ASSISTÊNCIA SOCIAL – PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA
MODALIDADE II – 6 A 17 ANOS DE IDADE


Atividades Desenvolvidas
Tipo de Proteção: Proteção Social Básica
Segmento: crianças e adolescentes de 6 a 17 anos
Endereço do local da realização do Serviço:
Rua dos Pássaros, 129 CEP. 09784-060 – Montanhão /Vila São Pedro – S.B.C.
Rua Luisiana, 511 – Vila Santa Luzia/Taboão – S.B.C. – SP
Abrangência Territorial: Município de São Bernardo do Campo
Descrição: O Serviço tem por foco o desenvolvimento de atividades lúdicas e reflexivas com crianças, adolescentes, familiares, adultos e a comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrências de situações de exclusão social, negligencias e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil.
Objetivos:
Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; Contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional. Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; especificamente para o público de 15 a 17 anos, possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direitos de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas.
Público alvo: 135 (cento e trinta e cinco) crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade
Capacidade de atendimento: 150 (cento e cinquenta) crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade
Período de realização: janeiro a dezembro de 2018.
Resultados Obtidos:
- Boa frequência escolar e conscientização das que não frequentavam a escola com regularidade;
- Boa frequência aos grupos e envolvimento com os temas e atividades propostas;
- Boa evolução no fortalecimento de vínculos e administração de conflitos.
Trabalho com as Famílias: O trabalho com as famílias é realizado pelo Serviço Social, busca o empoderamento familiar através de atendimento individual, oficinas de geração de renda, palestras e encontros temáticos. As estratégias de atendimento e atuação do profissional de Serviço Social foram formatadas para garantir:
- A efetivação dos direitos e valorização das crianças e adolescentes atendidos, bem como de seus familiares;
- A participação ativa da família em todo o processo de desenvolvimento integral;
- A motivação da capacidade pessoal e familiar de enfrentamento das questões sociais.
O Programa Brava Gente disponibiliza atendimento, orientação social e visitas domiciliares a todas as famílias, através de procura espontânea ou por avaliação da equipe técnica a partir da denúncia de terceiros ou pelo encaminhamento dos profissionais.
É um programa que se articula com as atividades socioeducativas diretas com o público atendido diariamente para complementar o trabalho realizado a e para promover a garantia de direitos na perspectiva do seu desenvolvimento integral e do pleno exercício de sua cidadania.
Fontes de Recursos: Federal e Recursos Próprios
Nº Total de beneficiários atendidos: 131 (cento e trinta e um) na Vila São José e 60
( sessenta ) no Taboão.
Atividades Extras: As crianças, adolescentes e suas famílias participaram da Festa da Vitória, Pré Conferencia da Criança e do Adolescente (Livre e Lúdica) e da XI CONFERÊNCIA LÚDICA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COM O TEMA “PROTEÇÃO INTEGRAL, DIVERSIDADE E ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS”, Festa dia das Crianças, Passeio á Chácara Silvestre, Dia Mundial da Alimentação, Festa Junina, Festa da Primavera.
Encaminhamento para a Rede |
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Quantidade |
Locais |
20 |
CAD Único |
15 |
CRAS I |
01 |
ASSISTENCIA JURIDICA GRATUITA FACULDADE DE DIREITO |
10 |
CRAS V |
01 |
UBS TABOÃO |
07 |
CURSOS GRATUITOS NA ETECRI |
10 |
FUNDAÇÃO CIT |
10 |
JOVEM APRENDIZ BANCO DO BRASIL |
10 |
CURSO DE RECREADOR – SENAC E FUNDAÇÃO CRIANÇA DE SBC |
Recursos Humanos: Equipe Técnica do Serviço |
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Quant. |
Cargo |
Formação |
Carga Horária |
Vinculo |
01 |
Supervisor Financeiro |
Superior Completo |
20 horas |
CLT |
01 |
Supervisor Social |
Serviço Social |
05 horas |
CLT |
01 |
Resp. Téc. Social |
Serviço Social |
40 horas |
CLT |
01 |
Auxiliar de Cozinha |
Ensino Médio |
40 horas |
CLT |
01 |
Instrutor de Arte Educação |
Superior Completo |
12 horas |
MEI |
01 |
Instrutor de Arte Educação |
Superior Completo |
30 horas |
MEI |
01 |
Instrutor de Arte Educação |
Ensino Médio |
30 horas |
MEI |
Infraestrutura – (Vila Santa Luzia) Recursos Materiais do Serviço especifico |
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Quantidade |
Descrição imóvel |
01 |
Sala para profissionais e acolhida |
01 |
Sala de atendimento individual |
01 |
Sala de atendimento em grupo |
03 |
Sanitários |
01 |
Pátio coberto |
01 |
Sala para atividades com as crianças |
Capacitação da Equipe |
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Frequência |
Tipo |
Tema |
Quantidade e Função/Quem participou |
2 mensais / por unidade |
Reuniões Técnicas |
Planejamentos de temas para grupos, visitas domiciliares; Discussões de casos e encaminhamentos; Produções mensais de relatórios. |
02 encontros/ 02 Educ. Social 01 Resp. Tec. Social |
Mensal |
Reuniões de Supervisão e Direção |
Para orientações relacionadas a demandas externas e internas das unidades de atendimentos. Orientações referentes à execução dos serviços. Formações e Orientações referentes a Instituição |
4 encontros/ 01 Sup. Serv. Social 01 Resp. Tec. Social |
Mensal |
Reuniões com a Rede de Serviços socioassistenciais |
Reuniões com CRAS I e CRAS V de REDE e para recebimento de demandas e orientações relativas ao território, acompanhamento de metas e encaminhamentos para referência e contrareferência. Encontro Socioassistencial, 1º Encontro de Usuários CRAS I, Reunião de Planejamento CEMIC (ref. Pré-Conferencia). |
5 encontros/ 01 – Superv. Serv. Social 02 – Resp. Tec. Social 01 – Educ. Social |