SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E 6 a 12 ANOS EM PERÍODO INTEGRAL – PROGRAMA MAIS TEMPO DE ESCOLA – SBC

Atividades Desenvolvidas

Segmento:  Crianças de 6 a 12 anos.

Endereços dos locais da realização:

Escolas Municipais:

  • EMEB José Getúlio Escobar Bueno
  • EMEB Escritor Júlio Atlas
  • EMEB Padre Fiorente Elena
  • EMEB Profª Maria Justina de Camargo
  • EMEB Ramiro Gonçalez Fernandes
  • EMEB Dr. Vicente Zammite Mammana
  • EMEB Jandira Maria Cansonato

Espaços Institucionais

  • Núcleo Sócio Educativo –NSE/RAD – Rua Alvaro Alvim, 275 – Paulicéia – SBC
  • Núcleo Sócio Educactivo – NSE/ IBD – Rua Luisina, 511 – Taboão – SBC
  • Anfiteatro RAD – Rua Camargo 193 – Paulicéia SBC

Espaços Públicos

  • Praça Zequinha de Abreu – Rua São Paulo, s/n – Jordanopolis – SBC
  • Praça Mário José Batista – Rua Luisiana, s/n – Taboão – SBC

Abrangência Territorial:  Município de São Bernardo do Campo

Descrição:

O Programa Mais Tempo de Escola tem como premissa, proporcionar às crianças e adolescentes a ampliação da carga horária escolar, por meio de atividades de caráter lúdico que ultrapassam os muros da escola, utilizando a cidade como instrumento de educação (praças, parques e instrumentos públicos). Para tanto, todas as atividades são planejadas com o objetivo de propiciar à criança e adolescente a circulação e ampliação do universo social, relacional e cultural, o respeito às regras, a capacidade de ouvir e de se expressar e a participação no processo de construção e prática da cidadania.

Na organização deste programa, o Instituto Jêsue  disponibilizou em sete (07) escolas municipais:  EMEB José Getúlio Escobar Bueno, EMEB Escritor Júlio Atlas, EMEB Padre Fiorente Elena, EMEB Profª Maria Justina de Camargo, EMEB Ramiro Gonçalez Fernandes, EMEB Dr. Vicente Zammite Mammana, EMEB Jandira Maria Cansonato, ofereceu oficinas de MÚSICA, CAPOEIRA, DANÇA, SKATE, CIRCO, MODALIDADES ESPORTIVAS, ARTES VISUAIS E TEATRO.

 Estas oficinas aconteceram  em espaços que tiveram  como objetivo possibilitar a convivência social de crianças e adolescentes com faixa etária heterogenia, sempre tendo como foco respeito ao coletivo e o conceito de cidadania para a participação no universo social, estimulando assim, protagonismo e autonomia, a partir dos interesses, demandas e potencialidades. 

Objetivo: Propiciar às crianças e adolescentes através de atividades de caráter lúdico, cultural e esportivo a ampliação e a apropriação da pluralidade sócio/cultural, com foco no desenvolvimento de atividades que fortaleçam vínculos e previnam a ocorrência de situações de exclusão social e de risco, utilizando para tanto o contra turno escolar.

Público alvo: Crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 12 anos de idade de ambos os sexos.

Capacidade de atendimento:  Mil e cem (1100) crianças e adolescentes, divididos em turmas de 25 crianças, conforme o total por escolas parceiras:

  • EMEB José Getúlio Escobar Bueno – 150 crianças
  • EMEB Escritor Júlio Atlas – 250 crianças
  • EMEB Padre Fiorente Elena – 100 crianças
  • EMEB Profª Maria Justina de Camargo – 200 crianças
  • EMEB Ramiro Gonçalez Fernandes – 200 crianças
  • EMEB Dr. Vicente Zammite Mammana – 100 crianças
  • EMEB Jandira Maria Cansonato – 100 crianaçs

Período de realização: Julho  a Novembro de 2018

Resultados Obtidos:

  • Adesão das crianças/adolescentes e seus familiares nas atividades oferecidas;
  • Protagonismo Juvenil
  • Avanço no desempenho escolar;
  • Melhoria no relacionamento com os seus pares;
  • Atividades apoiadoras as propostas pedagógicas das unidades escolares fortalecendo as ações educativas em conjunto escola e organização social;
  • Desenvolvimento da comunicação de grande parte das crianças, obtidas através das oficinas de teatro e música;
  • As oficinas de capoeira colaboraram par maior consciência corporal e manutenção da qualidade de vida;
  • Articulação com a comunidade utilizando espaços do território para desenvolvimentos das oficinas.
  • Atividades no contra turno escolar 2 vezes por semana para 1100 crianças.

Forma de participação do usuário: As crianças e adolescentes participaram ativamente do processo de elaboração e execução das ações. O  Instituto  Jêsue manteve  um relatório mensal que procurou identificar a eficácia e efetividade das atividades.

Fonte dos Recursos financeiros: Municipal e Recursos próprios da entidade.

Nº Total de beneficiários atendidos: 1100  crianças e adolescentes.

Atividades Extras: atividades sócio culturais, Festa Junina, Festa da Primavera, Festa da Vitória, passeios, palestras e orientação familiar.

 

Recursos Humanos: Equipe Técnica Operacional 

QTDE

CARGO

Formação

Vínculo

Carga Horária

Semanal

1

Coordenador Técnico de Atividades Educaciuonais

Serviço Social

CLT

20 horas

1

Coordenador Técnico de Atividades Educaciuonais

Pedagogia e Pós Gestão Educacional

CLT

40 horas

1

Coordenador de Atividades Educacionais

Pedagogia

CLT

40 horas

1

Auxiliar Administrativo

Administração

CLT

40 horas

3

Educadores Social

Educação Física / capoeira

CLT

20 horas

2

Educador Social

Educação Física / Skate

CLT

20 horas

1

Educador Social

Educação Física / Skate

CLT

20 horas

1

Educador Social

Educação Comunicação / Teatro 

CLT

20 horas

1

Educador Social

Música/ Musicoterapeuta

CLT

20 horas

7

Agentes de apoio

Cursando Pedagogia

CLT

40 horas

1

Agente de apoio

Tecnólogo em Radiologia

CLT

40 horas

3

Agentes de apoio

Ensino Médio

CLT

40 horas

1

Auxiliar de limpeza

Ensino Médio

CLT

40 horas

 

Infraestrutura – Recursos Materiais do projeto específico

 

NSE – RAD

05

Salas de convivência

02

Área externa

01

Refeitório

01

Cozinha

05

Banheiros para atendidos

Quantidade

Descrição – Material Permanente

01

Bebedouro

02

Mesas

04

Cadeiras

01

Armários

01

Aparelho de DVD

01

Rádio com CD player

08

Tatames

02

Caixa Amplificadora

01

Projetor

 

Infraestrutura – Recursos Materiais do projeto específico

 

NSE – IBD

03

Salas de convivência

02

Área externa

01

Refeitório

01

Cozinha

03

Banheiros para atendidos

Quantidade

Descrição – Material Permanente

01

Bebedouro

04

Mesas

16

Cadeiras

01

Armários

01

Aparelho de DVD

01

Rádio com CD player

08

Tatames

02

Caixa Amplificadora

01

Projetor

01

Kit de instrumentos de percussão

01

Kit de instrumentos para capoeira

 

Infraestrutura – Recursos Materiais do projeto específico

 

Anfiteatro RAD

01

Palco

02

Área externa/ corredor

01

Espeço de plateia

02

Banheiros para atendidos

Quantidade

Descrição – Material Permanente

01

Bebedouro

01

Aparelho de DVD

01

Rádio com CD player

08

Tatames

02

Caixa Amplificadora

01

Projetor

 

Capacitação da Equipe

Frequência

Tipo

Tema

Quantidade e Função/Quem participou

04/ mês

Reunião

de Equipe

Organização de rotina de trabalho, encaminhamento e supervisão dos planejamentos, relatórios, orientações sobre procedimentos com as crianças e adolescentes, atribuições dos agentes de apoio, controle de frequência, estudo de caso das crianças de inclusão para possíveis encaminhamentos aos serviços de apoio e orientação familiar. Temas diversos abordados de maneira formativa em serviço dos profissionais, discussão e organização dos projetos Institucionais e aplicação de dinâmicas diversas e atividades relacionadas às relações entre a equipe.

23 reuniões

03 Coordenadores técnicas.

05 Coordenadoras de Programas  Educacionais

17 Educadores Sociais

13 agentes de Apoio

 

04/ mês

Reunião entre Coordenação

Reuniões a fim de tratar assuntos referentes à rotina, alinhamento de informações, encaminhamentos da direção, fluxo de trabalho e demandas emergentes.

20 reuniões

02 Coordenadores de Programas Educacionais

05 Coordenadora de Atividades Educacionais

01/mês

Reunião com a Secretaria de Educação

Reunião para orientações e organizações  iniciais do trabalho

02 reuniões

02 Coordenadores de Programas Educacionais

Investimento do CEBAS

Aplicação:  Em 2018, foi aplicado o valor de R$   26.157,23 (Cota Patronal) Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, o aumento do número de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento   das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.