ASSISTÊNCIA SOCIAL – PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA
MODALIDADE III – 18 A 59 ANOS DE IDADE


Atividades Desenvolvidas
Tipo de Proteção: Proteção Social Básica
Segmento: adultos de 18 a 59 anos
Endereço do local da realização do Serviço:
Rua dos Pássaros, 129 CEP. 09784-060 – Montanhão /Vila São Pedro – S.B.C.
Rua Arlindo Aparecido da Silva, 13 – CEP. 09790-710 – Golden Park/Vila São José – S.B.C.
Rua Luisiana, 511 – Vila Santa Luzia/Taboão – S.B.C. – SP
Abrangência Territorial: Município de São Bernardo do Campo
Descrição: O Serviço tem por foco o desenvolvimento de atividades lúdicas e reflexivas com crianças, adolescentes, familiares, adultos e a comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrências de situações de exclusão social, negligencias e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil.
Objetivos: Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e encontros intergeracionais de modo a desenvolver a sua convivência familiar e comunitária; possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades para novos projetos de vida, propiciar sua formação cidadã e detectar necessidades e motivações, habilidades e talentos, propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social, estimulando a participação na vida pública no território, além de desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno, possibilitar o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas, contribuir para a inserção, reinserção e permanência dos adultos no sistema educacional, no mundo do trabalho e no sistema de saúde básica e complementar, quando for o caso, propiciar vivências que valorizam as experiências que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social, ampliando seu espaço de atuação para além do território.
Público alvo: 140 (cento e quarenta) adultos de 18 a 59 anos.
Capacidade de atendimento: 160 (cento e sessenta) adultos de 18 a 59 anos.
Período de realização: janeiro a dezembro de 2018.
Resultados Obtidos:
- Boa frequência aos grupos e envolvimento com os temas e atividades propostas;
- Boa evolução no fortalecimento de vínculos e administração de conflitos;
- Boa parte dos atendidos cadastrados no CAD e referenciados no CRAS
Fontes de Recursos: Federal e Recursos Próprios
Nº Total de beneficiários atendidos: 152 (cento e cinquenta e duas) na Vila São Pedro, 63 (sessenta e três) na Vila São José e 65 ( sessenta e cinco ) no Taboão
Atividades Extras: As famílias participaram da Festa da Vitória, Conferencia Municipal da Criança e adolescente – TEMA “PROTEÇÃO INTEGRAL, DIVERSIDADE E ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS”, Festa das Crianças, Passeios, Festa Junina, Festa da Primavera.
Encaminhamento para a Rede | |
Quantidade | Locais |
10 | CAD Único |
05 | CRAS I |
02 | SECRETARIA DE EDUCAÇÃO |
01 | UBS SÃO PEDRO |
02 | UBS SILVINA |
01 | DEFENSORIA PUBLICA |
01 | UBS SACOMÃ |
01 | CRAS IPIRANGA |
01 | BANCO DO BRASIL / RENDA CIDADÃ |
01 | ASSOCIAÇÃO PADRE LÉO COMISSARI |
01 | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
01 | CAIXA ECONOMICA / RENDA CIDADÃ |
03 | ASSISTENCIA JURIDICA FACULDADE DE DIREITO SBC |
03 | CRAS V |
01 | UBS TABOÃO |
07 | CURSOS GRATUITOS NA ETECRI |
Recursos Humanos: Equipe Técnica do Serviço | ||||
Quant. | Cargo | Formação | Carga Horária | Vinculo |
01 | Supervisor Social | Serviço Social | 10 horas | CLT |
01 | Responsável Téc. Social | Serviço Social | 40 horas | CLT |
01 | Auxiliar de Limpeza | Ensino Médio | 40 horas | CLT |
01 | Educador Social | Superior completo | 16 horas | CLT |
01 | Instrutor de Arte Educação | Superior incompleto | 30 horas | MEI |
Infraestrutura – (Taboão) Recursos Materiais do Serviço especifico | |
Quantidade | Descrição imóvel |
01 | Sala para profissionais e acolhida |
01 | Sala de atendimento individual |
01 | Sala de atendimento em grupo |
03 | Sanitários |
01 | Pátio coberto |
01 | Sala para atividades com as crianças |
Capacitação da Equipe | |||
Frequência | Tipo | Tema | Quantidade e Função/Quem participou |
2 mensais / por unidade | Reuniões Técnicas |
Planejamentos de temas para grupos, visitas domiciliares; Discussões de casos e encaminhamentos; Produções mensais de relatórios. |
02 encontros/ 02 Educ. Social 01 Resp. Tec. Social |
Mensal | Reuniões de Supervisão e Direção |
Para orientações relacionadas a demandas externas e internas das unidades de atendimentos. Orientações referentes à execução dos serviços Formações e Orientações referentes a Instituição |
3 encontros/ 01 Sup. Serv. Social 01 Resp. Tec. Social |
Mensal | Reuniões com a Rede de Serviços socioassistenciais | Reuniões com CRAS I e CRAS V de REDE e para recebimento de demandas e orientações relativas ao território, acompanhamento de metas e encaminhamentos para referência e contrareferência. Encontro Socioassistencial, 1º Encontro de Usuários CRAS I, CRAM (Dia Internacional ao Combate á Violência contra a Mulher), Orientações referentes ao SISC, Monitoramento DG SUAS. |
6 encontros/ 01 – Superv. Serv. Social 02 – Resp. Tec. Social 01 – Educ. Social |