Identificação: SERVIÇO DE CONVIVENCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS PARA CRIANÇAS DE 06 A 12 ANOS – Programa Mais Tempo de Escola

Segmento:  Ações Sócio Culturais Educativas para crianças de 6 a 12 anos.

 

Endereços dos locais da realização:

 

Escolas Múnicipais:

  • EMEB José Getúlio Escobar Bueno
  • EMEB Escritor Júlio Atlas
  • EMEB Padre Fiorente Elena
  • EMEB Profª Maria Justina de Camargo
  • EMEB Ramiro Gonçalez Fernandes
  • EMEB Dr. Vicente Zammite Mammana
  • EMEB Jandira Maria Cansonato
  • EMEB Profº Bruno Massone
  • EMEB Profº Paulo Freire

 

Espaços Institucionais

  • Núcleo Sócio Educativo –NSE/RAD – Rua Alvaro Alvim, 275 – Paulicéia – SBC
  • Núcleo Sócio Educactivo – NSE/ IBD – Rua Luisiana, 511 – Taboão – SBC
  • Anfiteatro RAD – Rua Camargo 193 – Paulicéia SBC

 

Espaços Públicos

  • Praça Mário José Batista – Rua Luisiana, s/n – Taboão – SBC

 

Espaço com Parceria

  • Associação Tupã – Rua Henrique Rosa, s/n – Riacho Grande – SBC

 

Abrangência Territorial:  Município de São Bernardo do Campo

 

Descrição:

O Programa Mais Tempo de Escola tem como premissa, proporcionar às crianças e adolescentes a ampliação da carga horária escolar, por meio de atividades de caráter lúdico que ultrapassam os muros da escola, utilizando a cidade como instrumento de educação (praças, parques e instrumentos públicos). Para tanto, todas as atividades são planejadas com o objetivo de propiciar à criança e adolescente a circulação e ampliação do universo social, relacional e cultural, o respeito às regras, a capacidade de ouvir e de se expressar e a participação no processo de construção e prática da cidadania.

Na organização deste serviço, o Instituto Jêsue  disponibilizou em nove (09) escolas municipais:  EMEB José Getúlio Escobar Bueno, EMEB Escritor Júlio Atlas, EMEB Padre Fiorente Elena, EMEB Profª Maria Justina de Camargo, EMEB Ramiro Gonçalez Fernandes, EMEB Dr. Vicente Zammite Mammana, EMEB Jandira Maria Cansonato, EMEB Profº Bruno Massone, EMEB Profº Paulo Freire oficinas de MÚSICA, DANÇA, PRATICAS CIRCENSES, AUDIOVISUAL, INGLÊS, JUDÔ E TEATRO.

 Estas oficinas aconteceram  em espaços que tiveram  como objetivo possibilitar a convivência social de crianças e adolescentes com faixa etária heterogenia, sempre tendo como foco respeito ao coletivo e o conceito de cidadania para a participação no universo social, estimulando assim, protagonismo e autonomia, a partir dos interesses, demandas e potencialidades. 

 

Objetivo: Propiciar às crianças e adolescentes através de atividades de caráter lúdico, cultural e esportivo a ampliação e a apropriação da pluralidade sócio/cultural, com foco no desenvolvimento de atividades que fortaleçam vínculos e previnam a ocorrência de situações de exclusão social e de risco, utilizando para tanto o contra turno escolar.

 

Público alvo: Crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 12 anos de idade de ambos os sexos.

 

Capacidade de atendimento:  Mil duzentos e cinquenta (1.250) crianças e adolescentes, divididos em turmas de 25 crianças, conforme o total por escolas parceiras:

  • EMEB José Getúlio Escobar Bueno – 150 crianças
  • EMEB Escritor Júlio Atlas – 150 crianças
  • EMEB Padre Fiorente Elena – 100 crianças
  • EMEB Profª Maria Justina de Camargo – 150 crianças
  • EMEB Ramiro Gonçalez Fernandes – 200 crianças
  • EMEB Dr. Vicente Zammite Mammana – 100 crianças
  • EMEB Jandira Maria Cansonato – 100 crianças
  • EMEB Profº Bruno Massone – 200 crianças
  • EMEB Profº Paulo Freire – 100 crianças

 

Período de realização: Agosto a Novembro de 2019

 

Resultados Obtidos:

  • Adesão das crianças/adolescentes e seus familiares nas atividades oferecidas;
  • Protagonismo Juvenil
  • Avanço no desempenho escolar;
  • Melhoria no relacionamento com os seus pares;
  • Atividades apoiadoras as propostas pedagógicas das unidades escolares fortalecendo as ações educativas em conjunto escola e organização social;
  • Desenvolvimento da comunicação de grande parte das crianças, obtidas através das oficinas de teatro e música;
  • As oficinas de capoeira colaboraram par maior consciência corporal e manutenção da qualidade de vida;
  • Articulação com a comunidade utilizando espaços do território para desenvolvimentos das oficinas.
  • Atividades no contra turno escolar 2 vezes por semana para 1250 crianças.

 

Forma de participação do usuário: As crianças e adolescentes participaram ativamente do processo de elaboração e execução das ações. O  Instituto  Jêsue manteve  um relatório mensal demonstrando a eficácia e efetividade das atividades.

 

Fonte dos Recursos financeiros: Municipal e Recursos próprios da entidade.

 

Nº Total de beneficiários atendidos: 1.250  crianças e adolescentes.

                                                                  

Atividades Extras: atividades sócio culturais, passeios, palestras e orientação familiar.

 

Encaminhamento para a Rede

Quantidade

Locais

—-

—————-

 

Recursos Humanos: Equipe Técnica Operacional 

QTDE

CARGO

Formação

Vínculo

Carga Horária

Semanal

1

Coordenador Técnico de Atividades Educacionais

Licenciatura em Música e Pós em Educação Musical

CLT

20 horas

1

Coordenador Técnico de Atividades Educacionais

Serviço Social

CLT

20 horas

1

Coordenador Técnico de Atividades Educacionais

Pedagogia

CLT

30 horas

4

Coordenador de Atividades Educacionais

Pedagogia

CLT

40 horas

2

Coordenador de Atividades Educacionais

Educação Fisica

CLT

40 horas

 

 

Infraestrutura – Recursos Materiais do projeto específico

NSE – RAD

 

05

Salas de convivência

02

Área externa

01

Refeitório

01

Cozinha

05

Banheiros para atendidos

Quantidade

Descrição – Material Permanente

01

Bebedouro

02

Mesas

04

Cadeiras

01

Armários

01

Aparelho de DVD

01

Rádio com CD player

08

Tatames

02

Caixa Amplificadora

01

Projetor

 

Infraestrutura – Recursos Materiais do projeto específico

NSE – IBD

 

03

Salas de convivência

02

Área externa

01

Refeitório

01

Cozinha

03

Banheiros para atendidos

Quantidade

Descrição – Material Permanente

01

Bebedouro

04

Mesas

16

Cadeiras

01

Armários

01

Aparelho de DVD

01

Rádio com CD player

08

Tatames

02

Caixa Amplificadora

01

Projetor

01

Kit de instrumentos de percussão

01

Kit de instrumentos para capoeira

 

Infraestrutura – Recursos Materiais do projeto específico

Anfiteatro RAD

 

01

Palco

02

Área externa/ corredor

01

Espeço de plateia

02

Banheiros para atendidos

Quantidade

Descrição – Material Permanente

01

Bebedouro

01

Aparelho de DVD

01

Rádio com CD player

08

Tatames

02

Caixa Amplificadora

01

Projetor

 

Infraestrutura – Recursos Materiais do projeto específico

Espaço Tupã

 

03

Salas de Convivência

02

Banheiros para atendidos

01

Quadra

Quantidade

Descrição – Material Permanente

01

Bebedouro

01

Aparelho de DVD

01

Rádio com CD player

08

Tatames

02

Caixa Amplificadora

 

 

Capacitação da Equipe

Frequência

Tipo

Tema

Quantidade

e Função/Quem participou

04/ mês

Reunião

de Equipe

Organização de rotina de trabalho, encaminhamento e supervisão dos planejamentos, relatórios, orientações sobre procedimentos com as crianças e adolescentes, atribuições dos agentes de apoio, controle de frequência, estudo de caso das crianças de inclusão para possíveis encaminhamentos aos serviços de apoio e orientação familiar. Temas diversos abordados de maneira formativa em serviço dos profissionais, discussão e organização dos projetos Institucionais e aplicação de dinâmicas diversas e atividades relacionadas às relações entre a equipe.

16 reuniões

03 Coordenadores técnicas.

06 Coordenadores de Programas  Educacionais

17 Educadores Sociais

16 agentes de Apoio

 

04/ mês

Reunião entre Coordenação

Reuniões a fim de tratar assuntos referentes à rotina, alinhamento de informações, encaminhamentos da direção, fluxo de trabalho e demandas emergentes.

15 reuniões

02 Coordenadores Técnicos

06 Coordenadores de Atividades Educacionais

 

Investimento do CEBAS

Aplicação:  Em 2019, foi aplicado o valor de R$ 123.738,64 (Cota Patronal)

Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, o aumento do número de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento   das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.