Assistência Social 2020 – proteção básica
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
- 6 A 14 ANOS
- 14 A 59 ANOS
- MAIS DE 60 ANOS
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
MODALIDADE: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 14 ANOS DE IDADE
Endereço dos locais da realização do Serviço:
Rua dos Pássaros, 129 CEP. 09784-060 – Montanhão /Vila São Pedro - S.B.C.
Rua Luisiana, 511 – Vila Santa Luzia/Taboão - S.B.C. – SP
Abrangência Territorial: Município de São Bernardo do Campo
Descrição: oferecer proteção social às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade e riscos, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, atuando na prevenção, promoção e proteção à infância e adolescência, através de ações que propiciem o prazer de aprender, a ampliação do conhecimento de seu universo cultural, esportivo e tecnológico, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
as crianças e adolescentes atendidos inicialmente participavam de atividades presenciais em contra turno escolar, onde interagiam em grupos com idades entre 6 e 14 anos, com o início da Pandemia da COVID-19 os atendimentos passaram a ser remotos. As atividades/oficinas realizadas foram: Jogos cooperativos, recreação, pinturas em telas, desenhos livres e temáticos, projeto de cidadania e valores, dança, esporte e lazer, cuidados com o corpo e a mente, contação de histórias, corpo e movimento, rodas de conversa direcionada para coletânea de histórias de vida e diálogos com disponibilização de filmes e exemplos exitosos sobre reciclagem, sustentabilidade e reuso consciente do óleo de cozinha, acompanhamento remoto da rotina diária incluindo momentos de lazer e em família, estudo, higiene, distanciamento social e isolamento, levantamento de temas que permeiam as questões sociais da comunidade, para elaboração de projetos com as crianças.
As reuniões com os pais e/ou responsáveis objetivando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários foram realizadas em acordo com o cumprimento ao Decreto Municipal nº 21.111, de 16 de março de 2020, na Resolução SA nº 2, de 17 de março de 2020 e na Resolução SEDS – 7 de 17 de março de 2020, que estabeleceu medidas temporárias e excepcionais de prevenção ao contágio pelo Coronavírus, a serem adotadas quanto ao funcionamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos até que o risco da pandemia venha a ser minimizado, suspendendo as atividades/atendimentos coletivos e externos, assim passamos a realizar acompanhamentos remotos por telefone e whatsApp e encontros intergeracionais interativos, por meios de encontros institucionais transmitidas pelo canal do Instituto Jêsue no Youtube.
Objetivos:
- Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco e fortalecendo a convivência familiar e comunitária;
- Possibilitar acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
- Fortalecer a interação entre crianças e adolescentes do mesmo ciclo etário;
- Complementar as ações de proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário, e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência da criança e adolescente no sistema educacional.
Público alvo: 90 (noventa) crianças e adolescentes de 6 até 14 anos de idade, ambos os sexos. A inclusão ocorre após a busca ao serviço por vontade própria, encaminhadas pelo CRAS de referência ou CREAS e ou busca ativa.
As crianças/adolescentes atendidos são matriculadas no sistema educacional de 9 anos, mantem frequência e participação nas atividades escolares. O acompanhamento é realizado através de escuta técnica e solicitação de declarações escolares solicitadas periodicamente durante o tempo que permanecem no Serviço.
Capacidade de atendimento: Cento e uma (101) criança e adolescentes foram atendidas em atividades desenvolvidas pala entidade durante esse ano.
Período de realização: janeiro a dezembro de 2020.
Abrangência Territorial: município de São Bernardo do Campo nos Bairros Vila São Pedro, Vila Esperança, Jardim dos Químicos, Pauliceia, Taboão, Vila Santa Luzia e Bairro Suíço.
Resultados Obtidos:
Em convivência social: na perspectiva de ampliar o universo informacional dos atendidos e o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos com o acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer investimos em atividades ao ar livre e em parceria com uma OSC 70% deles participaram de oficinas de skate, e 100% das atividades dirigidas e livres. Em oficinas de dança, corpo e movimento e teatro a participação dos atendidos foi de 100%. Houve interação, troca de experiências, conscientização sobre regras, limites e respeito ao próximo.
Em direito de ser: para assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuos contribuindo para a formação cidadã e o fortalecimento de interações entre crianças e adolescentes do mesmo ciclo etário, foram realizadas oficinas de jogos cooperativos, reciclagem, projetos de sustentabilidade e conscientização sobre o reuso do óleo de cozinha, rodas de conversa direcionadas para a coletânea de histórias de vida, diálogos sobre o distanciamento e isolamento social e seus impactos na vida diária, convivência familiar, lazer e atividades escolares em casa. Obtivemos participação de 100% por cento dos atendidos em relação a todas as atividades realizadas de forma presencial e/ou remota. Percebemos que os atendidos, em sua maioria, têm grande necessidade de se expressar e muitas vezes não tem essa possibilidade em meio às pessoas com as quais convivem em casa. Muitos responsáveis adotam a postura de ser o provedor da casa, mas não se atentam ao diálogo, carinho e momentos de lazer com os filhos. Então ter um espaço onde são provocados a falarem e recebem atenção surtiu efeitos muito positivos, pois houve a relação de respeito às falas e emoções que foram expressas nos encontros.
Em participação social: para complementar as ações de proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, contribuindo para a inserção, reinserção e permanência da criança e adolescente no sistema educacional, foram realizadas orientações e diálogos com os atendidos e seus familiares, para que pudessem realizar interação com a equipe escolar para recebimento e entregas de atividades impressas ou via plataformas digitais, estabelecimento de rotina de estudos diário, deixar que os estudantes façam as atividades sem a intervenção dos adultos para que os professores consigam nortear suas ações e planejamentos educacionais e para buscarem conversar com a equipe escolar no caso de dificuldades e dúvidas.
Em atividades Inter geracionais: em busca de complementar o trabalho social com as famílias, prevenido a ocorrência de situações de risco social e fortalecer a convivência familiar e comunitária foram realizados contatos telefônicos, por WhatsApp e visitas domiciliares para diálogo com as famílias sobre dificuldades de interação entre os membros da família na busca de minimizar as questões apresentadas, fomentando o diálogo e meios de resolve-las. Houve solicitação de algumas famílias sobre orientações de como melhorar o convívio em casa com os filhos, uma vez que estavam todos convivendo muito mais tempo juntos devidos às questões impostas pela pandemia da covid-19, todas receberam bem as orientações fornecidas. E as que não estavam passando por problemas de convivência, adotaram as indicações de jogos, brincadeiras e organização da rotina das crianças/adolescentes para manter a harmonia em casa.
A instituição realizou Lives inter geracionais onde as famílias e atendidos puderam participar de maneira interativa de brincadeiras e gincanas com os profissionais no Arraial do Instituto Jêsue, Festa da Primavera e Festa da Vitoria.
Origem dos Recursos Financeiros: recursos próprios e estaduais.
O serviço ofertado para as crianças, adolescentes e famílias foram totalmente gratuitas.
Recursos Humanos: Equipe Técnica do Serviço | ||||
Quant. | Cargo | Formação | Carga Horária mensal | Vinculo |
1 | Gerente Financeiro (Administrativo) | Superior / Adm. | 30hs | CLT |
1 | Assistente Social | Superior / Serviço Social | 120hs | CLT |
1 | Educador/Orientador | Ensino Médio | 52 hs | MEI |
1 | Oficineiro | Ensino Fundamental | 128hs | MEI |
1 | Apoio Limpeza | Ensino Fundamental | 80 hs | MEI |
Despesas das Atividades
Aplicação: Em 2020, foi aplicado o valor de R$ 13.531,71 (Cota Patronal)
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
MODALIDADE: 14 A 59 ANOS DE IDADE
Endereço do local da realização do Projeto:
Rua Miosótis, 77, Vila São José, Diadema
Abrangência Territorial: Município de Diadema
Descrição: O Programa ACESSUAS Trabalho é destinado a População urbana em situação de vulnerabilidade e risco pessoal social, residente no município de Diadema com idade de 14 a 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais.
Objetivos: Orientar e promover a integração dos usuários da Política de Assistência Social sobre as questões afetas ao mundo do trabalho, por meio de articulação, identificação, sensibilização, desenvolvimento e orientação para o mundo do trabalho.
Público alvo: 500 (quinhentos) usuários
Período de realização: Março 2020 a Dezembro 2020
Resultados Obtidos: Atingiram-se os resultados propostos nos meses de fevereiro e março, tais como a formação da equipe de profissionais, usuários inscritos no Programa e Planejamento das ações. Os meses subsequentes não foram possíveis as concretizações de algumas etapas do proposto em decorrência do Isolamento Social COVID-19.
Origem dos Recursos Financeiros: Federal e Municipal
O serviço ofertado foi totalmente gratuitas.
Nº Total de beneficiários atendidos: 500 (quinhentos) usuários
Recursos Humanos: Equipe Técnica do Programa | ||||
Quant. | Cargo | Formação | Carga Horária Mensal | Vinculo |
01 | Coordenador técnico | Serviço Social | 200 h/s | CLT |
01 | Psicólogo | Psicologia | 200 h/s | CLT |
01 | Assistente social | Serviço Social | 200h/s | CLT |
01 | Aux. Administrativo | Cursando Psicologia | 200h/s | MEI |
01 | Aux Administrativo | Superior cursando | 200h/s | MEI |
Despesas das Atividades
Aplicação: Em 2020, foi aplicado o valor de R$ 6.403,11(Cota Patronal)
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
MODALIDADE: ACIMA DE 60 ANOS
Endereço do local da realização do Serviço:
Rua: Camargo, 193 – Pauliceia – São Bernardo do Campo – SP.
Descrição:
Tendo em vista o processo de envelhecimento, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, possui um trabalho social que objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuam para: o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, a prevenção de situações de risco social. A intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivencia em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.
Em decorrência a pandemia do COVID-19, as atividades aconteceram apenas nos meses de fevereiro e março.
Promover atividades de música e movimentos corporal que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, a prevenir a institucionalização e a segregação, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social
Público alvo: Idosos acima de 60 anos;
Capacidade de atendimento: 15 idosos
Período de realização: fevereiro a março de 2020.
Resultados Obtidos:
- Convivência e Fortalecimento de vínculos afetivos, familiares e comunitários;
- Sentimento de pertencimento, autoestima, união e solidariedade;
- Envolvimento; participação Ativa; Interesse; Interação dos usuários com as Atividades propostas;
- Promoção do envelhecimento saudável e empoderamento da pessoa idosa em prol do desenvolvimento de sua autonomia e sociabilidade;
Nº Total de beneficiários atendidos: 13 beneficiários atendidos.
Quant. | Cargo | Formação | Carga Horária | Vínculo |
01 | Responsável Téc. social | Serviço Social | 02 h/s | Voluntário |
01 | Educadora social | Licenciatura em Musica | 02 h/s | Voluntário |
Origem dos Recursos Financeiros: recursos próprios.
O serviço ofertado para pessoas idosas foram totalmente gratuitas.
Despesas das Atividades
Aplicação: Em 2020, foi aplicado o valor de R$ 2.603,61 (Cota Patronal)