ASSISTÊNCIA SOCIAL – PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

MODALIDADE I –  0 A 6 ANOS DE IDADE

SERVIÇO DE  CONVIVÊNCIA  E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Atividades Desenvolvidas

Tipo de Proteção: Proteção Social Básica

Segmento: Crianças de 0 á 6 anos

Endereço do local da realização do Serviço:

Rua dos Pássaros, 129 CEP. 09784-060 –  Montanhão  / Vila São Pedro – S.B.C.

Rua Arlindo Aparecido da Silva, 13 –  CEP. 09790-710 – Golden Park/Vila São José  – S.B.C.

Abrangência Territorial: Município de São Bernardo do Campo

 Descrição: O Serviço tem por foco o desenvolvimento de atividades lúdicas e reflexivas com crianças, adolescentes, familiares, adultos e a comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrências de situações de exclusão social, negligencias e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil.

Objetivos: Criar espaços de reflexão sobre o papel das famílias na proteção das crianças de 0 á 6 anos e no processo de desenvolvimento infantil com estratégias para estimular suas potencialidades, sejam elas com deficiência ou não. Favorecer a interação entre crianças do mesmo ciclo etário e valorizar a cultura de famílias e comunidade locais, pelo resgate de seus brinquedos e brincadeiras na promoção de vivencias lúdicas.

Público alvo: 40 (quarenta) crianças de 0 ate 6 anos de idade

 Capacidade de atendimento: 60 (sessenta) crianças de 0 ate 6 anos de idade

 Período de realização: janeiro a dezembro de 2018.

 Resultados Obtidos:

  • Boa frequência aos grupos e envolvimento com os temas e atividades propostas;
  • Boa evolução no fortalecimento de vínculos e administração de conflitos entre as famílias.

Trabalho com as Famílias: O trabalho com as famílias é realizado pelo Serviço Social, busca o empoderamento familiar através de atendimento individual, oficinas de geração de renda, palestras e encontros temáticos. As estratégias de atendimento e atuação do profissional de Serviço Social foram formatadas para garantir:

  • A efetivação dos direitos e valorização das crianças e adolescentes atendidos, bem como de seus familiares;
  • A participação ativa da família em todo o processo de desenvolvimento integral;
  • A motivação da capacidade pessoal e familiar de enfrentamento das questões sociais.

O Programa Brava Gente disponibiliza atendimento, orientação social e visitas domiciliares a todas as famílias, através de procura espontânea ou por avaliação da equipe técnica a partir da denúncia de terceiros ou pelo encaminhamento dos profissionais.

É um programa que se articula com as atividades socioeducativas diretas com o público atendido diariamente para complementar o trabalho realizado a e para promover a garantia de direitos do público na perspectiva do seu desenvolvimento integral e do pleno exercício de sua cidadania

Fontes de Recursos: Federal e Recursos Próprios

Nº Total de beneficiários atendidos: 63 (Sessenta e três) na Vila São Pedro e 45 (quarenta e cinco) na Vila São José

Atividades Extras: As crianças e suas famílias participaram da Festa da Vitória, Festa das Crianças, Passeios.

Encaminhamento para a Rede
Quantidade Locais
12 CAD Único
04 CRAS I
02 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
01 UBS SÃO PEDRO
02 UBS SILVINA
01 DEFENSORIA PUBLICA
01 BANCO DO BRASIL / RENDA CIDADÃ
07 CACJ SILVINA
01 ASSOCIAÇÃO PADRE LÉO COMISSARI
01 EJA
01 PROGRAMA VIVA LEITE
03 ASSISTENCIA JURIDICA GRATUITA FACULDADE DE DIREITO
07 CURSOS GRATUITOS NA ETECRI
10 FUNDAÇÃO CIT

 

Recursos Humanos: Equipe Técnica do Serviço
Quant. Cargo Formação Nº de horas semanais trabalhadas Vinculo
01 Supervisor Social Serviço Social 05 horas CLT
01 Resp. Téc. Social Serviço Social 40 horas CLT
01 Instrutor de Arte Educação Ensino Médio 30 horas MEI
01 Instrutor de Arte Educação Superior Completo 12 horas MEI
01 Educadora Social Superior Completo 02 horas Voluntário

 

 

Infraestrutura – (Vila São Pedro) Recursos Materiais do serviço especifico
Quantidade Descrição – Imóvel
02 Sanitários
01 Cozinha/Copa
01 Recepção
01 Sala para grupos de famílias
03 Sala para grupos de crianças
01 Salas de atendimento individual
01 Sala de Convivência para adultos
Infraestrutura – (Vila São José) Recursos Materiais do serviço especifico
Quantidade Descrição – Imóvel
01 Mesa escritório
20 Carteira universitária
04 Cadeira de madeira
01 Sala para grupos e/ou atendimento individual

 

Capacitação da Equipe
Frequência Tipo Tema Quantidade e Função/Quem participou
2 mensais / por unidade Reuniões Técnicas

Planejamentos de temas para grupos, visitas domiciliares;

Discussões de casos e encaminhamentos; Produções mensais de relatórios.

02 encontros/

02 Educ. Social

01 Resp. Tec. Social

Mensal Reuniões de Supervisão e Direção Para orientações relacionadas a demandas externas e internas das unidades de atendimentos. Orientações referentes à execução dos serviços. Formações e Orientações referentes a Instituição

4 encontros/

01 Sup. Serv. Social

01 Resp. Tec. Social

Mensal Reuniões com a Rede de Serviços socioassistenciais Reuniões com CRAS I e CRAS V de REDE e para recebimento de demandas e orientações relativas ao território, acompanhamento de metas e encaminhamentos para referência e contrareferência. Encontro Socioassistencial, 1º Encontro de Usuários CRAS I, Reunião de Planejamento CEMIC (ref. Pré-Conferencia), CRAM (Dia Internacional ao Combate á Violência contra a Mulher), Orientações referentes ao SISC, Monitoramento DG SUAS.

6 encontros/

01 – Superv. Serv. Social

02 – Resp. Tec. Social

01 – Educ. Social