Assistência Social 2018 – proteção básica
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
- ATÉ 6 ANOS
- 6 A 17 ANOS
- 18 ATÉ 59 ANOS
- MAIS DE 60 ANOS
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
MODALIDADE I – ATÉ 6 ANOS DE IDADE
Atividades Desenvolvidas
Tipo de Proteção: Proteção Social Básica
Segmento: Crianças de 0 á 6 anos
Endereço do local da realização do Serviço:
Rua dos Pássaros, 129 CEP. 09784-060 – Montanhão / Vila São Pedro – S.B.C.
Rua Arlindo Aparecido da Silva, 13 – CEP. 09790-710 – Golden Park/Vila São José – S.B.C.
Abrangência Territorial: Município de São Bernardo do Campo
Descrição: O Serviço tem por foco o desenvolvimento de atividades lúdicas e reflexivas com crianças, adolescentes, familiares, adultos e a comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrências de situações de exclusão social, negligencias e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil.
Objetivos: Criar espaços de reflexão sobre o papel das famílias na proteção das crianças de 0 á 6 anos e no processo de desenvolvimento infantil com estratégias para estimular suas potencialidades, sejam elas com deficiência ou não. Favorecer a interação entre crianças do mesmo ciclo etário e valorizar a cultura de famílias e comunidade locais, pelo resgate de seus brinquedos e brincadeiras na promoção de vivencias lúdicas.
Público alvo: 40 (quarenta) crianças de 0 ate 6 anos de idade
Capacidade de atendimento: 60 (sessenta) crianças de 0 ate 6 anos de idade
Período de realização: janeiro a dezembro de 2018.
Resultados Obtidos:
- Boa frequência aos grupos e envolvimento com os temas e atividades propostas;
- Boa evolução no fortalecimento de vínculos e administração de conflitos entre as famílias.
Trabalho com as Famílias: O trabalho com as famílias é realizado pelo Serviço Social, busca o empoderamento familiar através de atendimento individual, oficinas de geração de renda, palestras e encontros temáticos. As estratégias de atendimento e atuação do profissional de Serviço Social foram formatadas para garantir:
- A efetivação dos direitos e valorização das crianças e adolescentes atendidos, bem como de seus familiares;
- A participação ativa da família em todo o processo de desenvolvimento integral;
- A motivação da capacidade pessoal e familiar de enfrentamento das questões sociais.
O Programa Brava Gente disponibiliza atendimento, orientação social e visitas domiciliares a todas as famílias, através de procura espontânea ou por avaliação da equipe técnica a partir da denúncia de terceiros ou pelo encaminhamento dos profissionais.
É um programa que se articula com as atividades socioeducativas diretas com o público atendido diariamente para complementar o trabalho realizado a e para promover a garantia de direitos do público na perspectiva do seu desenvolvimento integral e do pleno exercício de sua cidadania
Fontes de Recursos: Federal e Recursos Próprios
Nº Total de beneficiários atendidos: 63 (Sessenta e três) na Vila São Pedro e 45 (quarenta e cinco) na Vila São José
Atividades Extras: As crianças e suas famílias participaram da Festa da Vitória, Festa das Crianças, Passeios.
Encaminhamento para a Rede | |
Quantidade | Locais |
12 | CAD Único |
04 | CRAS I |
02 | SECRETARIA DE EDUCAÇÃO |
01 | UBS SÃO PEDRO |
02 | UBS SILVINA |
01 | DEFENSORIA PUBLICA |
01 | BANCO DO BRASIL / RENDA CIDADÃ |
07 | CACJ SILVINA |
01 | ASSOCIAÇÃO PADRE LÉO COMISSARI |
01 | EJA |
01 | PROGRAMA VIVA LEITE |
03 | ASSISTENCIA JURIDICA GRATUITA FACULDADE DE DIREITO |
07 | CURSOS GRATUITOS NA ETECRI |
10 | FUNDAÇÃO CIT |
Recursos Humanos: Equipe Técnica do Serviço | ||||
Quant. | Cargo | Formação | Nº de horas semanais trabalhadas | Vinculo |
01 | Supervisor Social | Serviço Social | 05 horas | CLT |
01 | Resp. Téc. Social | Serviço Social | 40 horas | CLT |
01 | Instrutor de Arte Educação | Ensino Médio | 30 horas | MEI |
01 | Instrutor de Arte Educação | Superior Completo | 12 horas | MEI |
01 | Educadora Social | Superior Completo | 02 horas | Voluntário |
Infraestrutura – (Vila São Pedro) Recursos Materiais do serviço especifico | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
02 | Sanitários |
01 | Cozinha/Copa |
01 | Recepção |
01 | Sala para grupos de famílias |
03 | Sala para grupos de crianças |
01 | Salas de atendimento individual |
01 | Sala de Convivência para adultos |
Infraestrutura – (Vila São José) Recursos Materiais do serviço especifico | |
Quantidade | Descrição – Imóvel |
01 | Mesa escritório |
20 | Carteira universitária |
04 | Cadeira de madeira |
01 | Sala para grupos e/ou atendimento individual |
Capacitação da Equipe | |||
Frequência | Tipo | Tema | Quantidade e Função/Quem participou |
2 mensais / por unidade | Reuniões Técnicas | Planejamentos de temas para grupos, visitas domiciliares; Discussões de casos e encaminhamentos; Produções mensais de relatórios. | 02 encontros/ 02 Educ. Social 01 Resp. Tec. Social |
Mensal | Reuniões de Supervisão e Direção | Para orientações relacionadas a demandas externas e internas das unidades de atendimentos. Orientações referentes à execução dos serviços. Formações e Orientações referentes a Instituição | 4 encontros/ 01 Sup. Serv. Social 01 Resp. Tec. Social |
Mensal | Reuniões com a Rede de Serviços socioassistenciais | Reuniões com CRAS I e CRAS V de REDE e para recebimento de demandas e orientações relativas ao território, acompanhamento de metas e encaminhamentos para referência e contrareferência. Encontro Socioassistencial, 1º Encontro de Usuários CRAS I, Reunião de Planejamento CEMIC (ref. Pré-Conferencia), CRAM (Dia Internacional ao Combate á Violência contra a Mulher), Orientações referentes ao SISC, Monitoramento DG SUAS. | 6 encontros/ 01 – Superv. Serv. Social 02 – Resp. Tec. Social 01 – Educ. Social |
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
MODALIDADE II - 6 A 17 ANOS DE IDADE
Atividades Desenvolvidas
Tipo de Proteção: Proteção Social Básica
Segmento: crianças e adolescentes de 6 a 17 anos
Endereço do local da realização do Serviço:
Rua dos Pássaros, 129 CEP. 09784-060 – Montanhão /Vila São Pedro – S.B.C.
Rua Luisiana, 511 – Vila Santa Luzia/Taboão – S.B.C. – SP
Abrangência Territorial: Município de São Bernardo do Campo
Descrição: O Serviço tem por foco o desenvolvimento de atividades lúdicas e reflexivas com crianças, adolescentes, familiares, adultos e a comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrências de situações de exclusão social, negligencias e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil.
Objetivos:
Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; Contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional. Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; especificamente para o público de 15 a 17 anos, possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direitos de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas.
Público alvo: 135 (cento e trinta e cinco) crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade
Capacidade de atendimento: 150 (cento e cinquenta) crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade
Período de realização: janeiro a dezembro de 2018.
Resultados Obtidos:
- Boa frequência escolar e conscientização das que não frequentavam a escola com regularidade;
- Boa frequência aos grupos e envolvimento com os temas e atividades propostas;
- Boa evolução no fortalecimento de vínculos e administração de conflitos.
Trabalho com as Famílias: O trabalho com as famílias é realizado pelo Serviço Social, busca o empoderamento familiar através de atendimento individual, oficinas de geração de renda, palestras e encontros temáticos. As estratégias de atendimento e atuação do profissional de Serviço Social foram formatadas para garantir:
- A efetivação dos direitos e valorização das crianças e adolescentes atendidos, bem como de seus familiares;
- A participação ativa da família em todo o processo de desenvolvimento integral;
- A motivação da capacidade pessoal e familiar de enfrentamento das questões sociais.
O Programa Brava Gente disponibiliza atendimento, orientação social e visitas domiciliares a todas as famílias, através de procura espontânea ou por avaliação da equipe técnica a partir da denúncia de terceiros ou pelo encaminhamento dos profissionais.
É um programa que se articula com as atividades socioeducativas diretas com o público atendido diariamente para complementar o trabalho realizado a e para promover a garantia de direitos na perspectiva do seu desenvolvimento integral e do pleno exercício de sua cidadania.
Fontes de Recursos: Federal e Recursos Próprios
Nº Total de beneficiários atendidos: 131 (cento e trinta e um) na Vila São José e 60
( sessenta ) no Taboão.
Atividades Extras: As crianças, adolescentes e suas famílias participaram da Festa da Vitória, Pré Conferencia da Criança e do Adolescente (Livre e Lúdica) e da XI CONFERÊNCIA LÚDICA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COM O TEMA “PROTEÇÃO INTEGRAL, DIVERSIDADE E ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS”, Festa dia das Crianças, Passeio á Chácara Silvestre, Dia Mundial da Alimentação, Festa Junina, Festa da Primavera.
Encaminhamento para a Rede | |
Quantidade | Locais |
20 | CAD Único |
15 | CRAS I |
01 | ASSISTENCIA JURIDICA GRATUITA FACULDADE DE DIREITO |
10 | CRAS V |
01 | UBS TABOÃO |
07 | CURSOS GRATUITOS NA ETECRI |
10 | FUNDAÇÃO CIT |
10 | JOVEM APRENDIZ BANCO DO BRASIL |
10 | CURSO DE RECREADOR – SENAC E FUNDAÇÃO CRIANÇA DE SBC |
Recursos Humanos: Equipe Técnica do Serviço | ||||
Quant. | Cargo | Formação | Carga Horária | Vinculo |
01 | Supervisor Financeiro | Superior Completo | 20 horas | CLT |
01 | Supervisor Social | Serviço Social | 05 horas | CLT |
01 | Resp. Téc. Social | Serviço Social | 40 horas | CLT |
01 | Auxiliar de Cozinha | Ensino Médio | 40 horas | CLT |
01 | Instrutor de Arte Educação | Superior Completo | 12 horas | MEI |
01 | Instrutor de Arte Educação | Superior Completo | 30 horas | MEI |
01 | Instrutor de Arte Educação | Ensino Médio | 30 horas | MEI |
Infraestrutura – (Vila Santa Luzia) Recursos Materiais do Serviço especifico | |
Quantidade | Descrição imóvel |
01 | Sala para profissionais e acolhida |
01 | Sala de atendimento individual |
01 | Sala de atendimento em grupo |
03 | Sanitários |
01 | Pátio coberto |
01 | Sala para atividades com as crianças |
Capacitação da Equipe | |||
Frequência | Tipo | Tema | Quantidade e Função/Quem participou |
2 mensais / por unidade | Reuniões Técnicas | Planejamentos de temas para grupos, visitas domiciliares; Discussões de casos e encaminhamentos; Produções mensais de relatórios. | 02 encontros/ 02 Educ. Social 01 Resp. Tec. Social |
Mensal | Reuniões de Supervisão e Direção | Para orientações relacionadas a demandas externas e internas das unidades de atendimentos. Orientações referentes à execução dos serviços. Formações e Orientações referentes a Instituição | 4 encontros/ 01 Sup. Serv. Social 01 Resp. Tec. Social |
Mensal | Reuniões com a Rede de Serviços socioassistenciais | Reuniões com CRAS I e CRAS V de REDE e para recebimento de demandas e orientações relativas ao território, acompanhamento de metas e encaminhamentos para referência e contrareferência. Encontro Socioassistencial, 1º Encontro de Usuários CRAS I, Reunião de Planejamento CEMIC (ref. Pré-Conferencia). | 5 encontros/ 01 – Superv. Serv. Social 02 – Resp. Tec. Social 01 – Educ. Social |
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS 18 ate 59 anos
Atividades Desenvolvidas
Tipo de Proteção: Proteção Social Básica
Segmento: adultos de 18 a 59 anos
Endereço do local da realização do Serviço:
Rua dos Pássaros, 129 CEP. 09784-060 – Montanhão /Vila São Pedro – S.B.C.
Rua Arlindo Aparecido da Silva, 13 – CEP. 09790-710 – Golden Park/Vila São José – S.B.C.
Rua Luisiana, 511 – Vila Santa Luzia/Taboão – S.B.C. – SP
Abrangência Territorial: Município de São Bernardo do Campo
Descrição: O Serviço tem por foco o desenvolvimento de atividades lúdicas e reflexivas com crianças, adolescentes, familiares, adultos e a comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrências de situações de exclusão social, negligencias e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil.
Objetivos: Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e encontros intergeracionais de modo a desenvolver a sua convivência familiar e comunitária; possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades para novos projetos de vida, propiciar sua formação cidadã e detectar necessidades e motivações, habilidades e talentos, propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social, estimulando a participação na vida pública no território, além de desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno, possibilitar o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas, contribuir para a inserção, reinserção e permanência dos adultos no sistema educacional, no mundo do trabalho e no sistema de saúde básica e complementar, quando for o caso, propiciar vivências que valorizam as experiências que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social, ampliando seu espaço de atuação para além do território.
Público alvo: 140 (cento e quarenta) adultos de 18 a 59 anos.
Capacidade de atendimento: 160 (cento e sessenta) adultos de 18 a 59 anos.
Período de realização: janeiro a dezembro de 2018.
Resultados Obtidos:
- Boa frequência aos grupos e envolvimento com os temas e atividades propostas;
- Boa evolução no fortalecimento de vínculos e administração de conflitos;
- Boa parte dos atendidos cadastrados no CAD e referenciados no CRAS
Fontes de Recursos: Federal e Recursos Próprios
Nº Total de beneficiários atendidos: 152 (cento e cinquenta e duas) na Vila São Pedro, 63 (sessenta e três) na Vila São José e 65 ( sessenta e cinco ) no Taboão
Atividades Extras: As famílias participaram da Festa da Vitória, Conferencia Municipal da Criança e adolescente – TEMA “PROTEÇÃO INTEGRAL, DIVERSIDADE E ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS”, Festa das Crianças, Passeios, Festa Junina, Festa da Primavera.
Encaminhamento para a Rede | |
Quantidade | Locais |
10 | CAD Único |
05 | CRAS I |
02 | SECRETARIA DE EDUCAÇÃO |
01 | UBS SÃO PEDRO |
02 | UBS SILVINA |
01 | DEFENSORIA PUBLICA |
01 | UBS SACOMÃ |
01 | CRAS IPIRANGA |
01 | BANCO DO BRASIL / RENDA CIDADÃ |
01 | ASSOCIAÇÃO PADRE LÉO COMISSARI |
01 | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
01 | CAIXA ECONOMICA / RENDA CIDADÃ |
03 | ASSISTENCIA JURIDICA FACULDADE DE DIREITO SBC |
03 | CRAS V |
01 | UBS TABOÃO |
07 | CURSOS GRATUITOS NA ETECRI |
Recursos Humanos: Equipe Técnica do Serviço | ||||
Quant. | Cargo | Formação | Carga Horária | Vinculo |
01 | Supervisor Social | Serviço Social | 10 horas | CLT |
01 | Responsável Téc. Social | Serviço Social | 40 horas | CLT |
01 | Auxiliar de Limpeza | Ensino Médio | 40 horas | CLT |
01 | Educador Social | Superior completo | 16 horas | CLT |
01 | Instrutor de Arte Educação | Superior incompleto | 30 horas | MEI |
Infraestrutura – (Taboão) Recursos Materiais do Serviço especifico | |
Quantidade | Descrição imóvel |
01 | Sala para profissionais e acolhida |
01 | Sala de atendimento individual |
01 | Sala de atendimento em grupo |
03 | Sanitários |
01 | Pátio coberto |
01 | Sala para atividades com as crianças |
Capacitação da Equipe | |||
Frequência | Tipo | Tema | Quantidade e Função/Quem participou |
2 mensais / por unidade | Reuniões Técnicas | Planejamentos de temas para grupos, visitas domiciliares; Discussões de casos e encaminhamentos; Produções mensais de relatórios. | 02 encontros/ 02 Educ. Social 01 Resp. Tec. Social |
Mensal | Reuniões de Supervisão e Direção | Para orientações relacionadas a demandas externas e internas das unidades de atendimentos. Orientações referentes à execução dos serviços Formações e Orientações referentes a Instituição | 3 encontros/ 01 Sup. Serv. Social 01 Resp. Tec. Social |
Mensal | Reuniões com a Rede de Serviços socioassistenciais | Reuniões com CRAS I e CRAS V de REDE e para recebimento de demandas e orientações relativas ao território, acompanhamento de metas e encaminhamentos para referência e contrareferência. Encontro Socioassistencial, 1º Encontro de Usuários CRAS I, CRAM (Dia Internacional ao Combate á Violência contra a Mulher), Orientações referentes ao SISC, Monitoramento DG SUAS. | 6 encontros/ 01 – Superv. Serv. Social 02 – Resp. Tec. Social 01 – Educ. Social |
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
MODALIDADE IV - > DE 60 ANOS
Atividades Desenvolvidas
Tipo de Proteção: Proteção Social Básica
Segmento: Idosos – pessoas > de 60 anos
Endereço do local da realização do Serviço:
Rua: Álvaro Alvim, 275 – Pauliceia – São Bernardo do Campo – SP.
Descrição: o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. A intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivencia em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.
Objetivo: Promover atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, a prevenir a institucionalização e a segregação, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.
Público alvo: Idosos > de 60 anos e suas famílias
Capacidade de atendimento: 36 idosos
Período de realização: janeiro a dezembro de 2018.
Resultados Obtidos:
- Convivência e Fortalecimento de vínculos afetivos, familiares e comunitários;
- Sentimento de pertencimento, autoestima, união e solidariedade;
- Envolvimento; participação Ativa; Interesse; Interação dos usuários com as Atividades propostas;
- Técnicos comprometidos com a qualidade das atividades apresentadas; devido estudos, pesquisas, articulações teórico-metodologia com técnico operativo;
- Prestigio e participação de familiares e comunidade;
- Promoção do envelhecimento saudável e empoderamento da pessoa idosa em prol do desenvolvimento de sua autonomia e sociabilidade;
Nº Total de beneficiários atendidos: 36 (trinta e seis) idosos.
Infraestrutura – Recursos Materiais do Serviço Específico – SCFV | |
Quantidade | Descrição imóvel |
01 | Sala de Acolhimento |
01 | Sala para atividades com os idosos |
02 | Sanitários |
Quantidade | Descrição Material Permanente |
01 | Computador |
02 | Mesa |
01 | Arquivo de aço |
36 | Cadeira |
01 | Aparelho de Telefone |
01 | Filtro de água |
01 | Rádio |
Capacitação da Equipe
Frequência | Tipo | Tema | Quantidade e Função/Quem participou |
Mensal | Reunião | Planejamento, avaliação mensal dos encontros realizados. | 01 Resp. Tec. Social 01 Educadora Social |
Investimento do CEBAS
Aplicação: Em 2018, foi aplicado o valor de R$ 340.043,94(Cota Patronal)
Resultado qualitativo e quantitativo: Melhoria dos salários de profissionais, compra de materiais de custeio, a ampliação dos atendimentos indiretos, o enriquecimento das ações e fortalecimento na qualidade dos serviços prestados à população.