Assistência Social 2021 – proteção básica
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
- 6 A 15 ANOS
- ACESSUAS
Serviço De Convivência E Fortalecimento De Vínculos
I. Modalidade: Criança/Adolescente De 6 A 15 Anos
Objetivo geral: oferecer proteção social às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade e riscos, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, atuando na prevenção, promoção e proteção a infância e adolescência, através de ações que propiciem o prazer de aprender, a ampliação do conhecimento de seu universo cultural, esportivo e tecnológico, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Objetivos específicos:
- Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco e fortalecendo a convivência familiar e comunitária;
- Possibilitar acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
- Fortalecer a interação entre crianças e adolescentes do mesmo ciclo etário;
- Complementar as ações de proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário, e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência da criança e adolescente no sistema educacional.
Descrição das atividades realizadas:
Devido a pandemia da covid-19 as atividades esse ano iniciaram de forma remota. Com o decorrer do ano voltaram a ser presenciais para as famílias que aderiram e remota para as famílias que optaram por não retornarem. As atividades/oficinas realizadas foram: “você dá e recebe” (utilizando a cultivação de semente de feijão no copo), “receita simples” (aproveitamento de cascas de hortaliças e outras), danças, artes, pratos típicos e brincadeiras (época de junho), jogos olímpicos, a importância dos jogos no fortalecimento de vínculos, restrições, higiene e distanciamento, em outubro “na minha casa é assim” com teatro de sombras através da leitura desse livro, brincadeiras ao ar livre e ensaios para apresentação cultural de dezembro.
As atividades Inter geracionais foram realizadas de forma remota com os atendidos e suas famílias, ao todo foram seis (6) encontros com atividades diversas.
Público-alvo: 90 (trinta) crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade, ambos os sexos. Geralmente incluídos após buscarem o serviço por vontade própria, busca ativa, encaminhadas pelo CRAS de referência ou CREAS.
As crianças/adolescentes atendidos estão incluídos no sistema educacional de 9 anos, mantem frequência e participação nas atividades escolares. O acompanhamento é realizado através de escuta técnica e solicitação de declarações escolares solicitadas periodicamente durante o tempo que permanecem no Serviço.
Quantidade de pessoas atendidas: Cento e vinte e quatro (124) atendimentos via telefone e/ou app de mensagens atreves do whats app institucional e setenta e três (73) atendimentos presenciais foram realizados pela Instituição esse ano.
Dia/horário/periodicidade: Segunda a sexta feira - 9h às 15h
Recursos humanos:
Quant. | Cargo | Formação | Carga horária Mensal | Vínculo² |
1 | Gerente Financeiro (Administrativo) | Superior / Adm. | 30hs | 1 |
1 | Assistente Social | Superior / Serviço Social | 90hs | 1 |
1 | Educador/Orientador | Ensino Médio | 52 hs | 2 |
1 | Oficineiro | Ensino Fundamental | 32 hs | 2 |
1 | Apoio Limpeza | Ensino Fundamental | 20 hs | 2 |
1- Empregado 2- Autônomo/MEI 3- Voluntário 4- Dirigente 5- Estagiário
Abrangência territorial: Vila São Pedro Taboão
Resultados obtidos a partir da atividade realizada:
Em convivência social: na perspectiva de ampliar o universo informacional dos atendidos e o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos com o acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer investimos em atividades remotas com propostas diversas e, após a retomada do atendimento presencial, foram realizadas atividades dirigidas ao livre, seguindo todos os protocolos de segurança, higienização e distanciamento. Houve interação, troca de experiências, conscientização sobre regras, limites e respeito ao próximo.
Em direito de ser: para assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuos contribuindo para a formação cidadã e o fortalecimento de interações entre crianças e adolescentes do mesmo ciclo etário. As atividades remotas iniciais propostas foram para fomentar a interação entre famílias e crianças. Dessa forma, percebemos que os atendidos, em sua maioria, têm grande necessidade de se expressar e muitas vezes não tem essa possibilidade em meio às pessoas com as quais convivem em casa. Muitos responsáveis adotam a postura de ser o provedor da casa, mas não se atentam ao diálogo, carinho e momentos de lazer com os filhos. Então ter um espaço onde são provocados a terem essas vivencias e recebem atenção, surtiu efeitos muito positivos. Quando retomadas as atividades presenciais, a frequência e participação aos encontros cresceram e ouve oportunidades para realização de jogos cooperativos.
Em participação social: para complementar as ações de proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, contribuindo para a inserção, reinserção e permanência da criança e adolescente no sistema educacional, foram realizadas orientações e diálogos com os atendidos e seus familiares, para que pudessem realizar interação com a equipe escolar para recebimento e entregas de atividades impressas ou via plataformas digitais, estabelecimento de rotina de estudos diário, deixar que os estudantes façam as atividades sem a intervenção dos adultos para que os professores consigam nortear suas ações e planejamentos educacionais e para buscarem conversar com a equipe escolar no caso de dificuldades e dúvidas. Em relação as atividades propostas pela educadora do SCFV, a orientação era a mesma, para que as famílias participassem com as crianças na realização delas. Houve diálogo com os responsáveis sobre paciência no relacionamento com as crianças mediante o isolamento social.
Em atividades Inter geracionais: em busca de complementar o trabalho social com as famílias, prevenido a ocorrência de situações de risco social e fortalecer a convivência familiar e comunitária foram realizados contatos telefônicos, por WhatsApp e via meet para diálogo com as famílias sobre dificuldades de interação entre os membros da família na busca de minimizar as questões apresentadas, fomentando o diálogo e meios de resolvê-las. Houve solicitação de algumas famílias sobre orientações de como melhorar o convívio em casa com os filhos, uma vez que estavam todos convivendo muito mais tempo juntos devidos às questões impostas pela pandemia da covid-19, todas receberam bem as orientações fornecidas. E as que não estavam passando por problemas de convivência, adotaram as indicações de jogos, brincadeiras e organização da rotina das crianças/adolescentes para manter a harmonia em casa.
A instituição realizou Live Inter geracional onde as famílias e atendidos puderam participar de maneira interativa de brincadeiras e gincanas com os profissionais do Instituto Jêsue. Realizamos atividades remotas via meet em horário noturno e contamos com a participação da maioria das famílias.
Origem dos recursos financeiros: recursos próprios e estaduais. As atividades ofertadas para as crianças/ adolescentes e famílias são inteiramente gratuitos.
Parcerias: Devido a Pandemia da COVID-19, para garantia da segurança alimentar, houve a realização de parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo do Campo e CRAS I para o recebimento de doação que foram repassadas para famílias atendidas e comunidade como: cestas básicas, cobertores, cachorro-quente e livros.
Encaminhamento para a Rede | |
Quantidade | Locais |
28 | Cad. único |
02 | Poupatempo |
05 | UBS |
07 | CRAS |
Infraestrutura – Recursos Materiais do projeto especifico | |
Quantidade | Descrição imóvel |
01 | Sala para profissionais e acolhida |
01 | Sala de atendimento individual |
01 | Sala de atendimento em grupo |
03 | Sanitários |
01 | Pátio coberto |
01 | Sala para atividades com as crianças |
Atividade | Temas: | Quantidade |
Reuniões com gestores e rede de serviços (presenciais e via meet) | Reunião remota sobre transição do cad único para o poupa tempo Reunião remota para orientação dos usuários sobre avaliação do serviço Reunião remota sobre troca de profissional da coordenação Reunião remota CRAS I e V Reunião presencial de rede Reunião para discussão de casos e acompanhamentos PAIF (remotas e presenciais) DGSUAS para atualização e referenciamento dos atendidos e orientações diversas sobre lista SISC (presenciais) Reunião remota sobre o vale gas e transferência de renda Reunião remota sobre o Programa “São Paulo acolhe” |
14 |
Reuniões de equipe e direção Institucional | Reuniões de orientação e planejamentos com educadora/oficineira (presenciais) Reuniões para discussão de casos, reconhecimento de demandas, elaboração de estratégias, orientações e encaminhamentos (presenciais e remotas) |
22 |
Formação |
Serviço Tipificado da Política de Assistência Social |
4 |
Oficinas realizadas | As atividades/oficinas realizadas de forma remota via meet em sua maioria foram: “você dá e recebe” (utilizando a cultivação de semente de feijão no copo), “receita simples” (aproveitamento de cascas de hortaliças e outras), danças, artes, pratos típicos e brincadeiras (época de junho), jogos olímpicos, a importância dos jogos no fortalecimento de vínculos, restrições, higiene e distanciamento, em outubro “na minha casa é assim” com teatro de sombras através da leitura desse livro, brincadeiras ao ar livre e ensaios para apresentação cultural de dezembro. As atividades Inter geracionais foram realizadas de forma remota com os atendidos e suas famílias. |
21 |
Aplicação: Em 2021, foi aplicado o valor de R$ 12.220,14 (Cota Patronal)
Programa ACESSUAS Trabalho
Endereço: Rua Miosótis, 77 - Vila São José, Diadema
Abrangência Territorial: Município de Diadema
Descrição: O Programa ACESSUAS Trabalho é destinado a População urbana em situação de vulnerabilidade e risco pessoal social, residente no município de Diadema com idade de 14 a 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais
Objetivos: Orientar e promover a integração dos usuários da Política de Assistência Social sobre as questões afetas ao mundo do trabalho, por meio de articulação, identificação, sensibilização, desenvolvimento e orientação para o mundo do trabalho.
Público-alvo: 500 (quinhentos) usuários
Período de realização: 01/01/2021 a 31/12/2021
Resultados Obtidos: Atingiram-se os resultados propostos nos meses de janeiro a dezembro, tais como a formação da equipe de profissionais, usuários inscritos no Programa por via espontâneas e encaminhados pelos seguintes equipamentos: CREAS Eldorado, UBSs, CRASs, Frente de Trabalho, ONG MAI, SEGEP/DPIDO e SODIPROM, planejamento das ações, divulgação das oficinas em vários pontos da Cidade e equipamentos Públicos, visitas a equipamentos municipais e de Instituições (Complexo Cultural Promissão, Centro Cultural Eldorado, CRAS Serraria, CRAS Eldorado, CRAS Leste, CRAS Norte, CRAS Inamar (auditório), ONG MAI, RECAD e/ou SODIPROM), na busca de parcerias para realização das oficinas, realização das oficinas, mapeamento de oportunidades, monitoramento de percurso, elaboração de relatórios, reuniões de rede e com gestores.
Fontes de Recursos: Federal e Recursos Próprios
Nº Total de beneficiários atendidos: 500 (quinhentos) usuários
Encaminhamento para a Rede | |
Quantidade | Locais |
10 | Colmeia |
54 | CAD único |
129 | Fundação Florestan Fernandes |
01 | CRAS Centro |
76 | Bolsa do Povo |
07 | Programa Alto Estima |
04 | Projeto Saúde Mental |
03 | Psicoterapia em Universidades |
109 | Bolsa social para graduação na Faculdade Metodista |
210 | Cadastros no Emprega Diadema |
Recursos Humanos: Equipe Técnica do Projeto | ||||
Quant. | Cargo | Formação | Carga Horária/Semanal | Vínculo |
01 | Coordenador técnico | Serviço Social | 30h | CLT |
01 | Psicólogo | Psicologia | 30h | CLT |
01 | Assistente social | Serviço Social | 30h | CLT |
02 | Aux. Administrativo | Ensino Médio | 30h | MEI |
01 | Motorista | Ensino Médio | 30h | MEI |
Infraestrutura – Recursos Materiais do projeto específico | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
01 | Sanitários |
01 | Cozinha/Copa |
01 | Recepção |
01 | Sala para atendimento individual |
01 | Sala para profissionais |
Infraestrutura – Recursos Materiais do projeto específico | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
02 | Mesa escritório |
01 | Mesa computador |
08 | Cadeira de Plástico |
01 | Computador |
01 | Impressora |
01 | Notebook |
01 | Celular SANSUNG |
Capacitação da Equipe | |||
Frequência | Tipo | Tema | Quantidade e Função / Quem participou? |
02 | Formação | Apresentação e Lançamento do Programa ACESSUAS trabalho | 05 (equipe profissionais ACESSUAS) Gestores Secretária de Assistência social PMD |
Atividade | Temas: | Quantidade |
Reuniões com gestores e rede de serviços (presenciais e via meet) | Orientações e tomadas de decisões conjuntas e encaminhamentos; Alterações de cronograma Orientações sobre temática para a primeira oficina, execução dos primeiros grupos na RECAD, confirmação sobre a real execução do Programa esse ano; metodologia de acolhida aos usuários em consonância com decretos municipais que visam a não propagação do vírus da COVID-19; Com gestor municipal e sua equipe técnica para organização de pautas internas e externas e alinhamento para início das atividades das oficinas do Programa; reformulamos estratégias para atingirmos meta de usuários que serão atendidos no primeiro grupamento, previsto para ser composto por 210 bolsistas da frente de trabalho; Reunião com responsável da gestão de pessoas da PMD, e a responsável pelos bolsistas da frente de trabalho, Marta gerente da proteção social básica e Educadora Social da SASC, com intuito de colaboração mútua para o acesso dos bolsistas às oficinas do Programa, abono do dia de trabalho em que participarem das oficinas e demais acordos verbais realizados; Realização de reunião e de visitas aos CRAS Leste, Norte, Serraria, Inamar e Eldorado para reconhecimento dos espaços e possibilidades de realização dos grupos nos respectivos espaços ou em equipamentos públicos próximos, além de acertamos combinados para a realização de novas inscrições e busca ativa dos usuários já encaminhados em 2020 para re-sensibilização, ainda encaminharemos por e-mail material para que os técnicos dos CRAS se apropriem de informações sobre o Programa para poderem assim dialogar com os usuários; Com equipe ACESSUAS para alinharmos questões sobre o Cerimonial de abertura do Programa em 17 de maio; Verificação de números de bolsistas atendidos, grupos no sistema do Programa, mudanças de grupos, justificativas de desligamentos e afastamentos e orientações pertinentes às formações das turmas do segundo grupamento nos CRAS e/ou outros equipamentos da rede socio-assistencial do município; Solicitação de apoio à educadora social (SASC) para realização do mapeamento dos equipamentos da cidade; Diálogo sobre o modelo dos certificados e demais informações pertinentes a essa questão;
Reunião na SASC, para levantamento de quantidade de usuários encaminhados por cada CRAS para a equipe ACESSUAS sensibilizar e elaboração do cronograma das oficinas para o segundo grupamento (19/7 até 27/8). Levantamento de quais os equipamentos que precisara fazer contato para verificarmos possibilidades de parcerias (C.C. Eldorado e Promissão). Parcerias para conseguirmos atingir a meta de 355 usuários (SODIPRON, CREAS, CASA BETH LOBO, ONG MAI e outros); Reunião virtual com CAPS – T.O. saúde mental, SASC. Dialogamos sobre 10 (dez) usuários que apresentaram dificuldades de compreensão durante as oficinas para encaminhamentos ao Colmeia (Programa da Economia Solidaria no bairro Campanário composto por quatro oficinas sobre geração de renda e atendimento especializado por Thais); Reunião com a SASC para apoio na elaboração do mapeamento dos equipamentos do município; Reunião na SASC com equipe SASC do Programa ACESSUAS, Secretária da Assistência Social e representantes da F.F.Fernandes e Desenvolvimento Econômico; Reunião e visita ao Complexo Cultural Eldorado para verificar disponibilidade do espaço; Reunião com coordenadoras dos CRAS para verificação do número de usuários sensibilizados e inscritos por equipamento para o Programa; Reunião na SASC com equipe ACESSUAS para diálogo sobre retornos referentes a demandas levantadas no mês anterior; Reunião virtual com Thais – T.O Espaço Colmeia; Reunião SASC referente aos últimos encaminhamentos para o início da realização das oficinas do Programa ACESSUAS em 19/7 e para solicitarmos a mesma para dialogar também com chefias dos bolsistas encaminhados para cursos na Florestan, que o farão em horário de trabalho; Visita e reunião na SODIPRON para acordamos sobre cessão do espaço e equipamentos de som e imagem, para utilizarmos em dadas em que as oficinas não poderão ser realizadas na RECAD; Reunião virtual com SASC e coordenadoras dos CRAS para fecharmos últimos ajustes para o início das oficinas que acontecerão de 19 de julho até 27 de agosto; Diálogo com representantes do Colmeia para acompanhamento de percurso sobre dois atendidos; Reunião sobre a Pré-conferência de Assistência Social na RECAD; Articulação junto a SASC SEC Educação via contatos telefônicos, e-mail e app de mensagens, para formação do terceiro grupamento que atendera cento e oitenta (180) bolsistas da Frente de Trabalho, assim como locais que serão utilizados para realização das oficinas, datas e horários; Para avaliação final do serviço com equipe SASC e parceiros (Secretaria de Educação e Fundação Florestan Fernandes) Programa de Fortalecimento Local e Inclusão Produtiva Reunião Ampliada para apresentação de resultados do Programa ACESSUAS (avaliação) |
35 |
Reuniões de equipe e direção Institucional Presencial e via meet | Planejamento das atividades, avaliação de processos, fluxos de trabalho e resultados; Adequação do cronograma das atividades com datas, horários e locais, avaliação de processo; Avaliação das atividades realizadas, mudanças de estratégias para atendimentos, impressão de instrumentais, realização de atendimentos individuais e/ou grupais para preenchimento do PIA; encaminhamentos de casos para a rede quando necessário; organização de prontuários, contatos telefônicos em aplicativo de mensagens, atualizações de listas de atendidos e banco de dados; tabulação qualitativa e quantitativa dos atendimentos realizados esse mês; Reunião na RECAD com equipe ACESSUAS; Planejamento para realização na RECAD de “grupão” com bolsistas que precisam participar apenas de mais um encontro para receberem a certificação; Reunião com direção institucional para alinhamento de ações e articulação de estratégias para execução do serviço; Reuniões com equipe técnica ACESSUAS para avaliação e ajustes durante o processo de execução das oficinas do segundo grupamento; Reunião referente a questões do cronograma até 5/9; Reunião equipe técnica para alinhar questões pertinentes à elaboração de relatório final de execução do serviço; Planejamento de ações referentes ao monitoramento de percurso com envio de mensagens para os atendidos; Reunião para alinhamento de informações pertinentes para compor relatório de resultados do Programa ACESSUAS Trabalho |
13 |
Oficinas realizadas | Conforme preconiza o caderno de “Orientações técnicas do Programa ACESSUAS Trabalho”, as oficinas tiveram como objetivo trabalhar com os temas: Plano Individual de Atendimento – PIA; Aspectos do mundo do trabalho; Vivência profissional e Acesso a oportunidades. Os temas foram trabalhados uma vez na semana, com cada grupo. Antes do início de cada oficina foram preenchidas as listas de presença com aferição da temperatura corporal de todos os participantes e disponibilizado álcool gel para higienização das mãos. Durante todas as atividades, foram estabelecidas e respeitadas as medidas de segurança, conforme prevê os protocolos contra a COVID – 19, com a higienização das cadeiras e canetas utilizadas. Com vistas a possibilitar a conclusão do curso ao maior número possível de participantes, aos que tiveram faltas houve a realização de um grupão com as atividades de forma resumida, ao todo foram realizados 2 grandes grupos. |
134 |
Desligamentos | Pessoas que fizeram as inscrições desde 2020, mas que não participaram de nenhuma oficina devido a não termos conseguido contato ou que chegaram a ser incluídas em 2021, mas não concluíram todo o percurso de ao menos três oficinas para obterem a certificação de conclusão, afastamentos por covid, desligamentos da frente de trabalho, afastamentos por comorbidades, licença maternidade. |
299 |
Inclusões |
Foram incluídas a partir de busca ativa, demanda voluntaria, encaminhados pela frente de trabalho e equipamentos públicos nos anos de 2020 e 2021. |
832 |
Concluintes | Participaram de ao menos 75% das oficinas com êxito e receberam a certificação | 533 |
Contatos telefônicos/app de mensagens aos usuários | Para busca ativa, acompanhamento de frequência, encaminhamentos e retornos diversos, relembrar datas, horários, locais das oficinas e monitoramento de percurso. | 5.714 |
Kit lanche | Houve entrega de kit lanche aos participantes ao término de cada oficina, composto por um suco de caixinha e biscoito doce ou salgado. O fornecimento de lanche visa à garantia de alimentação aos participantes das oficinas. | 2.175 unidades |
Aplicação: Em 2021, foi aplicado o valor de R$ 15.163,67 (Cota Patronal)