Assistência Social 2021 – proteção Especial – Média e alta Complexidade
Serviço de Proteção Social Especial
- IDOSOS MAIORES DE 60 ANOS
- DEFICIENTES E IDOSOS - DOMICÍLIO
- SITUAÇÃO DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS
- ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
MODALIDADE: CENTRO DIA DO IDOSO
Objetivo geral do serviço/programa/projeto: Inclusão de idosos que sofrem qualquer tipo de violação de direitos ou violência, abandono, negligência e autonegligência, a fim de que sejam assistidos por uma equipe multiprofissional contemplada por assistente social, psicólogo, cuidadores sociais e nutricionista.
Objetivo específico do serviço/programa/projeto: Realização de atividades de estímulos físicos e cognitivos que proporcionem saúde e melhor qualidade de vida no processo de envelhecimento, acompanhamento apoio estendido à familiares e/ou cuidadores, acompanhamento psicossocial e apoio nutricional.
Descrição da atividade realizada: Desenvolvimento de atividades e jogos lúdicos que visem proporcionar os estímulos cognitivos e físicos dos idosos através das ações dos cuidadores sociais. Visitas domiciliares realizadas pela equipe técnica – assistente social, psicólogo e nutricionista – a fim de realizar o apoio e esclarecimentos mediante demandas apresentadas individualmente pelos referenciados e suas famílias/responsáveis. Realizado também, apoio através da entrega de suprimentos alimentares e de higiene. Além disso, foram realizadas reuniões online, através de aplicativo Google Meet, junto aos familiares e responsáveis para fortalecimento de vínculos e atenção às necessidades apontadas.
Público-alvo: Idosos maiores de 60 anos, de ambos os sexos.
As pessoas idosas são encaminhadas pelo CREAS mediante vagas disponíveis no equipamento.
Quantidade de pessoas atendidas: 45 pessoas idosas.
Dia/horário/periodicidade: Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
Recursos humanos:
Quant. | Cargo | Formação | Carga Horária/ Mensal | Vínculo |
01 | Gerente Financeiro | Superior | 80 | CLT |
01 | Gerente Técnico Social | Superior | 200 | CLT |
01 | Assistente Social | Superior | 120 | CLT |
01 | Psicólogo Social | Superior | 100 | CLT |
01 | Terapeuta Ocupacional | Superior | 120 | CLT |
01 | Nutricionista | Superior | 120 | CLT |
06 | Cuidador Social | Médio | 200 | CLT |
01 | Cozinheira | Fundamental | 200 | CLT |
01 | Auxiliar de Cozinha | Fundamental | 200 | CLT |
02 | Auxiliares de Limpeza | Fundamental | 200 | CLT |
02 | Oficineiros | Médio | 64 | CLT |
Abrangência territorial: Municipal.
Resultados obtidos a partir da atividade realizada: Mediante ações realizadas e adequadas frente à pandemia COVID-19 e a suspensão das atividades presenciais no equipamento, foi alcançada a realização de apoio, acompanhamento e monitoramento a todos os quarenta e cinco referenciados através de visitas realizadas pelos cuidadores sociais – mediante escala - através do projeto “Cuidadores Home”, contatos telefônicos ou através de aplicativos de mensagens ou visitas domiciliares realizadas pela equipe técnica executadas a cada quinze dias. Todos os idosos referenciados e suas famílias foram atendidos dentro das adequações realizadas nas ações da equipe multiprofissional.
Em outubro de 2021 as atividades presenciais foram liberadas, passando ter atendimento na unidade.
Origem dos recursos financeiros: Convênios e Parcerias firmadas com prefeituras, secretarias, órgãos públicos, doações de pessoas físicas / jurídica, entre outros.
As atividades oferecidas são gratuitas.
Centro Dia do Idoso
Modalidade: Deficientes e Idosos atendimento a domicílio.
Objetivo geral do serviço: Inclusão de idosos e PcD que vivenciam qualquer tipo de violação de direitos ou violência, abandono, negligência e autonegligência, a fim de que sejam assistidos por uma equipe multiprofissional contemplada por assistente social, psicólogo, cuidadores sociais e nutricionista.
Objetivo específico do serviço: Visitas técnicas domiciliares, visita de cuidador social, realização de atividades de estímulos físicos e cognitivos que proporcionem saúde e melhor qualidade de vida no processo de envelhecimento, acompanhamento apoio estendido à familiares e/ou cuidadores, acompanhamento psicossocial e apoio nutricional.
Descrição da atividade realizada: Desenvolvimento de ações que auxiliem os referenciados em atividades que visem proporcionar os estímulos cognitivos e físicos dos idosos e PcD através das ações dos cuidadores sociais. Visitas domiciliares realizadas pela equipe técnica – assistente social, psicólogo e nutricionista – a fim de realizar o apoio e esclarecimentos mediante demandas apresentadas individualmente pelos referenciados e suas famílias/responsáveis. Realizado também, apoio através da entrega de suprimentos alimentares e de higiene. Além disso, foram realizadas reuniões online, através de aplicativo Google Meet, junto aos familiares e responsáveis para fortalecimento de vínculos e atenção às necessidades apontadas.
Público-alvo: Idosos e Pessoas com deficiência.
Os referenciados são encaminhados pelo CREAS através de lista de espera mediante vagas disponíveis no equipamento.
Quantidade de pessoas atendidas: 50
Dia/horário/periodicidade: Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
Recursos humanos:
Quant. | Cargo | Formação | Carga Horária/ Mensal | Vínculo |
01 | Assistente Social | Superior | 120 | CLT |
01 | Psicólogo Social | Superior | 100 | CLT |
04 | Cuidador Social | Médio | 200 | CLT |
Abrangência territorial: Municipal.
Resultados obtidos a partir da atividade realizada: Mediante ações realizadas e adequadas frente à pandemia COVID-19 buscamos ofertar o serviço nos adequando a necessidade e cuidado dos referenciados e também da equipe de trabalho de forma a realizar o apoio, acompanhamento e monitoramento a todos os cinquenta referenciados através de visitas realizadas pelos cuidadores sociais – mediante escala - através do projeto “Cuidadores Home”, contatos telefônicos ou através de aplicativos de mensagens ou visitas domiciliares realizadas pela equipe técnica executadas a cada quinze dias. Todos os idosos referenciados e suas famílias foram atendidos dentro das adequações realizadas nas ações da equipe multiprofissional.
Origem dos recursos financeiros: Convênios e Parcerias firmadas com prefeituras, secretarias, órgãos públicos, doações de pessoas físicas / jurídica, entre outros.
As atividades oferecidas são gratuitas.
Aplicação: Em 2021, foi aplicado o valor de R$ 130.347,10 (Cota Patronal)
CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VIOLACÃO DE DIREITOS
Endereço do local da realização do Serviço: Rua dos Miosótis, 77 – Piraporinha – Diadema – SP.
Descrição: O Núcleo Social tem como foco promover a autonomia, a melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, bem como reduzir ou até mesmo extinguir o ciclo da violência intrafamiliar. As famílias são encaminhadas pelo CREAS, nossa função é auxiliar os pais ou responsáveis a refletir e ressignificar as dificuldades que levam a violência. Através do atendimento e acompanhamento psicossocial de uma equipe de profissionais especializados, visando à proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Objetivo: Promover a autonomia e a melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade e risco social e suas famílias com o desenvolvimento de ações especializadas para a superação das situações violadoras de direitos que contribuem para a intensificação da violação dos direitos.
Público-alvo: Crianças e adolescentes e suas famílias.
Nº Total de Atendidos: 100 (cem) famílias
Período de realização: janeiro a dezembro de 2021
Resultados Obtidos:
- Fortalecimento de vínculos familiares;
- Mediação e superação de conflitos;
- Adesão a encaminhamentos aos serviços da rede;
- Trabalho com o suposto (a) agressor (a) para amenizar a situação de violência;
- Promoção da autonomia, inclusão social e melhoria na qualidade de vida;
- Construção de vários grupos tanto de criança, como de adulto e adolescente.
- Obtivermos a superação de algumas famílias durante o segundo semestre.
Encaminhamento para a Rede | |
Quantidade | Local |
15 | Saúde |
03 | Beth Lobo |
00 | Conselho Tutelar |
02 | CRAS – Centro de Referência de Assistência Social |
00 | CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social |
04 | Defensoria Publica |
10 | Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos – SCFV |
17 | Cursos Profissionalizantes |
Quantidade | Cargo/Função | Formação | Vínculo Empregatício | Carga Horária/semanal |
01 | Coordenadora | Psicologia | CLT | 40hs |
02 | Assistente Social | Serviço Social | CLT | 30hs |
01 | Psicólogo | Psicologia | CLT | 40hs |
Quantidade | Descrição imóvel |
02 | Salas de atendimento psicossocial |
01 | Banheiro |
01 | Recepção |
01 | Cozinha/copa |
Quantidade | (Vila São José) Descrição – Material Permanente. |
01 | Computador |
01 | Aparelho de telefone |
01 | Arquivo de aço |
10 | Cadeiras de plásticos |
02 | Micro-ondas (01-quebrado) |
01 | Geladeira |
01 | Mesa redonda de plástico |
05 | Mesas de madeira |
01 | Pia com gabinete 2 portas e 3 gavetas |
01 | Armário pequeno 2 portas |
01 | Rádio |
Frequência/Semestral | Tipo | Tema | Quantidade e Função / Quem participou? |
01 dia
| Palestra sobre o protocolo do Núcleo e seus desafios com a demanda violência doméstica em tempo de pandemia | Apresentou-se o Núcleo Social para entendimento de nosso serviço e para refletirmos a respeito do fluxo de atendimento junto a rede socioassistencial. | 01 Assistente Social 01 Psicólogo 01 Coordenadora 01 Gerente Técnica Social |
Aplicação: Em 2021, foi aplicado o valor de R$ 38.916,18 (Cota Patronal)
Segmento: Acolhimento Institucional
Abrangência Territorial: Município de S. Bernardo do Campo
Descrição: O serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescente, Lar Jêsue, assumiu o compromisso com o município de São Bernardo do Campo, no dia 02 de agosto de 2021. Com a finalidade de dar continuidade ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de abandono, maus tratos, negligência, violência doméstica, destituição do poder familiar, ameaça a sua integridade física e a violação dos seus direitos fundamentais enquanto cidadão, conforme garante os artigos 90, 92, 93, 94 e 101 do Estatuto da Criança e Adolescente, Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais/ Resolução 109, NOB/RH/SUAS e o caderno de Orientações Técnicas para Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes – CONANDA/2009.
O acolhimento institucional para crianças e adolescentes, Lar Jêsue, atuará como medida provisória e excepcional, favorecendo sua liberdade de convívio social, construindo as possibilidades de retorno ao convívio social, garantindo o bem-estar e os interesses dos acolhidos apresentando seus direitos e deveres como cidadão.
O Lar Jêsue desenvolveu um regimento interno que visa garantir o convívio e os relacionamentos interpessoais de forma a atender a todos. Trabalhando a integração e a inclusão de todos, respeitando as diferenças existentes e cada acolhido e suas particularidades, mantendo em suas instalações o contínuo olhar a um ambiente acolhedor e de respeito ao próximo.
Objetivos:
Geral
- Garantir o princípio da proteção integral, do caráter da excepcionalidade e transitoriedade da medida de proteção de acolhimento, das peculiaridades do segredo de justiça e da garantia do direito à convivência familiar e comunitária.
Específicos
- Garantir os meios para que todas as crianças e adolescentes que necessitam de acolhimento provisório e excepcional tenham restabelecidos seus direitos, o desenvolvimento de suas potencialidades e a conquista de maior grau de independência individual e social, na perspectiva da garantia do direito a convivência familiar e comunitária;
- Realizar estudo diagnóstico de cada situação, com vistas a reintegração familiar;
- Preservar vínculos com a família de origem e/ou extensa, salvo determinação judicial em contrário;
- Reintegrar na família de origem/extensa ou na rede social significativa;
- Manter articulação permanente com a Proteção Social Especial de Alta complexidade através de Cooperação Técnica e visitas Institucionais periódicas, bem como com a Central de Vagas.
Público-alvo: Crianças e adolescentes de zero até dezoito anos completos, de ambos os sexos, com ou sem deficiências.
Capacidade de atendimento: até 20 crianças ou adolescentes em medida protetiva.
Período de realização: 08/2021 a 12/2021
Resultados Obtidos: Os resultados foram satisfatórios durante o período de execução, mediante proposta da política pública ofertada no que tange a garantia de direitos das crianças e adolescentes acolhidos em medida protetiva, desenvolvendo o continuo trabalho de superação das violências, acompanhamentos familiares dos referenciados e o fortalecimento de vínculo, além das articulações em rede e inclusão de todos em programas e serviços que irão auxiliar na autonomia e desenvolvimento de potenciais de cada indivíduo.
Fontes de Recursos: Federal e Recursos Próprios
Nº Total de beneficiários atendidos: entre agosto e dezembro de 2021, o Lar Jêsue atendeu 14 acolhidos, dados que incluem os desacolhidos.
Fontes de Recursos: Federal, Municipal e Recursos Próprios
Nº Total de beneficiários atendidos: 15
Encaminhamento para a Rede | |
Quantidade | Locais |
162 | Rede de saúde, atenção básica e especializada/ saúde mental |
29 | Mundo do trabalho |
97 | Rede de educação |
31 | Serviço de convivência e fortalecimento de vínculo |
69 | Judiciário |
21 | CREAS – alta complexidade |
Recursos Humanos: Equipe Técnica do Projeto | ||||
Quant. | Cargo | Formação | Carga Horária/Semanal | Vínculo |
01 | Coordenador Técnico | Pós e Superior Psicologia | 44 hs | CLT |
01 | Assistente Social | Superior Serviço Social | 30hs | CLT |
01 | Psicólogo | Superior Psicologia | 40hs | CLT |
04 | Educador Social | Superior | 12x36 | CLT |
06 | Apoio de cuidador | Ensino médio | 12x36 | CLT |
01 | Cozinheira | Ensino Fundamental | 44hs | CLT |
01 | Auxiliar Serviços Gerais | Ensino Fundamental | 44hs | CLT |
01 | Motorista | Ensino Fundamental | 30hs | MEI |
Infraestrutura – Recursos Materiais do projeto específico | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
01 | Sala de jantar / Estar |
05 | Dormitórios |
03 | Banheiros usuários (chuveiro elétrico) |
01 | Cozinha |
02 | Salas técnicas |
01 | Banheiro funcionário |
01 | Lavanderia |
01 | Garagem |
01 | Quintal frente |
01 | Quintal fundo |
01 | Dispensa para alimentos |
Infraestrutura – Recursos Materiais do projeto específico | |
Quantidade | Descrição – Mobiliária |
02 | Mesas |
02 | Sofás |
10 | Cadeiras |
01 | TV |
02 | Geladeiras |
01 | Freezer |
01 | Armário de cozinha |
01 | Fogão industrial |
20 | Camas (beliche) |
01 | Berço para bebê |
01 | Carinho de bebê |
05 | Armários de quarto com 6 portas |
01 | Armário para guarda de roupas cama e banho |
04 | Mesas para técnicos |
04 | Cadeiras de escritório |
02 | Armários escritório |
03 | Computadores para técnicos com internet |
02 | Computadores para usuários com internet |
02 | Aparelhos de telefone |
01 | Aparelho celular para técnicos |
01 | Aparelho celular para usuários |
01 | Tanquinho para lavar roupa |
01 | Máquina para lavar roupa |
02 | Armários para produtos de limpeza / higiene |
Capacitação da Equipe | |||
Quantidade | Tipo | Tema | Quantidade e Função / Quem participou? |
01 | Formação | Fluxo de trabalho e rotinas | Coordenador Assistente Social Psicólogo Educador Social Apoio de Educador |
10 | Reuniões | Fluxo de atendimento, Central de vagas, Rede socioassistencial | Coordenador Assistente Social Psicólogo |
Aplicação: Em 2021, foi aplicado o valor de R$ 31.626,54 (Cota Patronal)