ASSISTÊNCIA SOCIAL – PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

MODALIDADE II –  6 A 17 ANOS DE IDADE

Atividades Desenvolvidas

Tipo de Proteção: Proteção Social Básica

Segmento: crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

Endereço do local da realização do Serviço:

Rua dos Pássaros, 129 CEP. 09784-060 –  Montanhão /Vila São Pedro – S.B.C.

Rua Luisiana, 511 – Vila Santa Luzia/Taboão – S.B.C. – SP

Abrangência Territorial: Município de São Bernardo do Campo

Descrição: O Serviço tem por foco o desenvolvimento de atividades lúdicas e reflexivas com crianças, adolescentes, familiares, adultos e a comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrências de situações de exclusão social, negligencias e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil.

Objetivos:

Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; Contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional. Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; especificamente para o público de 15 a 17 anos, possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direitos de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas.

Público alvo: 135 (cento e trinta e cinco) crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade

Capacidade de atendimento: 150 (cento e cinquenta) crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade

Período de realização: janeiro a dezembro de 2018.

Resultados Obtidos:

  • Boa frequência escolar e conscientização das que não frequentavam a escola com regularidade;
  • Boa frequência aos grupos e envolvimento com os temas e atividades propostas;
  • Boa evolução no fortalecimento de vínculos e administração de conflitos.

Trabalho com as Famílias: O trabalho com as famílias é realizado pelo Serviço Social, busca o empoderamento familiar através de atendimento individual, oficinas de geração de renda, palestras e encontros temáticos. As estratégias de atendimento e atuação do profissional de Serviço Social foram formatadas para garantir:

  • A efetivação dos direitos e valorização das crianças e adolescentes atendidos, bem como de seus familiares;
  • A participação ativa da família em todo o processo de desenvolvimento integral;
  • A motivação da capacidade pessoal e familiar de enfrentamento das questões sociais.

O Programa Brava Gente disponibiliza atendimento, orientação social e visitas domiciliares a todas as famílias, através de procura espontânea ou por avaliação da equipe técnica a partir da denúncia de terceiros ou pelo encaminhamento dos profissionais.

É um programa que se articula com as atividades socioeducativas diretas com o público atendido diariamente para complementar o trabalho realizado a e para promover a garantia de direitos na perspectiva do seu desenvolvimento integral e do pleno exercício de sua cidadania.

Fontes de Recursos: Federal e Recursos Próprios

Nº Total de beneficiários atendidos: 131 (cento e trinta e um) na Vila São José e 60

( sessenta ) no Taboão.

Atividades Extras: As crianças, adolescentes e suas famílias participaram da Festa da Vitória, Pré Conferencia da Criança e do Adolescente (Livre e Lúdica) e da XI CONFERÊNCIA LÚDICA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COM O TEMA “PROTEÇÃO INTEGRAL, DIVERSIDADE E ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS”, Festa dia das Crianças, Passeio á Chácara Silvestre, Dia Mundial da Alimentação, Festa Junina, Festa da Primavera.

Encaminhamento para a Rede

Quantidade

Locais

20

CAD Único

15

CRAS I

01

ASSISTENCIA JURIDICA GRATUITA FACULDADE DE DIREITO

10

CRAS V

01

UBS TABOÃO

07

CURSOS GRATUITOS NA ETECRI

10

FUNDAÇÃO CIT

10

JOVEM APRENDIZ BANCO DO BRASIL

10

CURSO DE RECREADOR – SENAC E FUNDAÇÃO CRIANÇA DE SBC

 

Recursos Humanos: Equipe Técnica do Serviço

Quant.

Cargo

Formação

Carga Horária

Vinculo

01

Supervisor Financeiro

Superior Completo

20 horas

CLT

01

Supervisor Social

Serviço Social

05 horas

CLT

01

Resp. Téc. Social

Serviço Social

40 horas

CLT

01

Auxiliar de Cozinha

Ensino Médio

40 horas

CLT

01

Instrutor de Arte Educação

Superior Completo

12 horas

MEI

01

Instrutor de Arte Educação

Superior Completo

30 horas

MEI

01

Instrutor de Arte Educação

Ensino Médio

30 horas

MEI

 

Infraestrutura – (Vila Santa Luzia) Recursos Materiais do Serviço especifico

Quantidade

Descrição imóvel

01

Sala para profissionais e acolhida

01

Sala de atendimento individual

01

Sala de atendimento em grupo

03

Sanitários

01

Pátio coberto

01

Sala para atividades com as crianças

 

Capacitação da Equipe

Frequência

Tipo

Tema

Quantidade e Função/Quem participou

2 mensais / por unidade

Reuniões Técnicas

Planejamentos de temas para grupos, visitas domiciliares;

Discussões de casos e encaminhamentos; Produções mensais de relatórios.

02 encontros/

02 Educ. Social

01 Resp. Tec. Social

Mensal

Reuniões de Supervisão e Direção

Para orientações relacionadas a demandas externas e internas das unidades de atendimentos. Orientações referentes à execução dos serviços. Formações e Orientações referentes a Instituição

4 encontros/

01 Sup. Serv. Social

01 Resp. Tec. Social

Mensal

Reuniões com a Rede de Serviços socioassistenciais

Reuniões com CRAS I e CRAS V de REDE e para recebimento de demandas e orientações relativas ao território, acompanhamento de metas e encaminhamentos para referência e contrareferência. Encontro Socioassistencial, 1º Encontro de Usuários CRAS I, Reunião de Planejamento CEMIC (ref. Pré-Conferencia).

5 encontros/

01 – Superv. Serv. Social

02 – Resp. Tec. Social

01 – Educ. Social