serviço educacional e social 2018

  • Educação Especial Exclusiva
  • Educação Infantil Diadema
  • Educação Infantil São Bernardo

SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS INSTITUTO JÊSUE  – EDUCAÇÃO ESPECIAL

Atividades Desenvolvidas

Segmento: Crianças, adolescentes e adultos

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 132 – Centro – Diadema – SP.

Abrangência Territorial: Município de Diadema

Descrição: O Núcleo de Educação Especial Jêsue Frantz, promove uma escolarização especializada exclusiva para crianças e adolescentes com múltiplas e graves deficiências, síndromes e transtornos, de 2ª a 6ª feira, das 8h00min às 17h00min, nos turnos: integral e parcial manhã ou tarde, por meio de ações:

  • Pedagógicas: atividades de Oralidade, Artes, Meio Ambiente, Raciocínio Lógico, Corpo e Movimento, Formação Pessoal e Social, AVD (Atividades de Vida Diária e prática);
  • Terapêuticas:Atendimentos individuais aos familiares, atendimento de suporte e orientação aos profissionais tanto da área psicológica, como de fonoaudiologia e fisioterapia;
  • Saúde: atendimento de primeiros socorros, medicação de acordo com a prescrição médica, acompanhamento de peso e altura, orientações ao profissionais e pais, cuidados de higiene e alimentação, que são realizados pelos profissionais de Enfermagem e Nutrição;
  • Serviço Social:atendimentos às famílias, reuniões socioeducativas, visitas domiciliares, orientações, encaminhamentos a serviços públicos ou privados.

Objetivo: Propiciar às crianças e adolescentes com múltiplas e graves deficiências, síndromes e transtornos o acompanhamento multidisciplinar nas áreas da educação, orientação e acompanhamento psicológico, saúde e encaminhamentos da área social, para a promoção do desenvolvimento global e integração social.

Público alvo: Crianças e Adolescentes com múltiplas deficiências, síndromes e transtornos.

Capacidade de atendimento: 60 crianças e adolescentes

Período de realização: Janeiro a Dezembro de 2018

Resultados Obtidos:

  • Aquisições educacionais, culturais, físicas e sociais no desenvolvimento dos alunos;
  • Estreitamento de vínculos da escola com as crianças, adolescentes, responsáveis e familiares;
  • Avanços psicomotores e de intencionalidade nas ações AVD;
  • Participação das crianças e adolescentes em atividades externas, tais como passeios parques e eventos culturais.

Investimento do CEBAS

Aplicação:  Em 2018, foi aplicado o valor de R$ 261.572,26 (Cota Patronal)

Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, o aumento do número de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento   das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.

SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL/ UNIDADES MULFORD, CONCEIÇÃO, NAVAL E INDEPENDÊNCIA

Atividades Desenvolvidas

Segmento: Crianças 1 a 3 anos

Endereços:

Rua Independência, 98 – Parque Sete de Setembro, Diadema –  São Paulo

Rua Idealópolis, 295 – Piraporinha– Diadema – São Paulo

Rua Salgado de Castro, 58 – Mulford – Diadema – São Paulo 

Rua Renato Barbosa, 213  – Vila Conceição –  Diadema – São Paulo 

Abrangência Territorial: Município de Diadema

Descrição: O Instituto Jêsue em suas unidades de educação infantil  III, VI, XI e XII atendeu crianças de 00 a 03 anos de idade, em período integral sendo 120 crianças na Vila Conceição, 108 na Vila Mulford, 230 na Vila Naval e 115 na  Independência. Atendimentos de 2ª a 6ª feira, das 8h00min as 16h00min, em período integral. Seguimos como referência a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes    Nacionais Curriculares da Educação Infantil. A proposta pedagógica foi desenvolvida de acordo com os Campos de Experiência, O eu, o outro e o nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, Escuta, fala, pensamento e imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, que garantiu as aprendizagens por meio das interações e brincadeiras vivenciadas pelas crianças que se desenvolveram nos aspectos sociais, afetivos, cognitivos e físicos.

Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, com projetos e programas articulados, visando o acesso, a permanência, a promoção do desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.

Público alvo: 764 Crianças de 01 a 03 anos

Capacidade de atendimento: Capacidade de acordo com cada Unidade

NIR III – 108 atendidos – Vila Mulford,

NIR VI – 120 atendidos – Vila Conceição.

NIR XI – 230 atendidos –  Vila Naval.

NIR XII – 115 atendidos – Vila Independência

Período de realização: Janeiro a Dezembro de 2018.

Resultados Obtidos:

  • Ao longo deste ano letivo, foram contemplados os Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular, garantindo os direitos de aprendizagens, assegurando o desenvolvimento pleno das crianças que participaram efetivamente das propostas pedagógicas;
  • Atendemos diariamente, em período integral crianças de 0 a 3 anos;
  • Garantimos uma alimentação saudável, oferecendo quatro refeições diárias entre dejejum, almoço, lanche da tarde e jantar;
  • Desenvolvemos vínculo afetivo com a comunidade que acolheu carinhosamente esta unidade escolar;
  • Incentivamos a convivência entre as crianças a fim de construir uma relação de respeito as diferenças sociais, culturais e inclusivas;
  • As famílias atendidas pelo Instituto Jêsue participaram ativamente das organizações, ações e eventos culturais promovidos pela instituição;
  • Para uma melhor organização foram realizadas algumas adequações no espaço, atendendo as necessidades de aprendizagens das crianças;
  • A instituição investiu na melhoria e adequação dos espaços com manutenção
  • Realização de dois passeios: Circo e parque Raphael Lazzuri;
  • Participação das famílias nas atividades enviadas para casa e nas sextas-feiras temáticas;
  • Realização uma peça teatral;
  • Realização de pequenas peças teatrais adaptadas pelas professoras para todas as crianças.
  • Atendimento aos familiares com flexibilidade de horário.

Nº Total de beneficiários atendidos: 573 crianças e 573 famílias;

Atividade Extra: Evento Cultural e Passeio

Justificativa das atividades não realizadas: No decorrer deste ano letivo contemplamos todas as ações planejadas.

Encaminhamento para a Rede

02

UBS – Nova Conquista 

03

CAIS – Centro de Atenção a Inclusão Social

09

CRAS

 

Recursos Humanos: Equipe Técnica

Quantidade

Cargo/Função

Formação

Vinculo Empregatício

Carga Horária

27

Estagiários

Cursando Pedagogia

Estagiário

30

30

Educadores

Pedagogia

CLT

40

05

Cozinheira

Ensino Fundamental

CLT

40

06

Auxiliar de turma

Cursando pedagogia

CLT

40

05

Auxiliar de Cozinha

Ensino Médio

CLT

40

05

Auxiliar de limpeza

Ensino Médio

CLT

40

04

Coordenador Pedagógico

Pedagogia

CLT

40

01

Diretor de Creche 

Pedagogia com Pós-Graduação

CLT

40

01

Diretor Pedagógico

Pedagogia com Pós-Graduação

CLT

40

 

Infraestrutura – Recursos Materiais  – Vila Conceição

Quantidade

Descrição – Imóvel

06

Salas de aula

01

Sala de leitura

01

Sala Multifuncional

01

Cozinha

01

Refeitório

01

Sala de coordenação

01

Parques

05

 Banheiros

Quantidade

Descrição – Material Permanente

80

Colchonetes

01

Freezer

02

Geladeira

01

Fogão industrial

06

Mesas de refeitórios

12

Bancos de refeitórios

02

Armários arquivos

01

Computadores

04

Armário na sala de coordenação

 

Infraestrutura – Recursos Materiais  –  Vila Mulford

Quantidade

Descrição – Imóvel

06

Salas de aula

0

Sala de leitura

02

Sala Multifuncional

01

Cozinha

01

Refeitório

01

Sala de coordenação

02

Parques

04

 Banheiros

Quantidade

Descrição – Material Permanente

87

Colchonetes

70

Cobertores

24

Lençóis

01

Freezer

01

Geladeira

01

Fogão industrial

04

Mesas de refeitórios

08

Bancos de refeitórios

02

Armários arquivos

01

Computadores

02

Armário na sala de coordenação

 

Infraestrutura – Recursos Materiais  –  NAVAL

Quantidade

Descrição – Imóvel

12

Salas de atividades

01

Sala de atendimento social

01

Recepção

12

Sala de direção

02

Sala de coordenação

02

Cozinha

06

Banheiros para atendidos

02

Banheiro para profissional

01

Parque

01

Solário

02

Refeitórios

01

Fraldário

Quantidade

Descrição – Material Permanente

224

Colchonetes

02

Freezer

02

Fogão industrial

08

Mesas de refeitórios

16

Bancos de refeitórios

08

Armários arquivos

01

Computadores

02

Armários para papelaria 

12

Conjunto professor (mesa e cadeira giratória)

02

Armário Diretor

20

Cadeirões

10

Berços

 

Infraestrutura – Recursos Materiais – Independência

Quantidade

Descrição – Imóvel

06

Salas de aula

01

Sala de leitura

01

Sala Multifuncional

01

Cozinha

01

Refeitório

01

Sala de coordenação

01

Parques

06

 Banheiros

06

Salas de aula

Quantidade

Descrição – Material Permanente

115

Colchonetes

01

Freezer

01

Geladeira

01

Fogão industrial

03

Mesas de refeitórios

06

Bancos de refeitórios

02

Armários arquivos

01

Computador

01

Armário Diretor

 

Capacitação da Equipe

Frequência Mensal

Tipo

Tema

Quantidade e Função/Quem participou

01

 

Encontro de Formação

Durante este ano a equipe de gestão, proporcionou aos docentes 10 encontros de formação com temas: BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Eixos da BNCC para o trabalho na Educação Infantil e O espaço reorganizado para promoção de experiências com as diferentes linguagens.

 

10 encontros / ano

01 Diretor Pedagógico

01 Diretores de Creche

04 Coordenadoras

30 Educadores

27 Estagiários

06 Auxiliar de sala

01

Reunião Institucional

Para garantir um ótimo trabalho e desenvolvimento da Instituição, se fez necessário reunir a equipe de gestão para discussões sobre o desempenho e organizações dos profissionais.

04 reuniões / ano

01 Direção Geral

01 Direção Técnica

01 Supervisor

04 Coordenadoras

01

Curso

O CAIS proporcionou as educadoras um encontro de Formação para as coordenadoras e educadoras com inclusão, tendo como conteúdo, Crescimento e Desenvolvimento da Criança, Desenvolvimento da Linguagem de 0 a 6 anos, Papel da Creche, Rotina, Importância do brincar e dos Brinquedos e a A Importância do Brincar e Trocas

01 encontros/ ano

10 educadoras

02  Coordenadora

01

Curso Externo

A Secretaria de Educação proporcionou a equipe de gestão formações sobre a Base Nacional Comum Curricular, Currículo, estratégias didáticas, Eleição para membro do conselho de alimentação escolar, PNAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar), Portal da Educação/Compatibilização/Geolocalização, Parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria da Saúde, PNLD/PNLD literário.

02 encontros / ano

01 Diretor Pedagógico

01 Diretores de Creche

04 Coordenadoras

02

Reuniões em Conselhos Municipais

A instituição teve representatividade em Conselhos Municipais, atuando efetivamente na promoção de políticas públicas:

CMDCA (Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente);

CME (Conselho Municipal de Educação);

CAE (Conselho de Alimentação Escolar);

CONSEAD (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema).

68 reuniões / ano

01 Diretora Pedagógica

01 Diretora de Creche

 

01

Palestras

A Secretaria Municipal de Educação proporcionou aos profissionais palestras:   Autismo e Inclusão no Quarteirão da saúde.

02 Palestras / ano

30 Educadores

 

01

Treinamento

Orientações sobre Práticas de Alimentação Saudável / Aproveitamento integral de alimentos

02Encontros / ano

05 Cozinheira

04 Auxiliar de Cozinha

Investimento do CEBAS

Aplicação:  Em 2018, foi aplicado o valor de R$ 196.179,20 (Cota Patronal)

Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, o aumento do número de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento   das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.

SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS  INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL – Unidade Paulicéia-SBC

Atividades Desenvolvidas

Tipo de Proteção: Básica

Segmento: Criança 1 a 3 anos

Endereço do local da realização do Projeto: Rua Camargo nº 184/188 – Pauliceia – São Bernardo do Campo – São Paulo.

Descrição:

O Instituto Jêsue em suas unidade de educação infantil I,  atendeu crianças de 00 a 03 anos de idade, em período integral, sendo 82 em parceria com a Secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, e 05 crianças com recursos próprios, totalizando o atendimento em 87 crianças e famílias. Os atendimentos ocorreram de de 2ª a 6ª feira, das 7h30min as 16h30min, em período integral. Seguimos como referência a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes    Nacionais Curriculares da Educação Infantil. A proposta pedagógica foi desenvolvida de acordo com os Campos de Experiência, O eu, o outro e o nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, Escuta, fala, pensamento e imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, que garantiu as aprendizagens por meio das interações e brincadeiras vivenciadas pelas crianças que se desenvolveram nos aspectos sociais, afetivos, cognitivos e físicos.

Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, com projetos e programas articulados, visando o acesso, a permanência, a promoção do desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.

Público alvo: Crianças de 1 a 3 anos

Período de realização: 12 meses – Janeiro a Dezembro de 2018

Resultados Obtidos:

  • Atendimento em período integral para crianças de 0 a 3 anos;
  • Nutrição saudável e investimento na formação de bons hábitos alimentares;
  • Mobilização e sensibilização ás famílias buscando ressignificar sua participação no processo educativo dos filhos, envolvendo-os em encontros, adequando os horários para sua efetiva participação;
  • Execução do plano formativo aplicado às educadoras/equipe;
  • Continuidade da parceria com a SE – São Bernardo do Campo;
  • Fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
  • Realização de três eventos anuais com participação das famílias e comunidade;
  • Participação familiar em atividades de 2 sábado letivos;
  • Realização de um passeio cultural para parque Raphael Lazzuri;
  • Acolhimento das famílias para escuta, encaminhamentos e orientação.
  • Investimentos institucionais na melhoria e adequação dos espaços com manutenção, pintura e reforma;
  • Aquisição e Ampliação dos acervos de brinquedos,  materiais pedagógicos e livros.

Nº Total de beneficiários atendidos: 87 crianças e 87 famílias;

Atividades Extras:       Piquenique na praça

                                      Interação e socialização escola família na praça

                                    Recreação na praça

 

Encaminhamento para a Rede

2

UPA – Pauliceia

4

UPA- Pauliceia- Para tratamento odontológico.

5

UBS- Pauliceia

 

Recursos Humanos: Equipe Técnica

Quantidade

Cargo/Função

Formação

Vínculo Empregatício

Carga Horária

01

Diretora Pedagógica

Pedagogia / Pós-graduação

CLT

40h

01

Coordenadora de Creche

Pedagogia/ Gestão Educacional

CLT

40h

04

Professoras

Pedagogia

CLT

40h

04

Auxiliar de Sala

Pedagogia

CLT

40h

01

Aux. de Cozinha

Ensino Médio

CLT

40h

01

Aux. de Limpeza

Ensino Médio

CLT

40h

01

Cozinheira

Ensino Médio

CLT

40h

 

 

Infraestrutura – Recursos Materiais

Quantidade

Descrição – Imóvel

05

Salas de atividades

01

Sala de atendimento/ Coordenação

01

Refeitório

01

Cozinha

01

Fraldário

06

Banheiro de uso da Criança

01

Banheiro uso do profissional da cozinha

02

Banheiro uso masculino e outro feminino para profissionais

01

Sala Lúdica (sala multifuncional)

01

Parque Coberto

 

 

Quantidade

Descrição – Material Permanente

01

Bebedouro portátil para água

01

Refrigerador – 6 portas

02

Freezer

01

Liquidificador

01

Fogão mini Industrial -6 bocas

02

Mesas retangulares grandes

05

Cadeiras

01

Batedeiras de bolos

01

Espremedor de frutas Industrial

05

Ventilador de parede

01

Ventilador de teto

01

Lixeira de pedal

01

Dispensa para panelas

02

Armários Balcão para louças e utensílios

06

Mesas de fórmica e 10 bancos

01

Recheaud

04

Lixeiras para coleta seletiva com pedal

01

Lixeira para lixo orgânico

01

Televisor 40” a Cores

05

Computadores

01

Aparelho de DVD

02

Aparelho portátil CD player

03

Cadeiras giratórias

03

Arquivos com 4 gavetas

04

Mesas para computadores

80

Colchonetes

 

 

Capacitação da Equipe

Frequência

Tipo

Tema

Quantidade e Função/Quem participou

1 / mês

Reunião de Formação

Plano de formação continuada

Tema: “Organização do Currículo por Campos de Experiências”.

12 reuniões / ano

11 profissionais:

01 Diretora Pedagógica

01 Diretora de Creche

05 Professoras

04 Auxiliares

1 / mês

Reunião Geral LEJF

Integração com as Unidades e Informativos.

03 reuniões / ano

01 Diretora Pedagógica

01 Diretora de Creche

04 Professoras

04 Auxiliares

02 Agentes de Apoio

1 / mês

Reunião Geral Conveniadas e SE

Encontro Pedagógico – Creche Jardim Esperança

 

01 encontro / ano

01 Diretora de Creche

04 Professoras

04 Auxiliares

01 Agente de Apoio

1 / mês

H.P.

(Hora Pedagógica)

Encontros para estudo, discussão e elaboração de propostas: PPP – planejamento – avaliação – atividades culturais – organização do espaço escolar.

06 encontros / ano

01 Diretora de Creche

01 Coordenadora de Creche

04 Professoras

04 Auxiliares

1 / mês

Encontros de Gestores

Os encontros foram pautados em discussões sobre o currículo para educação Infantil. Materiais como textos, vídeos e estratégias formativas nortearam nosso trabalho nas unidades e ampliaram possibilidades para discussões.

13 encontros / ano

01 Diretora Pedagógica

01 Diretora de Creche

 

Investimento do CEBAS

Aplicação:  Em 2018, foi aplicado o valor de R$   196.179,20 (Cota Patronal)

Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, o aumento do número de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento   das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.