Assistência Social 2020 – proteção básica

SERVIÇO DE  CONVIVÊNCIA  E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS 
  • 6 A 14 ANOS
  • 14 A 59 ANOS
  • MAIS DE 60 ANOS
SERVIÇO DE  CONVIVÊNCIA  E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
MODALIDADE: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 14 ANOS DE IDADE

 

 

Endereço dos locais da realização do Serviço:

Rua dos Pássaros, 129 CEP. 09784-060 –  Montanhão /Vila São Pedro - S.B.C.

Rua Luisiana, 511 – Vila Santa Luzia/Taboão - S.B.C. – SP

 

Abrangência Territorial: Município de São Bernardo do Campo

 

Descrição: oferecer proteção social às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade e riscos, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, atuando na prevenção, promoção e proteção à infância e adolescência, através de ações que propiciem o prazer de aprender, a ampliação do conhecimento de seu universo cultural, esportivo e tecnológico, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

as crianças e adolescentes atendidos inicialmente participavam de atividades presenciais em contra turno escolar, onde interagiam em grupos com idades entre 6 e 14 anos, com o início da Pandemia da COVID-19 os atendimentos passaram a ser remotos. As atividades/oficinas realizadas foram: Jogos cooperativos, recreação, pinturas em telas, desenhos livres e temáticos, projeto de cidadania e valores, dança, esporte e lazer, cuidados com o corpo e a mente, contação de histórias, corpo e movimento, rodas de conversa direcionada para coletânea de histórias de vida e diálogos com disponibilização de filmes e exemplos exitosos sobre reciclagem, sustentabilidade e reuso consciente do óleo de cozinha, acompanhamento remoto da rotina diária incluindo momentos de lazer e em família, estudo, higiene, distanciamento social e isolamento, levantamento de temas que permeiam as questões sociais da comunidade, para elaboração de projetos com as crianças. 
As reuniões com os pais e/ou responsáveis objetivando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários foram realizadas em acordo com o cumprimento ao Decreto Municipal nº 21.111, de 16 de março de 2020, na Resolução SA nº 2, de 17 de março de 2020 e na Resolução SEDS – 7 de 17 de março de 2020, que estabeleceu medidas temporárias e excepcionais de prevenção ao contágio pelo Coronavírus, a serem adotadas quanto ao funcionamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos até que o risco da pandemia venha a ser minimizado, suspendendo as atividades/atendimentos coletivos e externos, assim passamos a realizar acompanhamentos remotos por telefone e whatsApp e encontros intergeracionais interativos, por meios de encontros  institucionais transmitidas pelo canal do Instituto Jêsue no Youtube.

 

Objetivos:

  • Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco e fortalecendo a convivência familiar e comunitária;
  • Possibilitar acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
  • Fortalecer a interação entre crianças e adolescentes do mesmo ciclo etário;
  • Complementar as ações de proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
  • Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário, e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
  • Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
  • Contribuir para a inserção, reinserção e permanência da criança e adolescente no sistema educacional.

 

Público alvo: 90 (noventa) crianças e adolescentes de 6 até 14 anos de idade, ambos os sexos. A inclusão ocorre após a busca ao serviço por vontade própria, encaminhadas pelo CRAS de referência ou CREAS e ou busca ativa.

As crianças/adolescentes atendidos são matriculadas no sistema educacional de 9 anos, mantem frequência e participação nas atividades escolares. O acompanhamento é realizado através de escuta técnica e solicitação de declarações escolares solicitadas periodicamente durante o tempo que permanecem no Serviço.

 

Capacidade de atendimento: Cento e uma (101) criança e adolescentes foram atendidas em atividades desenvolvidas pala entidade durante esse ano.

 

Período de realização: janeiro a dezembro de 2020.

 

Abrangência Territorial: município de São Bernardo do Campo nos Bairros Vila São Pedro, Vila Esperança, Jardim dos Químicos, Pauliceia, Taboão, Vila Santa Luzia e Bairro Suíço.

 

Resultados Obtidos:

 

Em convivência social: na perspectiva de ampliar o universo informacional dos atendidos e o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos com o acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer investimos em atividades ao ar livre e em parceria com uma OSC 70% deles participaram de oficinas de skate, e 100% das atividades dirigidas e livres. Em oficinas de dança, corpo e movimento e teatro a participação dos atendidos foi de 100%. Houve interação, troca de experiências, conscientização sobre regras, limites e respeito ao próximo.

Em direito de ser: para assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuos contribuindo para a formação cidadã e o fortalecimento de interações entre crianças e adolescentes do mesmo ciclo etário, foram realizadas oficinas de jogos cooperativos, reciclagem, projetos de sustentabilidade e conscientização sobre o reuso do óleo de cozinha, rodas de conversa direcionadas para a coletânea de histórias de vida, diálogos sobre o distanciamento e isolamento social e seus impactos na vida diária, convivência familiar, lazer e atividades escolares em casa. Obtivemos participação de 100% por cento dos atendidos em relação a todas as atividades realizadas de forma presencial e/ou remota. Percebemos que os atendidos, em sua maioria, têm grande necessidade de se expressar e muitas vezes não tem essa possibilidade em meio às pessoas com as quais convivem em casa. Muitos responsáveis adotam a postura de ser o provedor da casa, mas não se atentam ao diálogo, carinho e momentos de lazer com os filhos. Então ter um espaço onde são provocados a falarem e recebem atenção surtiu efeitos muito positivos, pois houve a relação de respeito às falas e emoções que foram expressas nos encontros.

Em participação social: para complementar as ações de proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, contribuindo para a inserção, reinserção e permanência da criança e adolescente no sistema educacional, foram realizadas orientações e diálogos com os atendidos e seus familiares, para que pudessem realizar interação com a equipe escolar para recebimento e entregas de atividades impressas ou via plataformas digitais, estabelecimento de rotina de estudos diário, deixar que os estudantes façam as atividades sem a intervenção dos adultos para que os professores consigam nortear suas ações e planejamentos educacionais e para buscarem conversar com a equipe escolar no caso de dificuldades e dúvidas. 

Em atividades Inter geracionais: em busca de complementar o trabalho social com as famílias, prevenido a ocorrência de situações de risco social e fortalecer a convivência familiar e comunitária foram realizados contatos telefônicos, por WhatsApp e visitas domiciliares para diálogo com as famílias sobre dificuldades de interação entre os membros da família na busca de minimizar as questões apresentadas, fomentando o diálogo e meios de resolve-las. Houve solicitação de algumas famílias sobre orientações de como melhorar o convívio em casa com os filhos, uma vez que estavam todos convivendo muito mais tempo juntos devidos às questões impostas pela pandemia da covid-19, todas receberam bem as orientações fornecidas. E as que não estavam passando por problemas de convivência, adotaram as indicações de jogos, brincadeiras e organização da rotina das crianças/adolescentes para manter a harmonia em casa.

A instituição realizou Lives inter geracionais onde as famílias e atendidos puderam participar de maneira interativa de brincadeiras e gincanas com os profissionais no Arraial do Instituto Jêsue, Festa da Primavera e Festa da Vitoria.

 

Origem dos Recursos Financeiros: recursos próprios e estaduais.

O serviço ofertado para as crianças, adolescentes e famílias foram totalmente gratuitas.

Recursos Humanos: Equipe Técnica do Serviço

Quant.

Cargo

Formação

Carga Horária mensal

Vinculo

1

Gerente Financeiro

(Administrativo)

Superior / Adm.

30hs

CLT

1

 Assistente Social

Superior / Serviço Social

120hs

CLT

1

Educador/Orientador

Ensino Médio

52 hs

MEI

1

Oficineiro

Ensino Fundamental

128hs

MEI

1

Apoio Limpeza

Ensino Fundamental

80 hs

MEI

 

 

Despesas das Atividades

Aplicação:  Em 2020, foi aplicado o valor de R$ 13.531,71 (Cota Patronal)

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
MODALIDADE: 14 A 59 ANOS DE IDADE

 

 

Endereço do local da realização do Projeto:

Rua Miosótis,   77, Vila São José, Diadema

Abrangência Territorial: Município de Diadema

Descrição: O Programa ACESSUAS Trabalho é destinado a População urbana em situação de vulnerabilidade e risco pessoal social, residente no município de Diadema com idade de 14 a 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais.

Objetivos: Orientar e promover a integração dos usuários da Política de Assistência Social sobre as questões afetas ao mundo do trabalho, por meio de articulação, identificação, sensibilização, desenvolvimento e orientação para o mundo do trabalho.  

Público alvo: 500 (quinhentos) usuários

Período de realização: Março 2020 a Dezembro 2020

Resultados Obtidos: Atingiram-se os resultados propostos nos meses de fevereiro e março, tais como a formação da equipe de profissionais, usuários inscritos no Programa e Planejamento das ações. Os meses subsequentes não foram possíveis as concretizações de algumas etapas do proposto em decorrência do Isolamento Social COVID-19.

Origem dos Recursos Financeiros: Federal e  Municipal

O serviço ofertado foi totalmente gratuitas.

 Nº Total de beneficiários atendidos: 500 (quinhentos) usuários

Recursos Humanos: Equipe Técnica do Programa

Quant.

Cargo

Formação

Carga Horária

Mensal

Vinculo

01

Coordenador técnico

Serviço Social

200 h/s

CLT

01

Psicólogo

Psicologia

200 h/s

CLT

01

Assistente social

Serviço Social

200h/s

CLT

01

Aux. Administrativo

Cursando Psicologia

200h/s

MEI

01

Aux Administrativo

Superior cursando

200h/s

MEI

Despesas das Atividades

 Aplicação:  Em 2020, foi aplicado o valor de R$ 6.403,11(Cota Patronal)

SERVIÇO DE  CONVIVÊNCIA  E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
MODALIDADE: ACIMA DE 60 ANOS

Endereço do local da realização do Serviço:

Rua: Camargo, 193 – Pauliceia – São Bernardo do Campo – SP.

Descrição:

 Tendo em vista o processo de envelhecimento, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, possui um trabalho social que objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuam para: o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, a prevenção de situações de risco social. A intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivencia em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social. 

Em decorrência a pandemia do COVID-19, as atividades aconteceram apenas nos meses de fevereiro e março.

Objetivo:

 Promover atividades de música e movimentos corporal que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, a prevenir a institucionalização e a segregação, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social

Público alvo: Idosos acima de 60 anos;

 Capacidade de atendimento: 15 idosos

Período de realização: fevereiro a março de 2020.

  Resultados Obtidos:

  • Convivência e Fortalecimento de vínculos afetivos, familiares e comunitários;
  • Sentimento de pertencimento, autoestima, união e solidariedade;
  • Envolvimento; participação Ativa; Interesse; Interação dos usuários com as Atividades propostas;
  • Promoção do envelhecimento saudável e empoderamento da pessoa idosa em prol do desenvolvimento de sua autonomia e sociabilidade;

Nº Total de beneficiários atendidos: 13 beneficiários atendidos.

Recursos Humanos: Equipe Técnica do Serviço

Quant.

Cargo

Formação

Carga Horária

Vínculo

01

Responsável Téc. social

Serviço Social

02 h/s

Voluntário

01

Educadora social

Licenciatura em Musica

02 h/s

Voluntário

  Origem dos Recursos Financeiros: recursos próprios.

O serviço ofertado para pessoas idosas foram totalmente gratuitas.                                                                                                 

Despesas das Atividades

Aplicação:  Em 2020, foi aplicado o valor de R$ 2.603,61 (Cota Patronal)