ASSISTÊNCIA SOCIAL – PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

MODALIDADE III –  18 A 59 ANOS DE IDADE

Atividades Desenvolvidas

 Tipo de Proteção: Proteção Social Básica

 Segmento: adultos de 18 a 59 anos

Endereço do local da realização do Serviço:

Rua dos Pássaros, 129 CEP. 09784-060 –  Montanhão /Vila São Pedro – S.B.C.

Rua Arlindo Aparecido da Silva, 13 –  CEP. 09790-710 – Golden Park/Vila São José  – S.B.C.

Rua Luisiana, 511 – Vila Santa Luzia/Taboão – S.B.C. – SP

Abrangência Territorial: Município de São Bernardo do Campo

Descrição: O Serviço tem por foco o desenvolvimento de atividades lúdicas e reflexivas com crianças, adolescentes, familiares, adultos e a comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrências de situações de exclusão social, negligencias e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil.

Objetivos: Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e encontros intergeracionais de modo a desenvolver a sua convivência familiar e comunitária; possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades para novos projetos de vida, propiciar sua formação cidadã e detectar necessidades e motivações, habilidades e talentos, propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social, estimulando a participação na vida pública no território, além de desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno, possibilitar o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas, contribuir para a inserção, reinserção e permanência dos adultos no sistema educacional, no mundo do trabalho e no sistema de saúde básica e complementar, quando for o caso, propiciar vivências que valorizam as experiências que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social, ampliando seu espaço de atuação para além do território.

Público alvo: 140 (cento e quarenta) adultos de 18 a 59 anos.

Capacidade de atendimento: 160 (cento e sessenta) adultos de 18 a 59 anos.

Período de realização: janeiro a dezembro de 2018.

 

Resultados Obtidos:

  • Boa frequência aos grupos e envolvimento com os temas e atividades propostas;
  • Boa evolução no fortalecimento de vínculos e administração de conflitos;
  • Boa parte dos atendidos cadastrados no CAD e referenciados no CRAS

 Fontes de Recursos: Federal e Recursos Próprios

Nº Total de beneficiários atendidos: 152 (cento e cinquenta e duas) na Vila São Pedro, 63 (sessenta e três) na Vila São José e 65 ( sessenta e cinco ) no Taboão

Atividades Extras: As famílias participaram da Festa da Vitória, Conferencia Municipal da Criança e adolescente –  TEMA “PROTEÇÃO INTEGRAL, DIVERSIDADE E ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS”, Festa das Crianças, Passeios, Festa Junina, Festa da Primavera.

Encaminhamento para a Rede
Quantidade Locais
10 CAD Único
05 CRAS I
02 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
01 UBS SÃO PEDRO
02 UBS SILVINA
01 DEFENSORIA PUBLICA
01 UBS SACOMÃ
01 CRAS IPIRANGA
01 BANCO DO BRASIL / RENDA CIDADÃ
01 ASSOCIAÇÃO PADRE LÉO COMISSARI
01 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
01 CAIXA ECONOMICA / RENDA CIDADÃ
03 ASSISTENCIA JURIDICA FACULDADE DE DIREITO SBC
03 CRAS V
01 UBS TABOÃO
07 CURSOS GRATUITOS NA ETECRI

 

Recursos Humanos: Equipe Técnica do Serviço
Quant. Cargo Formação Carga Horária Vinculo
01 Supervisor Social Serviço Social 10 horas CLT
01 Responsável Téc. Social Serviço Social 40 horas CLT
01 Auxiliar de Limpeza Ensino Médio 40 horas CLT
01 Educador Social Superior completo 16 horas CLT
01 Instrutor de Arte Educação Superior incompleto 30 horas MEI

 

Infraestrutura – (Taboão) Recursos Materiais do Serviço especifico
Quantidade Descrição imóvel
01 Sala para profissionais e acolhida
01 Sala de atendimento individual
01 Sala de atendimento em grupo
03 Sanitários
01 Pátio coberto
01 Sala para atividades com as crianças

 

 

Capacitação da Equipe
Frequência Tipo Tema Quantidade e Função/Quem participou
2 mensais / por unidade Reuniões Técnicas

Planejamentos de temas para grupos, visitas domiciliares;

Discussões de casos e encaminhamentos; Produções mensais de relatórios.

02 encontros/

02 Educ. Social

01 Resp. Tec. Social

Mensal Reuniões de Supervisão e Direção

Para orientações relacionadas a demandas externas e internas das unidades de atendimentos.

Orientações referentes à execução dos serviços

Formações e Orientações referentes a Instituição

3 encontros/

01 Sup. Serv. Social

01 Resp. Tec. Social

Mensal Reuniões com a Rede de Serviços socioassistenciais Reuniões com CRAS I e CRAS V de REDE e para recebimento de demandas e orientações relativas ao território, acompanhamento de metas e encaminhamentos para referência e contrareferência. Encontro Socioassistencial, 1º Encontro de Usuários CRAS I, CRAM (Dia Internacional ao Combate á Violência contra a Mulher), Orientações referentes ao SISC, Monitoramento DG SUAS.

6 encontros/

01 – Superv. Serv. Social

02 – Resp. Tec. Social

01 – Educ. Social