serviço educacional e social 2019

SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS -INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL  / Unidades -  D-I, D-II, D-III, DIV / Diadema

Atividades Desenvolvidas

 

Tipo de Proteção: Educação Básica/ Creche

Segmento: Crianças

Endereços:

Rua Independência, Nº 98, Bairro Parque Sete de Setembro, Diadema, São Paulo.

Rua Idealópolis, 295 - Piraporinha– Diadema – São Paulo CEP 09950-550

Rua Salgado de Castro, 58 – Mulford – Diadema – São Paulo  SP CEP 09921-030.

Rua Renato Barbosa, nº 213 Vila Conceição -  Diadema – São Paulo  CEP 09911-410.

 

Descrição: O Instituto Jêsue em suas unidades de educação infantil atendeu 573 crianças  de 00 a 03 anos de idade, em período integral Atendimentos de 2ª a 6ª feira, das 8h00min as 16h00min, em período integral. Seguimos como referência a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes    Nacionais Curriculares da Educação Infantil. A proposta pedagógica foi desenvolvida de acordo com os Campos de Experiência, O eu, o outro e o nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, Escuta, fala, pensamento e imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, que garantiu as aprendizagens por meio das interações e brincadeiras vivenciadas pelas crianças que se desenvolveram nos aspectos sociais, afetivos, cognitivos e físicos.

 

Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, com projetos e programas articulados, visando o acesso, a permanência, a promoção do desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.

 

Público alvo: 573 Crianças de 00 a 03 anos

 

Capacidade de atendimento: Capacidade de acordo com cada Unidade

D -I:  108 atendidos - Vila Mulford

D –II:  120 atendidos - Vila Conceição.

D – III:  115 atendidos - Vila Independência

D – IV:  230 atendidos - Vila Naval.

 

Período de realização: De Janeiro a Dezembro de 2019.

 

Resultados Obtidos:

  • Ao longo deste ano letivo, foram contemplados os Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular, garantindo os direitos de aprendizagens, assegurando o desenvolvimento pleno das crianças que participaram efetivamente das propostas pedagógicas;
  • Atendemos diariamente, em período integral crianças de 0 a 3 anos;
  • Garantimos uma alimentação saudável, oferecendo quatro refeições diárias entre dejejum, almoço, lanche da tarde e jantar;
  • Desenvolvemos vínculo afetivo com a comunidade que acolheu carinhosamente esta unidade escolar;
  • Incentivamos a convivência entre as crianças a fim de construir uma relação de respeito as diferenças sociais, culturais e inclusivas;
  • Parcerias com UBS dos bairros próximos a unidades para o Programa Saúde na Escola com ações: de saúde bucal e acompanhamento do peso e altura das crianças.
  •  
  • As famílias atendidas pelo Instituto Jêsue participaram ativamente das organizações, ações e eventos culturais promovidos pela instituição;
  • Para uma melhor organização foram realizadas algumas adequações no espaço, atendendo as necessidades de aprendizagens das crianças;
  • A instituição investiu na melhoria e adequação dos espaços com manutenção e /ou ampliação dos espaços
  • Realização de dois passeios: Ginásio Poliesportivo e parque Raphael Lazzuri;
  • Participação das famílias nas atividades enviadas para casa e nas sextas-feiras temáticas;
  • Realização uma peça teatral;
  • Realização de pequenas peças teatrais adaptadas pelas professoras para todas as crianças.
  • Atendimento aos familiares com flexibilidade de horário.

 

Nº Total de beneficiários atendidos: 573 crianças e 573 famílias;

Atividade Extra:

  • Projeto maleta literária com empréstimos de livros e outros projetos de dissimenação da arte para os pequenos.
  • Mostra Cultural
  • Projeto nossas diferenças nos completam
  • Projeto receitas de Felicidades
  •  

Justificativa das atividades não realizadas: No decorrer deste ano letivo contemplamos todas as ações planejadas.

 

 

A.    Encaminhamento para a Rede

02

UBS – Nova Conquista 

03

CAIS – Centro de Atenção a Inclusão Social

09

CRAS

 

B.     Recursos Humanos: Equipe Técnica do Projeto

Quantidade

Cargo/Função

Formação

Vínculo Empregatício

Carga Horária

25

Estagiários

Cursando Pedagogia

Estagiário

30

30

Professores

Pedagogia

CLT

40

06

Auxiliares de sala

Pedagogia

CLT

40

05

Cozinheira

Ensino Fundamental

CLT

40

05

Auxiliar de Cozinha

Ensino Médio

CLT

40

05

Auxiliar de limpeza

Ensino Médio

CLT

40

04

Coordenador Pedagógico

Pedagogia

CLT

40

01

Diretor de Creche 

Pedagogia com Pós-Graduação

CLT

40

 

C.    Infraestrutura – Recursos Materiais  - Unidade D- II

Quantidade

Descrição – Imóvel

06

Salas de aula

01

Sala de leitura

01

Sala Multifuncional

01

Cozinha

01

Refeitório

01

Sala de coordenação

01

Parques

05

 Banheiros

Quantidade

Descrição – Material Permanente

80

Colchonetes

01

Freezer

02

Geladeira

01

Fogão industrial

06

Mesas de refeitórios

12

Bancos de refeitórios

02

Armários arquivos

01

Computadores

04

Armário na sala de coordenação

 

D.    Infraestrutura – Recursos Materiais  -  Unidade D-I

Quantidade

Descrição – Imóvel

06

Salas de aula

0

Sala de leitura

02

Sala Multifuncional

01

Cozinha

01

Refeitório

01

Sala de coordenação

02

Parques

04

 Banheiros

Quantidade

Descrição – Material Permanente

87

Colchonetes

70

Cobertores

24

Lençóis

01

Freezer

01

Geladeira

01

Fogão industrial

04

Mesas de refeitórios

08

Bancos de refeitórios

02

Armários arquivos

01

Computadores

02

Armário na sala de coordenação

 

E.     Infraestrutura – Recursos Materiais  -  Unidade D – IV

Quantidade

Descrição – Imóvel

12

Salas de atividades

01

Sala de atendimento social

01

Recepção

12

Sala de direção

02

Sala de coordenação

02

Cozinha

06

Banheiros para atendidos

02

Banheiro para profissional

01

Parque

01

Solário

02

Refeitórios

01

Fraldário

Quantidade

Descrição – Material Permanente

224

Colchonetes

02

Freezer

02

Fogão industrial

08

Mesas de refeitórios

16

Bancos de refeitórios

08

Armários arquivos

01

Computadores

02

Armários para papelaria 

12

Conjunto professor (mesa e cadeira giratória)

02

Armário Diretor

20

Cadeirões

10

Berços

 

F.     Infraestrutura – Recursos Materiais – Unidade D – III

Quantidade

Descrição – Imóvel

06

Salas de aula

01

Sala de leitura

01

Sala Multifuncional

01

Cozinha

01

Refeitório

01

Sala de coordenação

01

Parques

06

 Banheiros

06

Salas de aula

Quantidade

Descrição – Material Permanente

115

Colchonetes

01

Freezer

01

Geladeira

01

Fogão industrial

03

Mesas de refeitórios

06

Bancos de refeitórios

02

Armários arquivos

01

Computador

01

Armário Diretor

 

G.   Capacitação da Equipe

Frequência

Tipo

Tema

Quantidade e Função/Quem participou

01

 

Encontro de Formação

Durante este ano a equipe de gestão, proporcionou aos docentes 10 encontros de formação com temas: BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Eixos da BNCC para o trabalho na Educação Infantil e O espaço reorganizado para promoção de experiências com as diferentes linguagens.

 

10 encontros / ano

01 Diretor Pedagógico

04 Coordenadoras

30 Educadores

27 Estagiários

06 Auxiliar de sala

01

Reunião Institucional

Para garantir um ótimo trabalho e desenvolvimento da Instituição, se fez necessário reunir a equipe de gestão para discussões sobre o desempenho e organizações dos profissionais.

04 reuniões / ano

01 Direção Geral

01 Direção Técnica

04 Coordenadoras

01

Curso

O CAIS proporcionou as educadoras um encontro de Formação para as coordenadoras e educadoras com inclusão, tendo como conteúdo, Crescimento e Desenvolvimento da Criança, Desenvolvimento da Linguagem de 0 a 6 anos, Papel da Creche, Rotina, Importância do brincar e dos Brinquedos e a A Importância do Brincar e Trocas

01 encontros/ ano

05  educadoras

01  Coordenadora

01

Curso Externo

A Secretaria de Educação proporcionou a equipe de gestão formações sobre a Base Nacional Comum Curricular, Currículo, estratégias didáticas, Eleição para membro do conselho de alimentação escolar, PNAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar), Portal da Educação/Compatibilização/Geolocalização, Parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria da Saúde, PNLD/PNLD literário.

02 encontros / ano

01 Diretores de Creche

04 Coordenadoras

02

Reuniões em Conselhos Municipais

A instituição teve representatividade em Conselhos Municipais, atuando efetivamente na promoção de políticas públicas:

CMDCA (Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente);

CONSEAD (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema).

28   reuniões / ano

01 Diretora de Creche

 

01

Palestras

A Secretaria Municipal de Educação proporcionou aos profissionais palestras:  - sbre Autismo e Inclusão no Quarteirão da saúde.

 

02 Palestras / ano

30 Educadores

 

01

Treinamento

Orientações sobre Práticas de Alimentação Saudável / Aproveitamento integral de alimentos

02 Encontros / ano

05 Cozinheira

04   Auxiliar de Cozinha

    

Investimento do CEBAS

Aplicação:  Em 2019, foi aplicado o valor de R$ 580.459,03 (Cota Patronal)

Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, o aumento do número de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento   das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.

 

Identificação: SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS -INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL   - Unidade  S-I /   SBC

Atividades Desenvolvidas

Tipo de Proteção: Básica

Segmento: Criança

Endereço do local da realização do Projeto: Rua Camargo nº 184/188 Pauliceia / São Bernardo do Campo / SP CEP 09682-100

 

Descrição:

O Instituto Jêsue de Educação Infantil SI, localizado no bairro Paulicéia atendeu 100 crianças de 01 a 03 anos de idade, em período integral, por meio de parceria com a Secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo.

O Projeto Político Pedagógico do Instituto Jêsue Educação Infantil SI contemplou atividades, vivências e experiencias lúdicas, promovendo o desenvolvimento e aprendizagem nos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e sociais. As famílias, parte integrante deste processo, contribuíram com o trabalho escolar participando de reuniões, atividades, passeios e comemorações.

A formação continua em serviço teve as discussões pautadas em estudos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e na BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. No próximo ano letivo a equipe de profissionais continuará com estudos, visando manter e ampliar a qualidade do trabalho sócio educacional.

Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, proporcionando projetos e programas articulados visando o acesso, a permanência, a promoção da aprendizagem e desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.

Público alvo: Crianças de 1 a 3 anos

Período de realização: 12 meses – Janeiro a Dezembro de 2019

Resultados Obtidos:

  • Atendimento de segunda a sexta-feira, em período integral, para crianças de 1 a 3 anos;
  • Nutrição saudável e investimento na formação de bons hábitos alimentares;
  • Mobilização e sensibilização dos integrantes das famílias ressignificando sua participação no processo educativo dos filhos, envolvendo-os em encontros, adequando os horários para sua efetiva participação;
  • Execução do plano formativo aplicado às educadoras/equipe e gestão;
  • Continuidade da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo;
  • Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
  • Realização de três eventos anuais com participação das famílias e comunidade;
  • Participação familiar em atividades de 2 sábado letivos;
  • Realização de dois passeios sendo um para o Parque Estoril e outro para parque Raphael Lazzuri;
  • Acolhimento das famílias para escuta, encaminhamentos e orientações.
  • Investimentos institucionais na melhoria e adequação dos espaços com manutenção, pintura e reforma;
  • Aquisição e Ampliação dos acervos de brinquedos, materiais pedagógicos e livros.

Nº Total de beneficiários atendidos: 100 crianças e 99 famílias;

Justificativa das atividades não realizadas: Todas as atividades planejadas foram realizadas.

a.    Encaminhamento para a Rede

3

UPA Pauliceia

9

UPA Pauliceia - Para tratamento odontológico.

1

UBS Pauliceia

b.    Recursos Humanos: Equipe Técnica

Quantidade

Cargo/

Função

Formação

Vínculo Empregatício

Carga Horária

1

Diretora Escolar

Pedagogia / Mestranda em Educação Currículo

CLT

40h

1

Coordenadora de Creche

Pedagogia/ Gestão Educacional

CLT

40h

6

Professora

Pedagogia

CLT

40h

6

Auxiliar de Sala

Pedagogia

CLT

40h

1

Aux. de Cozinha

Ensino Médio

CLT

40h

2

Aux. de Limpeza

Ensino Médio

CLT

40h

1

Cozinheira

Ensino Médio

CLT

40h

1

Assistente de Departamento Pessoal

Superior Incompleto

CLT

40h

1

Serviços Gerais

Fundamental

CLT

40h

 

c.    Infraestrutura – Recursos Materiais

Quantidade

Descrição – Imóvel

05

Salas de atividades

01

Sala de atendimento/ Coordenação

01

Refeitório

01

Cozinha

01

Fraldário

06

Banheiro de uso da Criança

01

Banheiro de uso do profissional da cozinha

02

Banheiro de uso masculino para profissionais

01

Banheiro de uso feminino para profissionais

01

Sala Lúdica multiuso

01

Parque Coberto

Quantidade

Descrição – Material Permanente

01

Bebedouro portátil para água

01

Refrigerador – 4 portas

01

Freezer

01

Liquidificador

01

Fogão Industrial de 6 bocas

01

Mesas retangulares grandes

06

Cadeiras

01

Batedeiras de bolos

01

Espremedor de frutas Industrial

9

Ventilador de parede

01

Ventilador de teto

01

Lixeira de pedal

01

Dispensa para panelas

02

Armários Balcão para louças e utensílios

06

Mesas de fórmica e 10 bancos

01

Rechaud

04

Lixeiras para coleta seletiva com pedal

01

Lixeira para lixo orgânico

01

Televisor 42” a Cores

05

Computadores

01

Aparelho de DVD

03

Cadeiras giratórias

03

Arquivos com 4 gavetas

04

Mesas para computadores

100

Mini caminhas

Capacitação da Equipe

Frequência

Tipo

Tema

Quantidade e Função/Quem participou

1 / mês

Reunião de Formação

Plano de formação continuada

Tema: “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Currículo garantindo os direitos de aprendizagem”.

10 reuniões / ano

14 profissionais:

01 Diretora Escolar

01 Coordenadora Pedagógica

05 Professoras

05 Auxiliares

1 / mês

Reunião Geral Instituto Jêsue

Apresentação da filosofia e princípios de trabalho do Instituto Jêsue, Integração de equipes e Informativos gerais.

03 reuniões / ano

16 profissionais:

01 Diretora Escolar

01 Coordenadora Pedagógica

05 Professoras

05 Auxiliares

03 Profissionais de Apoio

1 / mês

Reunião Geral com a e Secretaria Municipal de Educação

Encontro Formativo com a Secretaria de Educação de São Bernardo.

01 encontro / ano

16 profissionais:

01 Diretora Escolar

01 Coordenadora Pedagógica

05 Professoras

05 Auxiliares

03 Profissionais de Apoio

1 / mês

H.P.

(Hora Pedagógica)

Encontros para estudo, discussão e elaboração de propostas: PPP - planejamento – avaliação – atividades culturais – organização do espaço escolar.

06 encontros / ano

12 profissionais:

01 Diretora Escolar

01 Coordenadora Pedagógica

05 Professoras

05 Auxiliares

1 / mês

Encontros de Gestores com a Secretaria Municipal de Educação

Encontros pautados em discussões sobre o currículo para educação Infantil, organização dos espaços da creche, procedimentos e estratégias para garantir os direitos de aprendizagem, campos de experiências.

7 encontros / ano

02 profissionais:

01 Diretora Escolar

01 Coordenadora Pedagógica

 

 

Identificação: SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS -INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL   - Unidade  S-II /   SBC

 

Atividades Desenvolvidas

Tipo de Proteção: Básica

Segmento: Criança

Endereço do local da realização do Projeto: Rua Benedito Luís Rodrigues, 864 / São Bernardo do Campo / SP CEP 09780-420

 

Descrição:

O Instituto Jêsue Educação Infantil SII, localizado no Jardim Palermo atendeu 100 crianças de 01 a 03 anos de idade e famílias, em período integral, por meio de parceria com a Secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo.

O Projeto Político Pedagógico do Instituto Jêsue Educação Infantil SII contemplou um trabalho educacional lúdico, significativo e diversificado às crianças, favorecendo seu desenvolvimento e aprendizagem nos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e sociais. As famílias, parte integrante deste processo, contribuíram com o trabalho escolar participando de reuniões, eventos e atividades diversas.

Neste ano nossos estudos de formação continua em serviço foram pautados em discussões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Para o próximo ano, a equipe continuará com estudos, visando qualificar e implementar o trabalho sócio educacional.

Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, proporcionando projetos e programas articulados visando o acesso, a permanência, a promoção da aprendizagem e desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.

Público alvo: Crianças de 1 a 3 anos

Período de realização:  Fevereiro a Dezembro de 2019

Resultados Obtidos:

  • Atendimento em período integral para crianças de 1 a 3 anos;
  • Autonomia e formação de bons hábitos alimentares;
  • Sensibilização e participação das famílias durante os projetos culturais;
  • Execução do plano formativo aplicado às educadoras e a equipe;
  • Continuidade da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de  São Bernardo do Campo;
  • Fortalecimento dos vínculos familiares;
  • Adequação dos espaços para favorecer as práticas pedagógicas;
  • Realização de três eventos anuais com participação das famílias e comunidade;
  • Participação familiar em atividades de 2 sábado letivos;
  • Realização de um passeio cultural para o Parque Estoril e Parque Raphael Lazzuri;
  • Acolhimento das famílias para escuta, encaminhamentos e orientação.
  • Investimentos institucionais na melhoria e adequação dos espaços com manutenção, pintura e reforma;
  • Aquisição e Ampliação dos acervos de brinquedos, materiais pedagógicos e livros.

Nº Total de beneficiários atendidos: 100 crianças e 100 famílias;

 

Atividades Extras:       Passeio ao Parque Estoril

                                       Passeio ao Ginásio Poliesportivo

                                       Passeio ao Parque Raphael Lazzuri

                                    

Justificativa das atividades não realizadas: Realização todas as atividades conforme o Plano de Trabalho 2019.

 

a.    Encaminhamento para a Rede

Não houve

UPA – Vila São Pedro

Não houve

UBS – Vila São Pedro

 

b.    Recursos Humanos: Equipe Técnica

Quantidade

Cargo/Função

Formação

Vínculo Empregatício

Carga Horária

1

Diretora Escolar

Pedagogia Psicopedagogia

CLT

40h

1

Coord. Pedagógica

Pedagogia

CLT

40h

6

Professora

Pedagogia

CLT

40h

2

Auxiliar de Sala

Cursando Pedagogia

CLT

40h

3

Auxiliar de Sala

Pedagogia

CLT

40h

1

Assistente Adm.

Superior

CLT

40h

1

Cozinheira

Ensino Médio

CLT

40h

1

Auxiliar de Cozinha

Ensino Médio

CLT

40h

1

Auxiliar de Limpeza

Ensino Médio

CLT

40h

1

Oficial de Escola

Ensino Médio

CLT

40h

1

Serviços Gerais

Ensino Fundamental

CLT

40h

 

c.    Infraestrutura – Recursos Materiais

Quantidade

Descrição – Imóvel

05

Salas de atividades

02

Sala de atendimento/ Coordenação

02

Refeitório

01

Cozinha

01

Fraldário

04

Banheiro de uso da Criança

02

Banheiro uso masculino e outro feminino para profissionais

01

Sala Lúdica (sala multifuncional)

01

Parque Descoberto

01

Solário

Quantidade

Descrição – Material Permanente

01

Bebedouro portátil para água

01

Refrigerador – 4 portas

01

Freezer

01

Liquidificador

01

Fogão Industrial - 6 bocas

03

Mesas retangulares grandes

26

Cadeiras

01

Mesa de Cozinha

01

Espremedor de frutas Industrial

08

Ventilador de parede

01

Ventilador de teto

03

Lixeira de pedal

01

Dispensa para mantimentos

02

Armários Balcão para louças e utensílios

12

Mesas de fórmica quadradas c/ 4 cadeiras

01

Réchaud

05

Carteiras c/ cadeira

02

Lixeira para lixo orgânico

01

Televisor 32” a Cores

03

Computadores

01

Aparelho de DVD

05

Aparelho portátil CD player

01

Armário médio de aço

01

Estante com prateleiras e 4 portas

05

Baús de Brinquedos

01

Arquivos com 4 gavetas

02

Mesas de Escritório

100

Caminhas

 

01

Cadeiras giratórias

 

 

 

Capacitação da Equipe

 

Frequência

Tipo

Tema

Quantidade e Função/Quem participou

1 / mês

Reunião de Formação

Plano de formação continuada

Tema: “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Currículo garantindo os direitos de aprendizagem”.

09 reuniões / ano

14 profissionais:

01 Diretora Escolar

01 Coordenadora Pedagógica

05 Professoras

05 Auxiliares

1 / mês

Reunião Geral Instituto Jêsue

Apresentação da filosofia e princípios de trabalho do Instituto Jêsue, Integração de equipes e Informativos gerais.

03 reuniões / ano

16 profissionais:

01 Diretora Escolar

01 Coordenadora Pedagógica

05 Professoras

05 Auxiliares

03 Profissionais de Apoio

1 / mês

Reunião Geral com a e Secretaria Municipal de Educação

Encontro Formativo com a Secretaria de Educação de São Bernardo.

 

01 encontro / ano

16 profissionais:

01 Diretora Escolar

01 Coordenadora Pedagógica

05 Professoras

05 Auxiliares

03 Profissionais de Apoio

1 / mês

H.P.

(Hora Pedagógica)

Encontros para estudo, discussão e elaboração de propostas: PPP - planejamento – avaliação – atividades culturais – organização do espaço escolar.

06 encontros / ano

12 profissionais:

01 Diretora Escolar

01 Coordenadora Pedagógica

05 Professoras

05 Auxiliares

1 / mês

Encontros de Gestores com a Secretaria Municipal de Educação

Encontros pautados em discussões sobre o currículo para educação Infantil, organização dos espaços da creche, procedimentos e estratégias para garantir os direitos de aprendizagem, campos de experiências.

7 encontros / ano

02 profissionais:

01 Diretora Escolar

01 Coordenadora Pedagógica

 

 

 

Identificação: SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS -INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL   - Unidade  S-III /   SBC

Atividades Desenvolvidas

 

Tipo de Proteção: Básica

 

Segmento: Criança

 

Endereço do local da realização do Projeto: Rua Tiradentes, 398 / Santa Terezinha / São Bernardo do Campo / SP CEP 09682-100

           

Descrição:

O Instituto Jêsue de Educação Infantil SIII, atendeu 100 crianças nascidas nos anos de 2017 e 2018, ou seja, da faixa etária da turma de Infantil I, em período integral de segunda-feira a sexta-feira, em parceria com a Secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo e com recursos próprios. A unidade escolar foi inaugurada no mês de março deste ano seguindo os princípios Institucionais e da Secretaria Municipal de Educação.

O Projeto Político Pedagógico foi pautado na Base Nacional Comum Curricular com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, valorizando o processo de construção da identidade, da autonomia, da humanização, da responsabilidade, da cooperação e da cidadania, respeitando as suas fases e seus direitos crescimento. A atividades para aprendizagem das crianças pautaram-se em brincadeiras, na interação, comunicação e autonomia, proporcionadas por meio de experiências diversificadas: instrumentos musicais, livros, brinquedos, objetos diversos, materiais didáticos estruturados e não estruturados, estimulando-as a se expressarem, criarem, construírem, pensar e repensar suas ações enquanto cidadãos.

Nossas reuniões de formação contínua com a equipe, foram planejadas e embasadas em estudos da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil. Encontros que foram significativos para toda a equipe devido análise e reflexão da prática, discussões, aquisição de novos conhecimentos.

Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, proporcionando projetos e programas articulados visando o acesso, a permanência, a promoção da aprendizagem e desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.

Público alvo: Crianças de 1 a 2 anos

Período de realização: 10 meses – março a dezembro de 2019

Resultados Obtidos:

  • Atendimento em período integral para crianças de 1 a 2 anos;
  • Acolhimento diário das famílias, encaminhamentos, escuta e orientação quando necessário;
  • Desenvolvimento de ações que garantiram os direitos de aprendizagens e o desenvolvimento infantil dos alunos;
  • De acordo com os cardápios mensais, foram ofertadas diariamente quatro refeições, entre elas, colação, almoço, lanche e jantar;
  • Foram planejadas ações a fim de estimular a alimentação saldável dos alunos;
  • Participação familiar em atividades como, sábados letivos, reuniões de pais e eventos culturais promovidos pelo Instituto Jêsue, fortalecendo assim o vínculo entre a família e a escola;
  • Realização de dois passeios recreativos e culturais: Parque Estoril e Parque Raphael Lazzuri;
  • Investimentos institucionais na melhoria e adequação dos espaços com manutenção, pintura e reforma;
  • Aquisição e Ampliação dos acervos de brinquedos, materiais pedagógicos materiais maker e livros.

Nº Total de beneficiários atendidos: 100 crianças e 96 famílias;

 

Justificativa das atividades não realizadas: Todas as atividades foram realizadas conforme o Plano de Trabalho 2019.

 

a.    Encaminhamento para a Rede

 

Não houve

 

 

b.    Recursos Humanos: Equipe Técnica

Quantidade

Cargo/Função

Formação

Vínculo Empregatício

Carga Horária

6

Auxiliar de Sala

Ensino Superior

CLT

40h

1

Aux. Cozinha

Ensino Médio

CLT

40h

6

Professora

Ensino Superior

CLT

40h

1

Auxiliar de limpeza

Ensino Superior

CLT

40h

1

Diretora de Creche

Ensino Superior e Pós-Graduada

CLT

40h

1

Oficial de escola

Ensino Superior

CLT

40h

1

Coordenadora Pedagógica

Ensino Superior e Pós-Graduada

CLT

40h

1

Auxiliar Adimistrativo

Superior completo

CLT

40h

1

Serviços gerais

Fundamental

CLT

40h

 

c.    Infraestrutura – Recursos Materiais

Quantidade

Descrição – Imóvel

06

Salas de atividades

01

Sala de atendimento / Gestão

01

Refeitório

01

Cozinha

01

Dispensa

03

Banheiro de uso da Criança

01

Banheiro uso de adultos

01

Espaço Multiuso

01

Quadra

01

Playgroud com casinha

01

Ateliê

Quantidade

Descrição – Material Permanente

01

Bebedouro portátil para água

01

Freezer

01

Refrigerador 4 portas

03

Liquidificador

01

Fogão Industrial -6 bocas

01

Mesa retangular grande

36

Cadeiras pequenas

06

Mesas sextavadas

01

Batedeiras de bolos

01

Espremedor de frutas Industrial

08

Ventilador de parede

03

Lixeira de Pedal grande

10

Lixeira pequena

04

Lixeiras de pedal pequenas

02

Armários Suspenso

06

Mesas quadradas

14

Cadeiras

01

Recheaud

06

Cabideiros com 18 ganchos

06

Armários pequenos com 2 portas

06

Armários com gavetas

01

Televisor 40” a Cores

02

Computadores

02

Armários com duas portas

02

Aparelho portátil CD player

02

Cadeiras giratórias

01

Arquivos com 4 gavetas

02

Mesas para computadores

06

Colchonetes

101

Caminhas com pés

 

 

Capacitação da Equipe

 

Frequência

Tipo

Tema

Quantidade e Função/Quem participou

1 / mês

Reunião de Formação

Plano de formação continuada

Tema: Organização do Currículo garantindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

09 reuniões / ano

16 profissionais:

01 Diretora de Creche

01 Coordenadora Pedagógica

06 Professoras

06 Auxiliares

01 cozinheira

01 auxiliar de cozinha

01 auxiliar de limpeza

4 / ano

Reunião Geral Institucional

Integração com as Unidades para troca de experiências  e Informativos.

04 reuniões / ano

16 profissionais:

01 Diretora de Creche

06 Professoras

06 Auxiliares

01 cozinheira

01 auxiliar de cozinha

01 auxiliar de limpeza

1/ mês

H.P.

(Hora Pedagógica)

Nos reunimos com o objetivo de alinharmos e organizarmos os trabalhos os trabalhos pedagógicos desta unidade escolar.

04 encontros / ano

14 profissionais:

01 Diretora de Creche

01 Coordenadora de Creche

06 Professoras

06 Auxiliares

1 / mês

Encontros de Gestores com a Secretaria Municipal de Educação

Encontros pautados em discussões sobre o currículo para educação Infantil, organização dos espaços da creche, procedimentos e estratégias para garantir os direitos de aprendizagem, campos de experiências.

7 encontros / ano

02 profissionais:

01 Diretora de Creche

01 Coordenadora Pedagógica

 

 

1 / mês

 

Capacitação SE

·         Educação Maker;

·         Alimentação Escolar;

·         Prática Docente: a abordagem de Régio Emília e o trabalho com projetos, portfolios e redes formativas;

·         O Espaço Escolar – Olhares e Práticas;

·         Palestra: Dia Mundial do Meio Ambiente;

·         Educação Sanitária – Água e Saúde/Instituto Melhores Dias;

·         Fluxo de Encaminhamentos das Situações de Suspeita de Abuso Sexual Envolvendo os Alunos;

·         Treinamento para uso da Plataforma de alimentação escolar;

·         Semana da educação;

·         O sentido de educar e cuidar desde muito cedo;

·         Noções Básicas primeiros socorros.

 

 

 

 

 

 

 

11 Encontros / ano

02 profissionais:

01 Coordenadora Pedagógica

01 Diretora de Creche

 

 

Investimento do CEBAS

Aplicação:  Em 2019, foi aplicado o valor de R$ 495.605,99(Cota Patronal)

Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento   das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.