SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E 6 a 12 ANOS EM PERÍODO INTEGRAL – PROGRAMA MAIS TEMPO DE ESCOLA – SBC
Atividades Desenvolvidas
Segmento: Crianças de 6 a 12 anos.
Endereços dos locais da realização:
Escolas Municipais:
- EMEB José Getúlio Escobar Bueno
- EMEB Escritor Júlio Atlas
- EMEB Padre Fiorente Elena
- EMEB Profª Maria Justina de Camargo
- EMEB Ramiro Gonçalez Fernandes
- EMEB Dr. Vicente Zammite Mammana
- EMEB Jandira Maria Cansonato
Espaços Institucionais
- Núcleo Sócio Educativo –NSE/RAD – Rua Alvaro Alvim, 275 – Paulicéia – SBC
- Núcleo Sócio Educactivo – NSE/ IBD – Rua Luisina, 511 – Taboão – SBC
- Anfiteatro RAD – Rua Camargo 193 – Paulicéia SBC
Espaços Públicos
- Praça Zequinha de Abreu – Rua São Paulo, s/n – Jordanopolis – SBC
- Praça Mário José Batista – Rua Luisiana, s/n – Taboão – SBC
Abrangência Territorial: Município de São Bernardo do Campo
Descrição:
O Programa Mais Tempo de Escola tem como premissa, proporcionar às crianças e adolescentes a ampliação da carga horária escolar, por meio de atividades de caráter lúdico que ultrapassam os muros da escola, utilizando a cidade como instrumento de educação (praças, parques e instrumentos públicos). Para tanto, todas as atividades são planejadas com o objetivo de propiciar à criança e adolescente a circulação e ampliação do universo social, relacional e cultural, o respeito às regras, a capacidade de ouvir e de se expressar e a participação no processo de construção e prática da cidadania.
Na organização deste programa, o Instituto Jêsue disponibilizou em sete (07) escolas municipais: EMEB José Getúlio Escobar Bueno, EMEB Escritor Júlio Atlas, EMEB Padre Fiorente Elena, EMEB Profª Maria Justina de Camargo, EMEB Ramiro Gonçalez Fernandes, EMEB Dr. Vicente Zammite Mammana, EMEB Jandira Maria Cansonato, ofereceu oficinas de MÚSICA, CAPOEIRA, DANÇA, SKATE, CIRCO, MODALIDADES ESPORTIVAS, ARTES VISUAIS E TEATRO.
Estas oficinas aconteceram em espaços que tiveram como objetivo possibilitar a convivência social de crianças e adolescentes com faixa etária heterogenia, sempre tendo como foco respeito ao coletivo e o conceito de cidadania para a participação no universo social, estimulando assim, protagonismo e autonomia, a partir dos interesses, demandas e potencialidades.
Objetivo: Propiciar às crianças e adolescentes através de atividades de caráter lúdico, cultural e esportivo a ampliação e a apropriação da pluralidade sócio/cultural, com foco no desenvolvimento de atividades que fortaleçam vínculos e previnam a ocorrência de situações de exclusão social e de risco, utilizando para tanto o contra turno escolar.
Público alvo: Crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 12 anos de idade de ambos os sexos.
Capacidade de atendimento: Mil e cem (1100) crianças e adolescentes, divididos em turmas de 25 crianças, conforme o total por escolas parceiras:
- EMEB José Getúlio Escobar Bueno – 150 crianças
- EMEB Escritor Júlio Atlas – 250 crianças
- EMEB Padre Fiorente Elena – 100 crianças
- EMEB Profª Maria Justina de Camargo – 200 crianças
- EMEB Ramiro Gonçalez Fernandes – 200 crianças
- EMEB Dr. Vicente Zammite Mammana – 100 crianças
- EMEB Jandira Maria Cansonato – 100 crianaçs
Período de realização: Julho a Novembro de 2018
Resultados Obtidos:
- Adesão das crianças/adolescentes e seus familiares nas atividades oferecidas;
- Protagonismo Juvenil
- Avanço no desempenho escolar;
- Melhoria no relacionamento com os seus pares;
- Atividades apoiadoras as propostas pedagógicas das unidades escolares fortalecendo as ações educativas em conjunto escola e organização social;
- Desenvolvimento da comunicação de grande parte das crianças, obtidas através das oficinas de teatro e música;
- As oficinas de capoeira colaboraram par maior consciência corporal e manutenção da qualidade de vida;
- Articulação com a comunidade utilizando espaços do território para desenvolvimentos das oficinas.
- Atividades no contra turno escolar 2 vezes por semana para 1100 crianças.
Forma de participação do usuário: As crianças e adolescentes participaram ativamente do processo de elaboração e execução das ações. O Instituto Jêsue manteve um relatório mensal que procurou identificar a eficácia e efetividade das atividades.
Fonte dos Recursos financeiros: Municipal e Recursos próprios da entidade.
Nº Total de beneficiários atendidos: 1100 crianças e adolescentes.
Atividades Extras: atividades sócio culturais, Festa Junina, Festa da Primavera, Festa da Vitória, passeios, palestras e orientação familiar.
Recursos Humanos: Equipe Técnica Operacional |
||||
QTDE |
CARGO |
Formação |
Vínculo |
Carga Horária Semanal |
1 |
Coordenador Técnico de Atividades Educaciuonais |
Serviço Social |
CLT |
20 horas |
1 |
Coordenador Técnico de Atividades Educaciuonais |
Pedagogia e Pós Gestão Educacional |
CLT |
40 horas |
1 |
Coordenador de Atividades Educacionais |
Pedagogia |
CLT |
40 horas |
1 |
Auxiliar Administrativo |
Administração |
CLT |
40 horas |
3 |
Educadores Social |
Educação Física / capoeira |
CLT |
20 horas |
2 |
Educador Social |
Educação Física / Skate |
CLT |
20 horas |
1 |
Educador Social |
Educação Física / Skate |
CLT |
20 horas |
1 |
Educador Social |
Educação Comunicação / Teatro |
CLT |
20 horas |
1 |
Educador Social |
Música/ Musicoterapeuta |
CLT |
20 horas |
7 |
Agentes de apoio |
Cursando Pedagogia |
CLT |
40 horas |
1 |
Agente de apoio |
Tecnólogo em Radiologia |
CLT |
40 horas |
3 |
Agentes de apoio |
Ensino Médio |
CLT |
40 horas |
1 |
Auxiliar de limpeza |
Ensino Médio |
CLT |
40 horas |
Infraestrutura – Recursos Materiais do projeto específico |
|
|
NSE – RAD |
05 |
Salas de convivência |
02 |
Área externa |
01 |
Refeitório |
01 |
Cozinha |
05 |
Banheiros para atendidos |
Quantidade |
Descrição – Material Permanente |
01 |
Bebedouro |
02 |
Mesas |
04 |
Cadeiras |
01 |
Armários |
01 |
Aparelho de DVD |
01 |
Rádio com CD player |
08 |
Tatames |
02 |
Caixa Amplificadora |
01 |
Projetor |
Infraestrutura – Recursos Materiais do projeto específico |
|
|
NSE – IBD |
03 |
Salas de convivência |
02 |
Área externa |
01 |
Refeitório |
01 |
Cozinha |
03 |
Banheiros para atendidos |
Quantidade |
Descrição – Material Permanente |
01 |
Bebedouro |
04 |
Mesas |
16 |
Cadeiras |
01 |
Armários |
01 |
Aparelho de DVD |
01 |
Rádio com CD player |
08 |
Tatames |
02 |
Caixa Amplificadora |
01 |
Projetor |
01 |
Kit de instrumentos de percussão |
01 |
Kit de instrumentos para capoeira |
Infraestrutura – Recursos Materiais do projeto específico |
|
|
Anfiteatro RAD |
01 |
Palco |
02 |
Área externa/ corredor |
01 |
Espeço de plateia |
02 |
Banheiros para atendidos |
Quantidade |
Descrição – Material Permanente |
01 |
Bebedouro |
01 |
Aparelho de DVD |
01 |
Rádio com CD player |
08 |
Tatames |
02 |
Caixa Amplificadora |
01 |
Projetor |
Capacitação da Equipe |
|||
Frequência |
Tipo |
Tema |
Quantidade e Função/Quem participou |
04/ mês |
Reunião de Equipe |
Organização de rotina de trabalho, encaminhamento e supervisão dos planejamentos, relatórios, orientações sobre procedimentos com as crianças e adolescentes, atribuições dos agentes de apoio, controle de frequência, estudo de caso das crianças de inclusão para possíveis encaminhamentos aos serviços de apoio e orientação familiar. Temas diversos abordados de maneira formativa em serviço dos profissionais, discussão e organização dos projetos Institucionais e aplicação de dinâmicas diversas e atividades relacionadas às relações entre a equipe. |
23 reuniões 03 Coordenadores técnicas. 05 Coordenadoras de Programas Educacionais 17 Educadores Sociais 13 agentes de Apoio
|
04/ mês |
Reunião entre Coordenação |
Reuniões a fim de tratar assuntos referentes à rotina, alinhamento de informações, encaminhamentos da direção, fluxo de trabalho e demandas emergentes. |
20 reuniões 02 Coordenadores de Programas Educacionais 05 Coordenadora de Atividades Educacionais |
01/mês |
Reunião com a Secretaria de Educação |
Reunião para orientações e organizações iniciais do trabalho |
02 reuniões 02 Coordenadores de Programas Educacionais |
Investimento do CEBAS
Aplicação: Em 2018, foi aplicado o valor de R$ 26.157,23 (Cota Patronal) Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, o aumento do número de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.