ASSISTÊNCIA SOCIAL – PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA
MODALIDADE I – 0 A 6 ANOS DE IDADE
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS


Atividades Desenvolvidas
Tipo de Proteção: Proteção Social Básica
Segmento: Crianças de 0 á 6 anos
Endereço do local da realização do Serviço:
Rua dos Pássaros, 129 CEP. 09784-060 – Montanhão / Vila São Pedro – S.B.C.
Rua Arlindo Aparecido da Silva, 13 – CEP. 09790-710 – Golden Park/Vila São José – S.B.C.
Abrangência Territorial: Município de São Bernardo do Campo
Descrição: O Serviço tem por foco o desenvolvimento de atividades lúdicas e reflexivas com crianças, adolescentes, familiares, adultos e a comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrências de situações de exclusão social, negligencias e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil.
Objetivos: Criar espaços de reflexão sobre o papel das famílias na proteção das crianças de 0 á 6 anos e no processo de desenvolvimento infantil com estratégias para estimular suas potencialidades, sejam elas com deficiência ou não. Favorecer a interação entre crianças do mesmo ciclo etário e valorizar a cultura de famílias e comunidade locais, pelo resgate de seus brinquedos e brincadeiras na promoção de vivencias lúdicas.
Público alvo: 40 (quarenta) crianças de 0 ate 6 anos de idade
Capacidade de atendimento: 60 (sessenta) crianças de 0 ate 6 anos de idade
Período de realização: janeiro a dezembro de 2018.
Resultados Obtidos:
- Boa frequência aos grupos e envolvimento com os temas e atividades propostas;
- Boa evolução no fortalecimento de vínculos e administração de conflitos entre as famílias.
Trabalho com as Famílias: O trabalho com as famílias é realizado pelo Serviço Social, busca o empoderamento familiar através de atendimento individual, oficinas de geração de renda, palestras e encontros temáticos. As estratégias de atendimento e atuação do profissional de Serviço Social foram formatadas para garantir:
- A efetivação dos direitos e valorização das crianças e adolescentes atendidos, bem como de seus familiares;
- A participação ativa da família em todo o processo de desenvolvimento integral;
- A motivação da capacidade pessoal e familiar de enfrentamento das questões sociais.
O Programa Brava Gente disponibiliza atendimento, orientação social e visitas domiciliares a todas as famílias, através de procura espontânea ou por avaliação da equipe técnica a partir da denúncia de terceiros ou pelo encaminhamento dos profissionais.
É um programa que se articula com as atividades socioeducativas diretas com o público atendido diariamente para complementar o trabalho realizado a e para promover a garantia de direitos do público na perspectiva do seu desenvolvimento integral e do pleno exercício de sua cidadania
Fontes de Recursos: Federal e Recursos Próprios
Nº Total de beneficiários atendidos: 63 (Sessenta e três) na Vila São Pedro e 45 (quarenta e cinco) na Vila São José
Atividades Extras: As crianças e suas famílias participaram da Festa da Vitória, Festa das Crianças, Passeios.
Encaminhamento para a Rede | |
Quantidade | Locais |
12 | CAD Único |
04 | CRAS I |
02 | SECRETARIA DE EDUCAÇÃO |
01 | UBS SÃO PEDRO |
02 | UBS SILVINA |
01 | DEFENSORIA PUBLICA |
01 | BANCO DO BRASIL / RENDA CIDADÃ |
07 | CACJ SILVINA |
01 | ASSOCIAÇÃO PADRE LÉO COMISSARI |
01 | EJA |
01 | PROGRAMA VIVA LEITE |
03 | ASSISTENCIA JURIDICA GRATUITA FACULDADE DE DIREITO |
07 | CURSOS GRATUITOS NA ETECRI |
10 | FUNDAÇÃO CIT |
Recursos Humanos: Equipe Técnica do Serviço | ||||
Quant. | Cargo | Formação | Nº de horas semanais trabalhadas | Vinculo |
01 | Supervisor Social | Serviço Social | 05 horas | CLT |
01 | Resp. Téc. Social | Serviço Social | 40 horas | CLT |
01 | Instrutor de Arte Educação | Ensino Médio | 30 horas | MEI |
01 | Instrutor de Arte Educação | Superior Completo | 12 horas | MEI |
01 | Educadora Social | Superior Completo | 02 horas | Voluntário |
Infraestrutura – (Vila São Pedro) Recursos Materiais do serviço especifico | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
02 | Sanitários |
01 | Cozinha/Copa |
01 | Recepção |
01 | Sala para grupos de famílias |
03 | Sala para grupos de crianças |
01 | Salas de atendimento individual |
01 | Sala de Convivência para adultos |
Infraestrutura – (Vila São José) Recursos Materiais do serviço especifico | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
01 | Mesa escritório |
20 | Carteira universitária |
04 | Cadeira de madeira |
01 | Sala para grupos e/ou atendimento individual |
Capacitação da Equipe | |||
Frequência | Tipo | Tema | Quantidade e Função/Quem participou |
2 mensais / por unidade | Reuniões Técnicas |
Planejamentos de temas para grupos, visitas domiciliares; Discussões de casos e encaminhamentos; Produções mensais de relatórios. |
02 encontros/ 02 Educ. Social 01 Resp. Tec. Social |
Mensal | Reuniões de Supervisão e Direção | Para orientações relacionadas a demandas externas e internas das unidades de atendimentos. Orientações referentes à execução dos serviços. Formações e Orientações referentes a Instituição |
4 encontros/ 01 Sup. Serv. Social 01 Resp. Tec. Social |
Mensal | Reuniões com a Rede de Serviços socioassistenciais | Reuniões com CRAS I e CRAS V de REDE e para recebimento de demandas e orientações relativas ao território, acompanhamento de metas e encaminhamentos para referência e contrareferência. Encontro Socioassistencial, 1º Encontro de Usuários CRAS I, Reunião de Planejamento CEMIC (ref. Pré-Conferencia), CRAM (Dia Internacional ao Combate á Violência contra a Mulher), Orientações referentes ao SISC, Monitoramento DG SUAS. |
6 encontros/ 01 – Superv. Serv. Social 02 – Resp. Tec. Social 01 – Educ. Social |