serviço educacional e social 2019

SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS – INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL

Atividades Desenvolvidas

 

Tipo de Proteção: Educação Básica/ Creche

Segmento: Crianças

Endereços:

Rua Independência, Nº 98, Bairro Parque Sete de Setembro, Diadema, São Paulo.

Rua Idealópolis, 295 - Piraporinha– Diadema – São Paulo CEP 09950-550

Rua Salgado de Castro, 58 – Mulford – Diadema – São Paulo  SP CEP 09921-030.

Rua Renato Barbosa, nº 213 Vila Conceição -  Diadema – São Paulo  CEP 09911-410.

 

Descrição: O Instituto Jêsue em suas unidades de educação infantil atendeu 573 crianças  de 00 a 03 anos de idade, em período integral Atendimentos de 2ª a 6ª feira, das 8h00min as 16h00min, em período integral. Seguimos como referência a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes    Nacionais Curriculares da Educação Infantil. A proposta pedagógica foi desenvolvida de acordo com os Campos de Experiência, O eu, o outro e o nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, Escuta, fala, pensamento e imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, que garantiu as aprendizagens por meio das interações e brincadeiras vivenciadas pelas crianças que se desenvolveram nos aspectos sociais, afetivos, cognitivos e físicos.

 

Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, com projetos e programas articulados, visando o acesso, a permanência, a promoção do desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.

 

Público alvo: 573 Crianças de 00 a 03 anos

 

Capacidade de atendimento: Capacidade de acordo com cada Unidade

D -I:  108 atendidos - Vila Mulford

D –II:  120 atendidos - Vila Conceição.

D – III:  115 atendidos - Vila Independência

D – IV:  230 atendidos - Vila Naval.

 

Período de realização: De Janeiro a Dezembro de 2019.

 

Resultados Obtidos:

  • Ao longo deste ano letivo, foram contemplados os Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular, garantindo os direitos de aprendizagens, assegurando o desenvolvimento pleno das crianças que participaram efetivamente das propostas pedagógicas;
  • Atendemos diariamente, em período integral crianças de 0 a 3 anos;
  • Garantimos uma alimentação saudável, oferecendo quatro refeições diárias entre dejejum, almoço, lanche da tarde e jantar;
  • Desenvolvemos vínculo afetivo com a comunidade que acolheu carinhosamente esta unidade escolar;
  • Incentivamos a convivência entre as crianças a fim de construir uma relação de respeito as diferenças sociais, culturais e inclusivas;
  • Parcerias com UBS dos bairros próximos a unidades para o Programa Saúde na Escola com ações: de saúde bucal e acompanhamento do peso e altura das crianças.
  •  
  • As famílias atendidas pelo Instituto Jêsue participaram ativamente das organizações, ações e eventos culturais promovidos pela instituição;
  • Para uma melhor organização foram realizadas algumas adequações no espaço, atendendo as necessidades de aprendizagens das crianças;
  • A instituição investiu na melhoria e adequação dos espaços com manutenção e /ou ampliação dos espaços
  • Realização de dois passeios: Ginásio Poliesportivo e parque Raphael Lazzuri;
  • Participação das famílias nas atividades enviadas para casa e nas sextas-feiras temáticas;
  • Realização uma peça teatral;
  • Realização de pequenas peças teatrais adaptadas pelas professoras para todas as crianças.
  • Atendimento aos familiares com flexibilidade de horário.

 

Nº Total de beneficiários atendidos: 573 crianças e 573 famílias;

Atividade Extra:

  • Projeto maleta literária com empréstimos de livros e outros projetos de dissimenação da arte para os pequenos.
  • Mostra Cultural
  • Projeto nossas diferenças nos completam
  • Projeto receitas de Felicidades
  •  

Justificativa das atividades não realizadas: No decorrer deste ano letivo contemplamos todas as ações planejadas.

 

 

A.    Encaminhamento para a Rede

02

UBS – Nova Conquista 

03

CAIS – Centro de Atenção a Inclusão Social

09

CRAS

 

B.     Recursos Humanos: Equipe Técnica do Projeto

Quantidade

Cargo/Função

Formação

Vínculo Empregatício

Carga Horária

25

Estagiários

Cursando Pedagogia

Estagiário

30

30

Professores

Pedagogia

CLT

40

06

Auxiliares de sala

Pedagogia

CLT

40

05

Cozinheira

Ensino Fundamental

CLT

40

05

Auxiliar de Cozinha

Ensino Médio

CLT

40

05

Auxiliar de limpeza

Ensino Médio

CLT

40

04

Coordenador Pedagógico

Pedagogia

CLT

40

01

Diretor de Creche 

Pedagogia com Pós-Graduação

CLT

40

 

C.    Infraestrutura – Recursos Materiais  - Unidade D- II

Quantidade

Descrição – Imóvel

06

Salas de aula

01

Sala de leitura

01

Sala Multifuncional

01

Cozinha

01

Refeitório

01

Sala de coordenação

01

Parques

05

 Banheiros

Quantidade

Descrição – Material Permanente

80

Colchonetes

01

Freezer

02

Geladeira

01

Fogão industrial

06

Mesas de refeitórios

12

Bancos de refeitórios

02

Armários arquivos

01

Computadores

04

Armário na sala de coordenação

 

D.    Infraestrutura – Recursos Materiais  -  Unidade D-I

Quantidade

Descrição – Imóvel

06

Salas de aula

0

Sala de leitura

02

Sala Multifuncional

01

Cozinha

01

Refeitório

01

Sala de coordenação

02

Parques

04

 Banheiros

Quantidade

Descrição – Material Permanente

87

Colchonetes

70

Cobertores

24

Lençóis

01

Freezer

01

Geladeira

01

Fogão industrial

04

Mesas de refeitórios

08

Bancos de refeitórios

02

Armários arquivos

01

Computadores

02

Armário na sala de coordenação

 

E.     Infraestrutura – Recursos Materiais  -  Unidade D – IV

Quantidade

Descrição – Imóvel

12

Salas de atividades

01

Sala de atendimento social

01

Recepção

12

Sala de direção

02

Sala de coordenação

02

Cozinha

06

Banheiros para atendidos

02

Banheiro para profissional

01

Parque

01

Solário

02

Refeitórios

01

Fraldário

Quantidade

Descrição – Material Permanente

224

Colchonetes

02

Freezer

02

Fogão industrial

08

Mesas de refeitórios

16

Bancos de refeitórios

08

Armários arquivos

01

Computadores

02

Armários para papelaria 

12

Conjunto professor (mesa e cadeira giratória)

02

Armário Diretor

20

Cadeirões

10

Berços

 

F.     Infraestrutura – Recursos Materiais – Unidade D – III

Quantidade

Descrição – Imóvel

06

Salas de aula

01

Sala de leitura

01

Sala Multifuncional

01

Cozinha

01

Refeitório

01

Sala de coordenação

01

Parques

06

 Banheiros

06

Salas de aula

Quantidade

Descrição – Material Permanente

115

Colchonetes

01

Freezer

01

Geladeira

01

Fogão industrial

03

Mesas de refeitórios

06

Bancos de refeitórios

02

Armários arquivos

01

Computador

01

Armário Diretor

 

G.   Capacitação da Equipe

Frequência

Tipo

Tema

Quantidade e Função/Quem participou

01

 

Encontro de Formação

Durante este ano a equipe de gestão, proporcionou aos docentes 10 encontros de formação com temas: BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Eixos da BNCC para o trabalho na Educação Infantil e O espaço reorganizado para promoção de experiências com as diferentes linguagens.

 

10 encontros / ano

01 Diretor Pedagógico

04 Coordenadoras

30 Educadores

27 Estagiários

06 Auxiliar de sala

01

Reunião Institucional

Para garantir um ótimo trabalho e desenvolvimento da Instituição, se fez necessário reunir a equipe de gestão para discussões sobre o desempenho e organizações dos profissionais.

04 reuniões / ano

01 Direção Geral

01 Direção Técnica

04 Coordenadoras

01

Curso

O CAIS proporcionou as educadoras um encontro de Formação para as coordenadoras e educadoras com inclusão, tendo como conteúdo, Crescimento e Desenvolvimento da Criança, Desenvolvimento da Linguagem de 0 a 6 anos, Papel da Creche, Rotina, Importância do brincar e dos Brinquedos e a A Importância do Brincar e Trocas

01 encontros/ ano

05  educadoras

01  Coordenadora

01

Curso Externo

A Secretaria de Educação proporcionou a equipe de gestão formações sobre a Base Nacional Comum Curricular, Currículo, estratégias didáticas, Eleição para membro do conselho de alimentação escolar, PNAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar), Portal da Educação/Compatibilização/Geolocalização, Parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria da Saúde, PNLD/PNLD literário.

02 encontros / ano

01 Diretores de Creche

04 Coordenadoras

02

Reuniões em Conselhos Municipais

A instituição teve representatividade em Conselhos Municipais, atuando efetivamente na promoção de políticas públicas:

CMDCA (Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente);

CONSEAD (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema).

28   reuniões / ano

01 Diretora de Creche

 

01

Palestras

A Secretaria Municipal de Educação proporcionou aos profissionais palestras:  - sbre Autismo e Inclusão no Quarteirão da saúde.

 

02 Palestras / ano

30 Educadores

 

01

Treinamento

Orientações sobre Práticas de Alimentação Saudável / Aproveitamento integral de alimentos

02 Encontros / ano

05 Cozinheira

04   Auxiliar de Cozinha

 

 

 

     Investimento do CEBAS

Aplicação:  Em 2019, foi aplicado o valor de R$ 580.459,03 (Cota Patronal)

Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, o aumento do número de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento   das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.