Assistência Social 2020 – proteção Especial

Serviço de Proteção Social Especial
  • DEFICIENTES E IDOSOS
  • DEFICIENTES E IDOSOS - DOMICÍLIO
  • PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS
MODALIDADE: CENTRO DIA DO IDOSO

   

      

OBJETIVO GERAL DO SERVIVO/PROGRAMA/PROJETO: Inclusão de idosos que sofrem qualquer tipo de violação de direitos ou violência, abandono, negligência e autonegligência, afim de que sejam assistidos por uma equipe multiprofissional contemplada por assistente social, psicólogo, cuidadores sociais e nutricionista.

OBJETIVO ESPECÍFICO DO SERVIVO/PROGRAMA/PROJETO: Realização de atividades de estímulos físicos e cognitivos que proporcionem saúde e melhor qualidade de vida no processo de envelhecimento, acompanhamento apoio estendido à familiares e/ou cuidadores, acompanhamento psicossocial e apoio nutricional.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE REALIZADA: Desenvolvimento de atividades e jogos lúdicos que visem proporcionar os estímulos cognitivos e físicos dos idosos através das ações dos cuidadores sociais. Visitas domiciliares realizadas pela equipe técnica – assistente social, psicólogo e nutricionista – afim de realizar o apoio e esclarecimentos mediante demandas apresentadas individualmente pelos referenciados e suas famílias/responsáveis. Realizado também, apoio através da entrega de suprimentos alimentares e de higiene. Além disso, foram realizadas reuniões online, através de aplicativo Google Meet, junto aos familiares e responsáveis para fortalecimento de vínculos e atenção às necessidades apontadas.

 PÚBLICO-ALVO Idosos maiores de 60 anos, de ambos os sexos.

Os idosos a serem referenciados são encaminhados pelo CREAS através de lista de espera mediante vagas disponíveis no equipamento.                                                                                                 

QUANTIDADE DE PESSOAS ATENDIDAS: 45 idosos atendidos.

 DIA/HORÁRIO/PERIODICIDADE: Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

 RECURSOS HUMANOS:

Recursos Humanos: Equipe Técnica do Serviço

Quant.

Cargo

Formação

Carga Horária/ Mensal

Vínculo

01

Gerente Financeiro

Superior

80

CLT

01

Gerente Técnico Social

Superior

200

CLT

01

Assistente Social

Superior

120

CLT

01

Psicólogo Social

Superior

100

CLT

01

Terapeuta Ocupacional

Superior

120

CLT

01

Nutricionista

Superior

120

CLT

06

Cuidador Social

Médio

200

CLT

01

Cozinheira

Fundamental

200

CLT

01

Auxiliar de Cozinha

Fundamental

200

CLT

02

Auxiliares de Limpeza

Fundamental

200

CLT

02

Oficineiros

Médio

64

CLT

ABRANGÊNCIA TERRITORIAL: Municipal.

RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DA ATIVIDADE REALIZADA: Mediante ações realizadas e adequadas frente à pandemia COVID-19 e a suspensão das atividades presenciais no equipamento, foi alcançada a realização de apoio, acompanhamento e monitoramento a todos os quarenta e cinco referenciados através de visitas realizadas pelos cuidadores sociais – mediante escala - através do projeto “Cuidadores Home”, contatos telefônicos ou através de aplicativos de mensagens ou visitas domiciliares realizadas pela equipe técnica executadas a cada quinze dias. Todos os idosos referenciados e suas famílias foram atendidos dentro das adequações realizadas nas ações da equipe multiprofissional.

ORIGEM DOS RECURSOS FINANCEIROS: Convênios e Parcerias firmadas com prefeituras, secretarias, órgãos públicos, doações de pessoas físicas / jurídica, entre outros.

As atividades oferecidas são gratuitas.

Centro Dia do Idoso
Modalidade: Deficientes e Idosos atendimento a domicílio.

   

OBJETIVO GERAL DO SERVIÇO: Inclusão de idosos  e PcD que vivenciam qualquer tipo de violação de direitos ou violência, abandono, negligência e autonegligência, afim de que sejam assistidos por uma equipe multiprofissional contemplada por assistente social, psicólogo, cuidadores sociais e nutricionista.

OBJETIVO ESPECÍFICO DO SERVIÇO: Visitas técnicas domiciliares, visita de cuidador social, realização de atividades de estímulos físicos e cognitivos que proporcionem saúde e melhor qualidade de vida no processo de envelhecimento, acompanhamento apoio estendido à familiares e/ou cuidadores, acompanhamento psicossocial e apoio nutricional.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE REALIZADA: Desenvolvimento de ações que auxiliem  os referenciados em atividades  que visem proporcionar os estímulos cognitivos e físicos dos idosos e PcD através das ações dos cuidadores sociais. Visitas domiciliares realizadas pela equipe técnica – assistente social, psicólogo e nutricionista – afim de realizar o apoio e esclarecimentos mediante demandas apresentadas individualmente pelos referenciados e suas famílias/responsáveis. Realizado também, apoio através da entrega de suprimentos alimentares e de higiene. Além disso, foram realizadas reuniões online, através de aplicativo Google Meet, junto aos familiares e responsáveis para fortalecimento de vínculos e atenção às necessidades apontadas.

PÚBLICO-ALVO Idosos e Pessoas com deficiência.

Os referenciados são encaminhados pelo CREAS através de lista de espera mediante vagas disponíveis no equipamento.                                                                                                

QUANTIDADE DE PESSOAS ATENDIDAS: 50 referenciados.

DIA/HORÁRIO/PERIODICIDADE: Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

RECURSOS HUMANOS:

Equipe Técnica do Serviço

Quant.

Cargo

Formação

Carga Horária/ Mensal

Vínculo

01

Assistente Social

Superior

120

CLT

01

Psicólogo Social

Superior

100

CLT

04

Cuidador Social

Médio

200

CLT

ABRANGÊNCIA TERRITORIAL: Municipal.

RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DA ATIVIDADE REALIZADA: Mediante ações realizadas e adequadas frente à pandemia COVID-19 buscamos ofertar o serviço nos adequando a necessidade e cuidado dos referenciados e também da equipe de trabalho de forma a realizar o apoio, acompanhamento e monitoramento a todos os cinquenta referenciados através de visitas realizadas pelos cuidadores sociais – mediante escala - através do projeto “Cuidadores Home”, contatos telefônicos ou através de aplicativos de mensagens ou visitas domiciliares realizadas pela equipe técnica executadas a cada quinze dias. Todos os idosos referenciados e suas famílias foram atendidos dentro das adequações realizadas nas ações da equipe multiprofissional.

ORIGEM DOS RECURSOS FINANCEIROS: Convênios e Parcerias firmadas com prefeituras, secretarias, órgãos públicos, doações de pessoas físicas / jurídica, entre outros.

As atividades oferecidas são gratuitas.               

Aplicação:  Em 2020, foi aplicado o valor de R$ 133.084,08 (Cota Patronal)

Serviço De Proteção Social Especial Crianças E Adolescentes Em Situação De Violação De Direitos
MODALIDADE: Atendimento Psicossocial

         

Segmento:  CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VIOLACÃO DE DIREITOS.

Endereço do local da realização do Serviço:

Rua dos Miosótis, 77 – Piraporinha – Diadema – SP.

Descrição:

O serviço tem como foco promover a autonomia, a melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, bem como reduzir ou até mesmo parar o ciclo da violência intrafamiliar. As famílias são encaminhadas pelo CREAS, nossa função é auxiliar os pais ou responsáveis a refletir e ressignificar sobre a violência praticada, bem como tentar mudar as posições emocionais de agressor e vítima. Através do atendimento e acompanhamento psicossocial de uma equipe de profissionais especializadas, visando à proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Atendimento psicossocial com crianças / adolescentes e família, no qual por conta da pandemia não realizamos atendimento em grupo, contudo realizamos as atividades programadas no grupo em atendimento individual.

Nessa pandemia também realizamos através de um questionário confeccionado para realização do atendimento móvel com a particularidade da situação da Covid-19 e do isolamento social.

Realizamos visitas domiciliares, contudo para proteção não entramos nas casas, mas conseguimos realizar o acompanhamento necessário.

O acompanhamento psicossocial do Instituto Jêsue esse ano como nos outros anos teve auxilio das redes de serviços de diadema (UBS, CRAS, CREAS, NUCLEO EDUCACIONAL).

Objetivo:

Promover a autonomia e a melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade e risco social. Quanto as suas famílias promover o desenvolvimento de ações especializadas para a superação das situações violadoras de direitos.  

Público alvo:

Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na faixa etária de até 18 anos e suas famílias. Escolaridade do infantil até o ensino médio. São famílias, no qual o fluxo é o encaminhamento pelo CREAS- média ou alta complexidade.

Capacidade de atendimento: 100 (cem) famílias

Período de realização: Janeiro a Dezembro de 2020

ABRANGÊNCIA TERRITORIAL:

Atendemos no território municipal, mas especificamente a região Leste e uma parte do Norte de Diadema. Obtivemos casos em maior amplitude de violência na região Leste como, por exemplo: Casa Grande, Nova Conquista, Campanário e Canhema.

Resultados Obtidos:

  • Fortalecimento de vínculos familiares, pensando na redução da violência denunciada;
  • Mediação e superação de conflitos;
  • Adesão a encaminhamentos aos serviços da rede;
  • Trabalho com o suposto (a) agressor (a) para amenizar a situação de violência, seja ele físico ou de abuso sexual;
  • Promoção da autonomia, inclusão social e melhoria na qualidade de vida;

ORIGEM DOS RECURSOS FINANCEIROS: Realizamos parceria com a Prefeitura do Município de Diadema. As atividades desenvolvidas são gratuitas para os usuários.

Encaminhamento para a Rede

Quantidade

Local

44

Saúde

02

Beth Lobo

00

Conselho Tutelar

07

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

00

CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social

13

Defensoria Publica

32

Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos – SCFV

17

Cursos Profissionalizantes

 

Recursos Humanos: Equipe Técnica do Programa

Quantidade

Cargo/Função

Formação

Vínculo Empregatício

Carga Horária

semanal

01

Coordenadora

Psicologia

CLT

40hs

02

Assistente Social

Serviço Social

CLT

30hs

01

Psicólogo

Psicologia

CLT

40hs

Investimento do CEBAS

Aplicação:  Em 2020, foi aplicado o valor de R$ 36.466,65 (Cota Patronal)