SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL – Unidade Paulicéia-SBC
Atividades Desenvolvidas
Tipo de Proteção: Básica
Segmento: Criança 1 a 3 anos
Endereço do local da realização do Projeto: Rua Camargo nº 184/188 – Pauliceia – São Bernardo do Campo – São Paulo.
Descrição:
O Instituto Jêsue em suas unidade de educação infantil I, atendeu crianças de 00 a 03 anos de idade, em período integral, sendo 82 em parceria com a Secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, e 05 crianças com recursos próprios, totalizando o atendimento em 87 crianças e famílias. Os atendimentos ocorreram de de 2ª a 6ª feira, das 7h30min as 16h30min, em período integral. Seguimos como referência a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação Infantil. A proposta pedagógica foi desenvolvida de acordo com os Campos de Experiência, O eu, o outro e o nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, Escuta, fala, pensamento e imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, que garantiu as aprendizagens por meio das interações e brincadeiras vivenciadas pelas crianças que se desenvolveram nos aspectos sociais, afetivos, cognitivos e físicos.
Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, com projetos e programas articulados, visando o acesso, a permanência, a promoção do desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.
Público alvo: Crianças de 1 a 3 anos
Período de realização: 12 meses – Janeiro a Dezembro de 2018
Resultados Obtidos:
- Atendimento em período integral para crianças de 0 a 3 anos;
- Nutrição saudável e investimento na formação de bons hábitos alimentares;
- Mobilização e sensibilização ás famílias buscando ressignificar sua participação no processo educativo dos filhos, envolvendo-os em encontros, adequando os horários para sua efetiva participação;
- Execução do plano formativo aplicado às educadoras/equipe;
- Continuidade da parceria com a SE – São Bernardo do Campo;
- Fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
- Realização de três eventos anuais com participação das famílias e comunidade;
- Participação familiar em atividades de 2 sábado letivos;
- Realização de um passeio cultural para parque Raphael Lazzuri;
- Acolhimento das famílias para escuta, encaminhamentos e orientação.
- Investimentos institucionais na melhoria e adequação dos espaços com manutenção, pintura e reforma;
- Aquisição e Ampliação dos acervos de brinquedos, materiais pedagógicos e livros.
Nº Total de beneficiários atendidos: 87 crianças e 87 famílias;
Atividades Extras: Piquenique na praça
Interação e socialização escola família na praça
Recreação na praça
Encaminhamento para a Rede |
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2 |
UPA – Pauliceia |
4 |
UPA- Pauliceia- Para tratamento odontológico. |
5 |
UBS- Pauliceia |
Recursos Humanos: Equipe Técnica |
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Quantidade |
Cargo/Função |
Formação |
Vínculo Empregatício |
Carga Horária |
01 |
Diretora Pedagógica |
Pedagogia / Pós-graduação |
CLT |
40h |
01 |
Coordenadora de Creche |
Pedagogia/ Gestão Educacional |
CLT |
40h |
04 |
Professoras |
Pedagogia |
CLT |
40h |
04 |
Auxiliar de Sala |
Pedagogia |
CLT |
40h |
01 |
Aux. de Cozinha |
Ensino Médio |
CLT |
40h |
01 |
Aux. de Limpeza |
Ensino Médio |
CLT |
40h |
01 |
Cozinheira |
Ensino Médio |
CLT |
40h |
Infraestrutura – Recursos Materiais |
|
Quantidade |
Descrição – Imóvel |
05 |
Salas de atividades |
01 |
Sala de atendimento/ Coordenação |
01 |
Refeitório |
01 |
Cozinha |
01 |
Fraldário |
06 |
Banheiro de uso da Criança |
01 |
Banheiro uso do profissional da cozinha |
02 |
Banheiro uso masculino e outro feminino para profissionais |
01 |
Sala Lúdica (sala multifuncional) |
01 |
Parque Coberto |
|
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Quantidade |
Descrição – Material Permanente |
01 |
Bebedouro portátil para água |
01 |
Refrigerador – 6 portas |
02 |
Freezer |
01 |
Liquidificador |
01 |
Fogão mini Industrial -6 bocas |
02 |
Mesas retangulares grandes |
05 |
Cadeiras |
01 |
Batedeiras de bolos |
01 |
Espremedor de frutas Industrial |
05 |
Ventilador de parede |
01 |
Ventilador de teto |
01 |
Lixeira de pedal |
01 |
Dispensa para panelas |
02 |
Armários Balcão para louças e utensílios |
06 |
Mesas de fórmica e 10 bancos |
01 |
Recheaud |
04 |
Lixeiras para coleta seletiva com pedal |
01 |
Lixeira para lixo orgânico |
01 |
Televisor 40” a Cores |
05 |
Computadores |
01 |
Aparelho de DVD |
02 |
Aparelho portátil CD player |
03 |
Cadeiras giratórias |
03 |
Arquivos com 4 gavetas |
04 |
Mesas para computadores |
80 |
Colchonetes |
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Capacitação da Equipe |
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Frequência |
Tipo |
Tema |
Quantidade e Função/Quem participou |
1 / mês |
Reunião de Formação |
Plano de formação continuada Tema: “Organização do Currículo por Campos de Experiências”. |
12 reuniões / ano 11 profissionais: 01 Diretora Pedagógica 01 Diretora de Creche 05 Professoras 04 Auxiliares |
1 / mês |
Reunião Geral LEJF |
Integração com as Unidades e Informativos. |
03 reuniões / ano 01 Diretora Pedagógica 01 Diretora de Creche 04 Professoras 04 Auxiliares 02 Agentes de Apoio |
1 / mês |
Reunião Geral Conveniadas e SE |
Encontro Pedagógico – Creche Jardim Esperança
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01 encontro / ano 01 Diretora de Creche 04 Professoras 04 Auxiliares 01 Agente de Apoio |
1 / mês |
H.P. (Hora Pedagógica) |
Encontros para estudo, discussão e elaboração de propostas: PPP – planejamento – avaliação – atividades culturais – organização do espaço escolar. |
06 encontros / ano 01 Diretora de Creche 01 Coordenadora de Creche 04 Professoras 04 Auxiliares |
1 / mês |
Encontros de Gestores |
Os encontros foram pautados em discussões sobre o currículo para educação Infantil. Materiais como textos, vídeos e estratégias formativas nortearam nosso trabalho nas unidades e ampliaram possibilidades para discussões. |
13 encontros / ano 01 Diretora Pedagógica 01 Diretora de Creche
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Investimento do CEBAS
Aplicação: Em 2018, foi aplicado o valor de R$ 196.179,20 (Cota Patronal)
Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, o aumento do número de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.