SERVIÇO EDUCACIONAL E SOCIAL PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS  INSTITUTO JÊSUE EDUCAÇÃO INFANTIL – Unidade Paulicéia-SBC

Atividades Desenvolvidas

Tipo de Proteção: Básica

Segmento: Criança 1 a 3 anos

Endereço do local da realização do Projeto: Rua Camargo nº 184/188 – Pauliceia – São Bernardo do Campo – São Paulo.

Descrição:

O Instituto Jêsue em suas unidade de educação infantil I,  atendeu crianças de 00 a 03 anos de idade, em período integral, sendo 82 em parceria com a Secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, e 05 crianças com recursos próprios, totalizando o atendimento em 87 crianças e famílias. Os atendimentos ocorreram de de 2ª a 6ª feira, das 7h30min as 16h30min, em período integral. Seguimos como referência a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes    Nacionais Curriculares da Educação Infantil. A proposta pedagógica foi desenvolvida de acordo com os Campos de Experiência, O eu, o outro e o nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, Escuta, fala, pensamento e imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, que garantiu as aprendizagens por meio das interações e brincadeiras vivenciadas pelas crianças que se desenvolveram nos aspectos sociais, afetivos, cognitivos e físicos.

Objetivo: Desenvolver uma política de atendimento social e educacional, com projetos e programas articulados, visando o acesso, a permanência, a promoção do desenvolvimento integral da criança, o fortalecimento e a valorização da convivência social, familiar e comunitária na construção da cidadania.

Público alvo: Crianças de 1 a 3 anos

Período de realização: 12 meses – Janeiro a Dezembro de 2018

Resultados Obtidos:

  • Atendimento em período integral para crianças de 0 a 3 anos;
  • Nutrição saudável e investimento na formação de bons hábitos alimentares;
  • Mobilização e sensibilização ás famílias buscando ressignificar sua participação no processo educativo dos filhos, envolvendo-os em encontros, adequando os horários para sua efetiva participação;
  • Execução do plano formativo aplicado às educadoras/equipe;
  • Continuidade da parceria com a SE – São Bernardo do Campo;
  • Fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
  • Realização de três eventos anuais com participação das famílias e comunidade;
  • Participação familiar em atividades de 2 sábado letivos;
  • Realização de um passeio cultural para parque Raphael Lazzuri;
  • Acolhimento das famílias para escuta, encaminhamentos e orientação.
  • Investimentos institucionais na melhoria e adequação dos espaços com manutenção, pintura e reforma;
  • Aquisição e Ampliação dos acervos de brinquedos,  materiais pedagógicos e livros.

Nº Total de beneficiários atendidos: 87 crianças e 87 famílias;

Atividades Extras:       Piquenique na praça

                                      Interação e socialização escola família na praça

                                    Recreação na praça

 

Encaminhamento para a Rede

2

UPA – Pauliceia

4

UPA- Pauliceia- Para tratamento odontológico.

5

UBS- Pauliceia

 

Recursos Humanos: Equipe Técnica

Quantidade

Cargo/Função

Formação

Vínculo Empregatício

Carga Horária

01

Diretora Pedagógica

Pedagogia / Pós-graduação

CLT

40h

01

Coordenadora de Creche

Pedagogia/ Gestão Educacional

CLT

40h

04

Professoras

Pedagogia

CLT

40h

04

Auxiliar de Sala

Pedagogia

CLT

40h

01

Aux. de Cozinha

Ensino Médio

CLT

40h

01

Aux. de Limpeza

Ensino Médio

CLT

40h

01

Cozinheira

Ensino Médio

CLT

40h

 

 

Infraestrutura – Recursos Materiais

Quantidade

Descrição – Imóvel

05

Salas de atividades

01

Sala de atendimento/ Coordenação

01

Refeitório

01

Cozinha

01

Fraldário

06

Banheiro de uso da Criança

01

Banheiro uso do profissional da cozinha

02

Banheiro uso masculino e outro feminino para profissionais

01

Sala Lúdica (sala multifuncional)

01

Parque Coberto

 

 

Quantidade

Descrição – Material Permanente

01

Bebedouro portátil para água

01

Refrigerador – 6 portas

02

Freezer

01

Liquidificador

01

Fogão mini Industrial -6 bocas

02

Mesas retangulares grandes

05

Cadeiras

01

Batedeiras de bolos

01

Espremedor de frutas Industrial

05

Ventilador de parede

01

Ventilador de teto

01

Lixeira de pedal

01

Dispensa para panelas

02

Armários Balcão para louças e utensílios

06

Mesas de fórmica e 10 bancos

01

Recheaud

04

Lixeiras para coleta seletiva com pedal

01

Lixeira para lixo orgânico

01

Televisor 40” a Cores

05

Computadores

01

Aparelho de DVD

02

Aparelho portátil CD player

03

Cadeiras giratórias

03

Arquivos com 4 gavetas

04

Mesas para computadores

80

Colchonetes

 

 

Capacitação da Equipe

Frequência

Tipo

Tema

Quantidade e Função/Quem participou

1 / mês

Reunião de Formação

Plano de formação continuada

Tema: “Organização do Currículo por Campos de Experiências”.

12 reuniões / ano

11 profissionais:

01 Diretora Pedagógica

01 Diretora de Creche

05 Professoras

04 Auxiliares

1 / mês

Reunião Geral LEJF

Integração com as Unidades e Informativos.

03 reuniões / ano

01 Diretora Pedagógica

01 Diretora de Creche

04 Professoras

04 Auxiliares

02 Agentes de Apoio

1 / mês

Reunião Geral Conveniadas e SE

Encontro Pedagógico – Creche Jardim Esperança

 

01 encontro / ano

01 Diretora de Creche

04 Professoras

04 Auxiliares

01 Agente de Apoio

1 / mês

H.P.

(Hora Pedagógica)

Encontros para estudo, discussão e elaboração de propostas: PPP – planejamento – avaliação – atividades culturais – organização do espaço escolar.

06 encontros / ano

01 Diretora de Creche

01 Coordenadora de Creche

04 Professoras

04 Auxiliares

1 / mês

Encontros de Gestores

Os encontros foram pautados em discussões sobre o currículo para educação Infantil. Materiais como textos, vídeos e estratégias formativas nortearam nosso trabalho nas unidades e ampliaram possibilidades para discussões.

13 encontros / ano

01 Diretora Pedagógica

01 Diretora de Creche

 

Investimento do CEBAS

Aplicação:  Em 2018, foi aplicado o valor de R$   196.179,20 (Cota Patronal)

Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, o aumento do número de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento   das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.