serviço educacional e social 2019
SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS – INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL
Atividades Desenvolvidas
Tipo de Proteção: Educação Básica/ Creche
Segmento: Crianças
Endereços:
Rua Independência, Nº 98, Bairro Parque Sete de Setembro, Diadema, São Paulo.
Rua Idealópolis, 295 - Piraporinha– Diadema – São Paulo CEP 09950-550
Rua Salgado de Castro, 58 – Mulford – Diadema – São Paulo SP CEP 09921-030.
Rua Renato Barbosa, nº 213 Vila Conceição - Diadema – São Paulo CEP 09911-410.
Descrição: O Instituto Jêsue em suas unidades de educação infantil atendeu 573 crianças de 00 a 03 anos de idade, em período integral Atendimentos de 2ª a 6ª feira, das 8h00min as 16h00min, em período integral. Seguimos como referência a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação Infantil. A proposta pedagógica foi desenvolvida de acordo com os Campos de Experiência, O eu, o outro e o nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, Escuta, fala, pensamento e imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, que garantiu as aprendizagens por meio das interações e brincadeiras vivenciadas pelas crianças que se desenvolveram nos aspectos sociais, afetivos, cognitivos e físicos.
Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, com projetos e programas articulados, visando o acesso, a permanência, a promoção do desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.
Público alvo: 573 Crianças de 00 a 03 anos
Capacidade de atendimento: Capacidade de acordo com cada Unidade
D -I: 108 atendidos - Vila Mulford
D –II: 120 atendidos - Vila Conceição.
D – III: 115 atendidos - Vila Independência
D – IV: 230 atendidos - Vila Naval.
Período de realização: De Janeiro a Dezembro de 2019.
Resultados Obtidos:
- Ao longo deste ano letivo, foram contemplados os Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular, garantindo os direitos de aprendizagens, assegurando o desenvolvimento pleno das crianças que participaram efetivamente das propostas pedagógicas;
- Atendemos diariamente, em período integral crianças de 0 a 3 anos;
- Garantimos uma alimentação saudável, oferecendo quatro refeições diárias entre dejejum, almoço, lanche da tarde e jantar;
- Desenvolvemos vínculo afetivo com a comunidade que acolheu carinhosamente esta unidade escolar;
- Incentivamos a convivência entre as crianças a fim de construir uma relação de respeito as diferenças sociais, culturais e inclusivas;
- Parcerias com UBS dos bairros próximos a unidades para o Programa Saúde na Escola com ações: de saúde bucal e acompanhamento do peso e altura das crianças.
- As famílias atendidas pelo Instituto Jêsue participaram ativamente das organizações, ações e eventos culturais promovidos pela instituição;
- Para uma melhor organização foram realizadas algumas adequações no espaço, atendendo as necessidades de aprendizagens das crianças;
- A instituição investiu na melhoria e adequação dos espaços com manutenção e /ou ampliação dos espaços
- Realização de dois passeios: Ginásio Poliesportivo e parque Raphael Lazzuri;
- Participação das famílias nas atividades enviadas para casa e nas sextas-feiras temáticas;
- Realização uma peça teatral;
- Realização de pequenas peças teatrais adaptadas pelas professoras para todas as crianças.
- Atendimento aos familiares com flexibilidade de horário.
Nº Total de beneficiários atendidos: 573 crianças e 573 famílias;
Atividade Extra:
- Projeto maleta literária com empréstimos de livros e outros projetos de dissimenação da arte para os pequenos.
- Mostra Cultural
- Projeto nossas diferenças nos completam
- Projeto receitas de Felicidades
Justificativa das atividades não realizadas: No decorrer deste ano letivo contemplamos todas as ações planejadas.
A. Encaminhamento para a Rede | |
02 | UBS – Nova Conquista |
03 | CAIS – Centro de Atenção a Inclusão Social |
09 | CRAS |
B. Recursos Humanos: Equipe Técnica do Projeto | ||||
Quantidade | Cargo/Função | Formação | Vínculo Empregatício | Carga Horária |
25 | Estagiários | Cursando Pedagogia | Estagiário | 30 |
30 | Professores | Pedagogia | CLT | 40 |
06 | Auxiliares de sala | Pedagogia | CLT | 40 |
05 | Cozinheira | Ensino Fundamental | CLT | 40 |
05 | Auxiliar de Cozinha | Ensino Médio | CLT | 40 |
05 | Auxiliar de limpeza | Ensino Médio | CLT | 40 |
04 | Coordenador Pedagógico | Pedagogia | CLT | 40 |
01 | Diretor de Creche | Pedagogia com Pós-Graduação | CLT | 40 |
C. Infraestrutura – Recursos Materiais - Unidade D- II | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
06 | Salas de aula |
01 | Sala de leitura |
01 | Sala Multifuncional |
01 | Cozinha |
01 | Refeitório |
01 | Sala de coordenação |
01 | Parques |
05 | Banheiros |
Quantidade | Descrição – Material Permanente |
80 | Colchonetes |
01 | Freezer |
02 | Geladeira |
01 | Fogão industrial |
06 | Mesas de refeitórios |
12 | Bancos de refeitórios |
02 | Armários arquivos |
01 | Computadores |
04 | Armário na sala de coordenação |
D. Infraestrutura – Recursos Materiais - Unidade D-I | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
06 | Salas de aula |
0 | Sala de leitura |
02 | Sala Multifuncional |
01 | Cozinha |
01 | Refeitório |
01 | Sala de coordenação |
02 | Parques |
04 | Banheiros |
Quantidade | Descrição – Material Permanente |
87 | Colchonetes |
70 | Cobertores |
24 | Lençóis |
01 | Freezer |
01 | Geladeira |
01 | Fogão industrial |
04 | Mesas de refeitórios |
08 | Bancos de refeitórios |
02 | Armários arquivos |
01 | Computadores |
02 | Armário na sala de coordenação |
E. Infraestrutura – Recursos Materiais - Unidade D – IV | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
12 | Salas de atividades |
01 | Sala de atendimento social |
01 | Recepção |
12 | Sala de direção |
02 | Sala de coordenação |
02 | Cozinha |
06 | Banheiros para atendidos |
02 | Banheiro para profissional |
01 | Parque |
01 | Solário |
02 | Refeitórios |
01 | Fraldário |
Quantidade | Descrição – Material Permanente |
224 | Colchonetes |
02 | Freezer |
02 | Fogão industrial |
08 | Mesas de refeitórios |
16 | Bancos de refeitórios |
08 | Armários arquivos |
01 | Computadores |
02 | Armários para papelaria |
12 | Conjunto professor (mesa e cadeira giratória) |
02 | Armário Diretor |
20 | Cadeirões |
10 | Berços |
F. Infraestrutura – Recursos Materiais – Unidade D – III | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
06 | Salas de aula |
01 | Sala de leitura |
01 | Sala Multifuncional |
01 | Cozinha |
01 | Refeitório |
01 | Sala de coordenação |
01 | Parques |
06 | Banheiros |
06 | Salas de aula |
Quantidade | Descrição – Material Permanente |
115 | Colchonetes |
01 | Freezer |
01 | Geladeira |
01 | Fogão industrial |
03 | Mesas de refeitórios |
06 | Bancos de refeitórios |
02 | Armários arquivos |
01 | Computador |
01 | Armário Diretor |
G. Capacitação da Equipe | |||
Frequência | Tipo | Tema | Quantidade e Função/Quem participou |
01
| Encontro de Formação | Durante este ano a equipe de gestão, proporcionou aos docentes 10 encontros de formação com temas: BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Eixos da BNCC para o trabalho na Educação Infantil e O espaço reorganizado para promoção de experiências com as diferentes linguagens.
| 10 encontros / ano 01 Diretor Pedagógico 04 Coordenadoras 30 Educadores 27 Estagiários 06 Auxiliar de sala |
01 | Reunião Institucional | Para garantir um ótimo trabalho e desenvolvimento da Instituição, se fez necessário reunir a equipe de gestão para discussões sobre o desempenho e organizações dos profissionais. | 04 reuniões / ano 01 Direção Geral 01 Direção Técnica 04 Coordenadoras |
01 | Curso | O CAIS proporcionou as educadoras um encontro de Formação para as coordenadoras e educadoras com inclusão, tendo como conteúdo, Crescimento e Desenvolvimento da Criança, Desenvolvimento da Linguagem de 0 a 6 anos, Papel da Creche, Rotina, Importância do brincar e dos Brinquedos e a A Importância do Brincar e Trocas | 01 encontros/ ano 05 educadoras 01 Coordenadora |
01 | Curso Externo | A Secretaria de Educação proporcionou a equipe de gestão formações sobre a Base Nacional Comum Curricular, Currículo, estratégias didáticas, Eleição para membro do conselho de alimentação escolar, PNAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar), Portal da Educação/Compatibilização/Geolocalização, Parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria da Saúde, PNLD/PNLD literário. | 02 encontros / ano 01 Diretores de Creche 04 Coordenadoras |
02 | Reuniões em Conselhos Municipais | A instituição teve representatividade em Conselhos Municipais, atuando efetivamente na promoção de políticas públicas: CMDCA (Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente); CONSEAD (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema). | 28 reuniões / ano 01 Diretora de Creche
|
01 | Palestras | A Secretaria Municipal de Educação proporcionou aos profissionais palestras: - sbre Autismo e Inclusão no Quarteirão da saúde.
| 02 Palestras / ano 30 Educadores
|
01 | Treinamento | Orientações sobre Práticas de Alimentação Saudável / Aproveitamento integral de alimentos | 02 Encontros / ano 05 Cozinheira 04 Auxiliar de Cozinha |
Investimento do CEBAS
Aplicação: Em 2019, foi aplicado o valor de R$ 580.459,03 (Cota Patronal)
Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, o aumento do número de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.