serviço educacional e social 2018
- Educação Especial Exclusiva
- Educação Infantil Diadema
- Educação Infantil São Bernardo
SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS INSTITUTO JÊSUE – EDUCAÇÃO ESPECIAL
Atividades Desenvolvidas
Segmento: Crianças, adolescentes e adultos
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 132 – Centro – Diadema – SP.
Abrangência Territorial: Município de Diadema
Descrição: O Núcleo de Educação Especial Jêsue Frantz, promove uma escolarização especializada exclusiva para crianças e adolescentes com múltiplas e graves deficiências, síndromes e transtornos, de 2ª a 6ª feira, das 8h00min às 17h00min, nos turnos: integral e parcial manhã ou tarde, por meio de ações:
- Pedagógicas: atividades de Oralidade, Artes, Meio Ambiente, Raciocínio Lógico, Corpo e Movimento, Formação Pessoal e Social, AVD (Atividades de Vida Diária e prática);
- Terapêuticas:Atendimentos individuais aos familiares, atendimento de suporte e orientação aos profissionais tanto da área psicológica, como de fonoaudiologia e fisioterapia;
- Saúde: atendimento de primeiros socorros, medicação de acordo com a prescrição médica, acompanhamento de peso e altura, orientações ao profissionais e pais, cuidados de higiene e alimentação, que são realizados pelos profissionais de Enfermagem e Nutrição;
- Serviço Social:atendimentos às famílias, reuniões socioeducativas, visitas domiciliares, orientações, encaminhamentos a serviços públicos ou privados.
Objetivo: Propiciar às crianças e adolescentes com múltiplas e graves deficiências, síndromes e transtornos o acompanhamento multidisciplinar nas áreas da educação, orientação e acompanhamento psicológico, saúde e encaminhamentos da área social, para a promoção do desenvolvimento global e integração social.
Público alvo: Crianças e Adolescentes com múltiplas deficiências, síndromes e transtornos.
Capacidade de atendimento: 60 crianças e adolescentes
Período de realização: Janeiro a Dezembro de 2018
Resultados Obtidos:
- Aquisições educacionais, culturais, físicas e sociais no desenvolvimento dos alunos;
- Estreitamento de vínculos da escola com as crianças, adolescentes, responsáveis e familiares;
- Avanços psicomotores e de intencionalidade nas ações AVD;
- Participação das crianças e adolescentes em atividades externas, tais como passeios parques e eventos culturais.
Investimento do CEBAS
Aplicação: Em 2018, foi aplicado o valor de R$ 261.572,26 (Cota Patronal)
Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, o aumento do número de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.
SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL/ UNIDADES MULFORD, CONCEIÇÃO, NAVAL E INDEPENDÊNCIA
Atividades Desenvolvidas
Segmento: Crianças 1 a 3 anos
Endereços:
Rua Independência, 98 – Parque Sete de Setembro, Diadema – São Paulo
Rua Idealópolis, 295 – Piraporinha– Diadema – São Paulo
Rua Salgado de Castro, 58 – Mulford – Diadema – São Paulo
Rua Renato Barbosa, 213 – Vila Conceição – Diadema – São Paulo
Abrangência Territorial: Município de Diadema
Descrição: O Instituto Jêsue em suas unidades de educação infantil III, VI, XI e XII atendeu crianças de 00 a 03 anos de idade, em período integral sendo 120 crianças na Vila Conceição, 108 na Vila Mulford, 230 na Vila Naval e 115 na Independência. Atendimentos de 2ª a 6ª feira, das 8h00min as 16h00min, em período integral. Seguimos como referência a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação Infantil. A proposta pedagógica foi desenvolvida de acordo com os Campos de Experiência, O eu, o outro e o nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, Escuta, fala, pensamento e imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, que garantiu as aprendizagens por meio das interações e brincadeiras vivenciadas pelas crianças que se desenvolveram nos aspectos sociais, afetivos, cognitivos e físicos.
Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, com projetos e programas articulados, visando o acesso, a permanência, a promoção do desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.
Público alvo: 764 Crianças de 01 a 03 anos
Capacidade de atendimento: Capacidade de acordo com cada Unidade
NIR III – 108 atendidos – Vila Mulford,
NIR VI – 120 atendidos – Vila Conceição.
NIR XI – 230 atendidos – Vila Naval.
NIR XII – 115 atendidos – Vila Independência
Período de realização: Janeiro a Dezembro de 2018.
Resultados Obtidos:
- Ao longo deste ano letivo, foram contemplados os Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular, garantindo os direitos de aprendizagens, assegurando o desenvolvimento pleno das crianças que participaram efetivamente das propostas pedagógicas;
- Atendemos diariamente, em período integral crianças de 0 a 3 anos;
- Garantimos uma alimentação saudável, oferecendo quatro refeições diárias entre dejejum, almoço, lanche da tarde e jantar;
- Desenvolvemos vínculo afetivo com a comunidade que acolheu carinhosamente esta unidade escolar;
- Incentivamos a convivência entre as crianças a fim de construir uma relação de respeito as diferenças sociais, culturais e inclusivas;
- As famílias atendidas pelo Instituto Jêsue participaram ativamente das organizações, ações e eventos culturais promovidos pela instituição;
- Para uma melhor organização foram realizadas algumas adequações no espaço, atendendo as necessidades de aprendizagens das crianças;
- A instituição investiu na melhoria e adequação dos espaços com manutenção
- Realização de dois passeios: Circo e parque Raphael Lazzuri;
- Participação das famílias nas atividades enviadas para casa e nas sextas-feiras temáticas;
- Realização uma peça teatral;
- Realização de pequenas peças teatrais adaptadas pelas professoras para todas as crianças.
- Atendimento aos familiares com flexibilidade de horário.
Nº Total de beneficiários atendidos: 573 crianças e 573 famílias;
Atividade Extra: Evento Cultural e Passeio
Justificativa das atividades não realizadas: No decorrer deste ano letivo contemplamos todas as ações planejadas.
Encaminhamento para a Rede | |
02 | UBS – Nova Conquista |
03 | CAIS – Centro de Atenção a Inclusão Social |
09 | CRAS |
Recursos Humanos: Equipe Técnica | ||||
Quantidade | Cargo/Função | Formação | Vinculo Empregatício | Carga Horária |
27 | Estagiários | Cursando Pedagogia | Estagiário | 30 |
30 | Educadores | Pedagogia | CLT | 40 |
05 | Cozinheira | Ensino Fundamental | CLT | 40 |
06 | Auxiliar de turma | Cursando pedagogia | CLT | 40 |
05 | Auxiliar de Cozinha | Ensino Médio | CLT | 40 |
05 | Auxiliar de limpeza | Ensino Médio | CLT | 40 |
04 | Coordenador Pedagógico | Pedagogia | CLT | 40 |
01 | Diretor de Creche | Pedagogia com Pós-Graduação | CLT | 40 |
01 | Diretor Pedagógico | Pedagogia com Pós-Graduação | CLT | 40 |
Infraestrutura – Recursos Materiais – Vila Conceição | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
06 | Salas de aula |
01 | Sala de leitura |
01 | Sala Multifuncional |
01 | Cozinha |
01 | Refeitório |
01 | Sala de coordenação |
01 | Parques |
05 | Banheiros |
Quantidade | Descrição – Material Permanente |
80 | Colchonetes |
01 | Freezer |
02 | Geladeira |
01 | Fogão industrial |
06 | Mesas de refeitórios |
12 | Bancos de refeitórios |
02 | Armários arquivos |
01 | Computadores |
04 | Armário na sala de coordenação |
Infraestrutura – Recursos Materiais – Vila Mulford | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
06 | Salas de aula |
0 | Sala de leitura |
02 | Sala Multifuncional |
01 | Cozinha |
01 | Refeitório |
01 | Sala de coordenação |
02 | Parques |
04 | Banheiros |
Quantidade | Descrição – Material Permanente |
87 | Colchonetes |
70 | Cobertores |
24 | Lençóis |
01 | Freezer |
01 | Geladeira |
01 | Fogão industrial |
04 | Mesas de refeitórios |
08 | Bancos de refeitórios |
02 | Armários arquivos |
01 | Computadores |
02 | Armário na sala de coordenação |
Infraestrutura – Recursos Materiais – NAVAL | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
12 | Salas de atividades |
01 | Sala de atendimento social |
01 | Recepção |
12 | Sala de direção |
02 | Sala de coordenação |
02 | Cozinha |
06 | Banheiros para atendidos |
02 | Banheiro para profissional |
01 | Parque |
01 | Solário |
02 | Refeitórios |
01 | Fraldário |
Quantidade | Descrição – Material Permanente |
224 | Colchonetes |
02 | Freezer |
02 | Fogão industrial |
08 | Mesas de refeitórios |
16 | Bancos de refeitórios |
08 | Armários arquivos |
01 | Computadores |
02 | Armários para papelaria |
12 | Conjunto professor (mesa e cadeira giratória) |
02 | Armário Diretor |
20 | Cadeirões |
10 | Berços |
Infraestrutura – Recursos Materiais – Independência | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
06 | Salas de aula |
01 | Sala de leitura |
01 | Sala Multifuncional |
01 | Cozinha |
01 | Refeitório |
01 | Sala de coordenação |
01 | Parques |
06 | Banheiros |
06 | Salas de aula |
Quantidade | Descrição – Material Permanente |
115 | Colchonetes |
01 | Freezer |
01 | Geladeira |
01 | Fogão industrial |
03 | Mesas de refeitórios |
06 | Bancos de refeitórios |
02 | Armários arquivos |
01 | Computador |
01 | Armário Diretor |
Capacitação da Equipe | |||
Frequência Mensal | Tipo | Tema | Quantidade e Função/Quem participou |
01
| Encontro de Formação | Durante este ano a equipe de gestão, proporcionou aos docentes 10 encontros de formação com temas: BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Eixos da BNCC para o trabalho na Educação Infantil e O espaço reorganizado para promoção de experiências com as diferentes linguagens.
| 10 encontros / ano 01 Diretor Pedagógico 01 Diretores de Creche 04 Coordenadoras 30 Educadores 27 Estagiários 06 Auxiliar de sala |
01 | Reunião Institucional | Para garantir um ótimo trabalho e desenvolvimento da Instituição, se fez necessário reunir a equipe de gestão para discussões sobre o desempenho e organizações dos profissionais. | 04 reuniões / ano 01 Direção Geral 01 Direção Técnica 01 Supervisor 04 Coordenadoras |
01 | Curso | O CAIS proporcionou as educadoras um encontro de Formação para as coordenadoras e educadoras com inclusão, tendo como conteúdo, Crescimento e Desenvolvimento da Criança, Desenvolvimento da Linguagem de 0 a 6 anos, Papel da Creche, Rotina, Importância do brincar e dos Brinquedos e a A Importância do Brincar e Trocas | 01 encontros/ ano 10 educadoras 02 Coordenadora |
01 | Curso Externo | A Secretaria de Educação proporcionou a equipe de gestão formações sobre a Base Nacional Comum Curricular, Currículo, estratégias didáticas, Eleição para membro do conselho de alimentação escolar, PNAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar), Portal da Educação/Compatibilização/Geolocalização, Parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria da Saúde, PNLD/PNLD literário. | 02 encontros / ano 01 Diretor Pedagógico 01 Diretores de Creche 04 Coordenadoras |
02 | Reuniões em Conselhos Municipais | A instituição teve representatividade em Conselhos Municipais, atuando efetivamente na promoção de políticas públicas: CMDCA (Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente); CME (Conselho Municipal de Educação); CAE (Conselho de Alimentação Escolar); CONSEAD (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema). | 68 reuniões / ano 01 Diretora Pedagógica 01 Diretora de Creche
|
01 | Palestras | A Secretaria Municipal de Educação proporcionou aos profissionais palestras: Autismo e Inclusão no Quarteirão da saúde. | 02 Palestras / ano 30 Educadores
|
01 | Treinamento | Orientações sobre Práticas de Alimentação Saudável / Aproveitamento integral de alimentos | 02Encontros / ano 05 Cozinheira 04 Auxiliar de Cozinha |
Investimento do CEBAS
Aplicação: Em 2018, foi aplicado o valor de R$ 196.179,20 (Cota Patronal)
Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, o aumento do número de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.
SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL – Unidade Paulicéia-SBC
Atividades Desenvolvidas
Tipo de Proteção: Básica
Segmento: Criança 1 a 3 anos
Endereço do local da realização do Projeto: Rua Camargo nº 184/188 – Pauliceia – São Bernardo do Campo – São Paulo.
Descrição:
O Instituto Jêsue em suas unidade de educação infantil I, atendeu crianças de 00 a 03 anos de idade, em período integral, sendo 82 em parceria com a Secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, e 05 crianças com recursos próprios, totalizando o atendimento em 87 crianças e famílias. Os atendimentos ocorreram de de 2ª a 6ª feira, das 7h30min as 16h30min, em período integral. Seguimos como referência a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação Infantil. A proposta pedagógica foi desenvolvida de acordo com os Campos de Experiência, O eu, o outro e o nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, Escuta, fala, pensamento e imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, que garantiu as aprendizagens por meio das interações e brincadeiras vivenciadas pelas crianças que se desenvolveram nos aspectos sociais, afetivos, cognitivos e físicos.
Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, com projetos e programas articulados, visando o acesso, a permanência, a promoção do desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.
Público alvo: Crianças de 1 a 3 anos
Período de realização: 12 meses – Janeiro a Dezembro de 2018
Resultados Obtidos:
- Atendimento em período integral para crianças de 0 a 3 anos;
- Nutrição saudável e investimento na formação de bons hábitos alimentares;
- Mobilização e sensibilização ás famílias buscando ressignificar sua participação no processo educativo dos filhos, envolvendo-os em encontros, adequando os horários para sua efetiva participação;
- Execução do plano formativo aplicado às educadoras/equipe;
- Continuidade da parceria com a SE – São Bernardo do Campo;
- Fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
- Realização de três eventos anuais com participação das famílias e comunidade;
- Participação familiar em atividades de 2 sábado letivos;
- Realização de um passeio cultural para parque Raphael Lazzuri;
- Acolhimento das famílias para escuta, encaminhamentos e orientação.
- Investimentos institucionais na melhoria e adequação dos espaços com manutenção, pintura e reforma;
- Aquisição e Ampliação dos acervos de brinquedos, materiais pedagógicos e livros.
Nº Total de beneficiários atendidos: 87 crianças e 87 famílias;
Atividades Extras: Piquenique na praça
Interação e socialização escola família na praça
Recreação na praça
Encaminhamento para a Rede | |
2 | UPA – Pauliceia |
4 | UPA- Pauliceia- Para tratamento odontológico. |
5 | UBS- Pauliceia |
Recursos Humanos: Equipe Técnica | ||||
Quantidade | Cargo/Função | Formação | Vínculo Empregatício | Carga Horária |
01 | Diretora Pedagógica | Pedagogia / Pós-graduação | CLT | 40h |
01 | Coordenadora de Creche | Pedagogia/ Gestão Educacional | CLT | 40h |
04 | Professoras | Pedagogia | CLT | 40h |
04 | Auxiliar de Sala | Pedagogia | CLT | 40h |
01 | Aux. de Cozinha | Ensino Médio | CLT | 40h |
01 | Aux. de Limpeza | Ensino Médio | CLT | 40h |
01 | Cozinheira | Ensino Médio | CLT | 40h |
Infraestrutura – Recursos Materiais | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
05 | Salas de atividades |
01 | Sala de atendimento/ Coordenação |
01 | Refeitório |
01 | Cozinha |
01 | Fraldário |
06 | Banheiro de uso da Criança |
01 | Banheiro uso do profissional da cozinha |
02 | Banheiro uso masculino e outro feminino para profissionais |
01 | Sala Lúdica (sala multifuncional) |
01 | Parque Coberto |
|
|
Quantidade | Descrição – Material Permanente |
01 | Bebedouro portátil para água |
01 | Refrigerador – 6 portas |
02 | Freezer |
01 | Liquidificador |
01 | Fogão mini Industrial -6 bocas |
02 | Mesas retangulares grandes |
05 | Cadeiras |
01 | Batedeiras de bolos |
01 | Espremedor de frutas Industrial |
05 | Ventilador de parede |
01 | Ventilador de teto |
01 | Lixeira de pedal |
01 | Dispensa para panelas |
02 | Armários Balcão para louças e utensílios |
06 | Mesas de fórmica e 10 bancos |
01 | Recheaud |
04 | Lixeiras para coleta seletiva com pedal |
01 | Lixeira para lixo orgânico |
01 | Televisor 40” a Cores |
05 | Computadores |
01 | Aparelho de DVD |
02 | Aparelho portátil CD player |
03 | Cadeiras giratórias |
03 | Arquivos com 4 gavetas |
04 | Mesas para computadores |
80 | Colchonetes |
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Capacitação da Equipe | |||
Frequência | Tipo | Tema | Quantidade e Função/Quem participou |
1 / mês | Reunião de Formação | Plano de formação continuada Tema: “Organização do Currículo por Campos de Experiências”. | 12 reuniões / ano 11 profissionais: 01 Diretora Pedagógica 01 Diretora de Creche 05 Professoras 04 Auxiliares |
1 / mês | Reunião Geral LEJF | Integração com as Unidades e Informativos. | 03 reuniões / ano 01 Diretora Pedagógica 01 Diretora de Creche 04 Professoras 04 Auxiliares 02 Agentes de Apoio |
1 / mês | Reunião Geral Conveniadas e SE | Encontro Pedagógico – Creche Jardim Esperança
| 01 encontro / ano 01 Diretora de Creche 04 Professoras 04 Auxiliares 01 Agente de Apoio |
1 / mês | H.P. (Hora Pedagógica) | Encontros para estudo, discussão e elaboração de propostas: PPP – planejamento – avaliação – atividades culturais – organização do espaço escolar. | 06 encontros / ano 01 Diretora de Creche 01 Coordenadora de Creche 04 Professoras 04 Auxiliares |
1 / mês | Encontros de Gestores | Os encontros foram pautados em discussões sobre o currículo para educação Infantil. Materiais como textos, vídeos e estratégias formativas nortearam nosso trabalho nas unidades e ampliaram possibilidades para discussões. | 13 encontros / ano 01 Diretora Pedagógica 01 Diretora de Creche
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Investimento do CEBAS
Aplicação: Em 2018, foi aplicado o valor de R$ 196.179,20 (Cota Patronal)
Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, o aumento do número de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.