na melhoria e adequação dos espaços com manutenção, pintura e reforma;
- Aquisição e Ampliação dos acervos de brinquedos, materiais pedagógicos e livros.
Nº Total de beneficiários atendidos: 100 crianças e 100 famílias;
Atividades Extras: Passeio ao Parque Estoril
Passeio ao Ginásio Poliesportivo
Passeio ao Parque Raphael Lazzuri
Justificativa das atividades não realizadas: Realização todas as atividades conforme o Plano de Trabalho 2019.
a. Encaminhamento para a Rede | |
Não houve | UPA – Vila São Pedro |
Não houve | UBS – Vila São Pedro |
01 | Cadeiras giratórias |
Capacitação da Equipe
| |||
Frequência | Tipo | Tema | Quantidade e Função/Quem participou |
1 / mês | Reunião de Formação | Plano de formação continuada Tema: “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Currículo garantindo os direitos de aprendizagem”. | 09 reuniões / ano 14 profissionais: 01 Diretora Escolar 01 Coordenadora Pedagógica 05 Professoras 05 Auxiliares |
1 / mês | Reunião Geral Instituto Jêsue | Apresentação da filosofia e princípios de trabalho do Instituto Jêsue, Integração de equipes e Informativos gerais. | 03 reuniões / ano 16 profissionais: 01 Diretora Escolar 01 Coordenadora Pedagógica 05 Professoras 05 Auxiliares 03 Profissionais de Apoio |
1 / mês | Reunião Geral com a e Secretaria Municipal de Educação | Encontro Formativo com a Secretaria de Educação de São Bernardo.
| 01 encontro / ano 16 profissionais: 01 Diretora Escolar 01 Coordenadora Pedagógica 05 Professoras 05 Auxiliares 03 Profissionais de Apoio |
1 / mês | H.P. (Hora Pedagógica) | Encontros para estudo, discussão e elaboração de propostas: PPP - planejamento – avaliação – atividades culturais – organização do espaço escolar. | 06 encontros / ano 12 profissionais: 01 Diretora Escolar 01 Coordenadora Pedagógica 05 Professoras 05 Auxiliares |
1 / mês | Encontros de Gestores com a Secretaria Municipal de Educação | Encontros pautados em discussões sobre o currículo para educação Infantil, organização dos espaços da creche, procedimentos e estratégias para garantir os direitos de aprendizagem, campos de experiências. | 7 encontros / ano 02 profissionais: 01 Diretora Escolar 01 Coordenadora Pedagógica
|
Identificação: SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS -INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL - Unidade S-III / SBC
Atividades Desenvolvidas
Tipo de Proteção: Básica
Segmento: Criança
Endereço do local da realização do Projeto: Rua Tiradentes, 398 / Santa Terezinha / São Bernardo do Campo / SP CEP 09682-100
Descrição:
O Instituto Jêsue de Educação Infantil SIII, atendeu 100 crianças nascidas nos anos de 2017 e 2018, ou seja, da faixa etária da turma de Infantil I, em período integral de segunda-feira a sexta-feira, em parceria com a Secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo e com recursos próprios. A unidade escolar foi inaugurada no mês de março deste ano seguindo os princípios Institucionais e da Secretaria Municipal de Educação.
O Projeto Político Pedagógico foi pautado na Base Nacional Comum Curricular com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, valorizando o processo de construção da identidade, da autonomia, da humanização, da responsabilidade, da cooperação e da cidadania, respeitando as suas fases e seus direitos crescimento. A atividades para aprendizagem das crianças pautaram-se em brincadeiras, na interação, comunicação e autonomia, proporcionadas por meio de experiências diversificadas: instrumentos musicais, livros, brinquedos, objetos diversos, materiais didáticos estruturados e não estruturados, estimulando-as a se expressarem, criarem, construírem, pensar e repensar suas ações enquanto cidadãos.
Nossas reuniões de formação contínua com a equipe, foram planejadas e embasadas em estudos da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil. Encontros que foram significativos para toda a equipe devido análise e reflexão da prática, discussões, aquisição de novos conhecimentos.
Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, proporcionando projetos e programas articulados visando o acesso, a permanência, a promoção da aprendizagem e desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.
Público alvo: Crianças de 1 a 2 anos
Período de realização: 10 meses – março a dezembro de 2019
Resultados Obtidos:
- Atendimento em período integral para crianças de 1 a 2 anos;
- Acolhimento diário das famílias, encaminhamentos, escuta e orientação quando necessário;
- Desenvolvimento de ações que garantiram os direitos de aprendizagens e o desenvolvimento infantil dos alunos;
- De acordo com os cardápios mensais, foram ofertadas diariamente quatro refeições, entre elas, colação, almoço, lanche e jantar;
- Foram planejadas ações a fim de estimular a alimentação saldável dos alunos;
- Participação familiar em atividades como, sábados letivos, reuniões de pais e eventos culturais promovidos pelo Instituto Jêsue, fortalecendo assim o vínculo entre a família e a escola;
- Realização de dois passeios recreativos e culturais: Parque Estoril e Parque Raphael Lazzuri;
- Investimentos institucionais na melhoria e adequação dos espaços com manutenção, pintura e reforma;
- Aquisição e Ampliação dos acervos de brinquedos, materiais pedagógicos materiais maker e livros.
Nº Total de beneficiários atendidos: 100 crianças e 96 famílias;
Justificativa das atividades não realizadas: Todas as atividades foram realizadas conforme o Plano de Trabalho 2019.
a. Encaminhamento para a Rede | |
| Não houve |
Capacitação da Equipe
| |||
Frequência | Tipo | Tema | Quantidade e Função/Quem participou |
1 / mês | Reunião de Formação | Plano de formação continuada Tema: Organização do Currículo garantindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. | 09 reuniões / ano 16 profissionais: 01 Diretora de Creche 01 Coordenadora Pedagógica 06 Professoras 06 Auxiliares 01 cozinheira 01 auxiliar de cozinha 01 auxiliar de limpeza |
4 / ano | Reunião Geral Institucional | Integração com as Unidades para troca de experiências e Informativos. | 04 reuniões / ano 16 profissionais: 01 Diretora de Creche 06 Professoras 06 Auxiliares 01 cozinheira 01 auxiliar de cozinha 01 auxiliar de limpeza |
1/ mês | H.P. (Hora Pedagógica) | Nos reunimos com o objetivo de alinharmos e organizarmos os trabalhos os trabalhos pedagógicos desta unidade escolar. | 04 encontros / ano 14 profissionais: 01 Diretora de Creche 01 Coordenadora de Creche 06 Professoras 06 Auxiliares |
1 / mês | Encontros de Gestores com a Secretaria Municipal de Educação | Encontros pautados em discussões sobre o currículo para educação Infantil, organização dos espaços da creche, procedimentos e estratégias para garantir os direitos de aprendizagem, campos de experiências. | 7 encontros / ano 02 profissionais: 01 Diretora de Creche 01 Coordenadora Pedagógica
|
1 / mês |
Capacitação SE | · Educação Maker; · Alimentação Escolar; · Prática Docente: a abordagem de Régio Emília e o trabalho com projetos, portfolios e redes formativas; · O Espaço Escolar – Olhares e Práticas; · Palestra: Dia Mundial do Meio Ambiente; · Educação Sanitária – Água e Saúde/Instituto Melhores Dias; · Fluxo de Encaminhamentos das Situações de Suspeita de Abuso Sexual Envolvendo os Alunos; · Treinamento para uso da Plataforma de alimentação escolar; · Semana da educação; · O sentido de educar e cuidar desde muito cedo; · Noções Básicas primeiros socorros. |
11 Encontros / ano 02 profissionais: 01 Coordenadora Pedagógica 01 Diretora de Creche
|
Investimento do CEBAS
Aplicação: Em 2019, foi aplicado o valor de R$ 495.605,99(Cota Patronal)
Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.